Físico propõe um motor estelar para mover o nosso Sistema Solar

A exploração interestelar é uma parte significativa da exploração espacial que revelará os segredos do cosmos. Além disso, viagens dos humanos ao espaço interestelar seria um evento histórico.

Embora as naves espaciais para permitir tais visitas ainda não existam, pode não haver necessidade de as inventar. O astrofísico da Illinois State University, Matthew Caplan, propôs o uso de um “motor estelar” que transformará o nosso sistema solar numa nave espacial.

Um vídeo publicado no Youtube explora o conceito de propulsores teóricos de motors estelares com a capacidade de impulsionar o Sol e, com ele, todo o Sistema Solar. O vídeo explica ainda o funcionamento da megaestrutura cósmica com a ajuda de The Shadakov Thruster, apresentada pelo físico Leonid Shkadov. O conceito é semelhante à nave espacial LightSail, mas, neste caso, significaria usar a energia do Sol para movê-lo.

O sistema passivo de vela solar seria astronomicamente lento. “Em plena aceleração, o Sistema Solar provavelmente poderia ser movido em cerca de cem anos-luz ao longo de 230 milhões de anos”.

De acordo com o Mashable, o criador do conteúdo perguntou ao astrofísico Matthew Caplan, da Illinois State University, se seria possível ir mais rápido, o que levou à publicação de um artigo na revista científica Acta Astronautica. O documento descreve as considerações de projeto para maximizar a aceleração do motor estelar.

Para o vídeo, o astrofísico apresentou um motor ativo baseado no método ateórico de propulsão espacial: Bussard ramjet. O motor utilizaria matéria do Sol como combustível em reatores de fusão termonuclear que libertariam um jato de partículas de oxigénio a cerca de 1% da velocidade da luz, fora do Sistema Solar. Um segundo jato libertaria hidrogénio de um acelerador de partículas para empurrar o Sol para frente e equilibrar a força do primeiro jato para que o motor não colidisse com a bola de fogo.

Apelidado pelo canal do YouTube como Caplan Thruster, o motor estelar poderia empurrar o Sistema Solar a uma distância de 50 anos-luz em cerca de um milhão de anos.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Para que interessa isso ? O nosso sistema solar já executa um movimento de translação em torno do buraco negro central da nossa galáxia (Sagitarius A*). Enfim…

RESPONDER

Julgamento BES. Ministério Público acredita que provas da Suíça ainda podem ser utilizadas

O jornal Público escreve este sábado que os procuradores do Ministério Público (MP) acreditam ainda ser possível utilizar os elementos solicitados nas cartas rogatórias enviadas às autoridades suíças no julgamento do caso BES. O Ministério …

Salários mais baixos podem passar a ter lay-off pago a 100%

O Governo está a estudar a possibilidade de o regime de lay-off, desenhado especificamente para o contexto da pandemia de covid-19, passar a ser pago na sua totalidade (100%) para quem tem salários mais baixos. …

Bronca na Liga. Contestação adia 5 substituições e o Marítimo recusa assinar Plano de Retoma

Após dois dias intensos de reuniões, foi aprovado o Plano de Retoma do campeonato nacional para a disputa das últimas 10 jornadas da época 2019/2020. Mas apenas 17 clubes o assinaram. O Marítimo recusou fazê-lo, …

Igreja perdeu 50 milhões de euros com a pandemia (e há dioceses em lay-off)

Ao cabo de dois meses de paragem por causa da pandemia de covid-19, as missas regressam, neste sábado, mas com regras novas para evitar a propagação do coronavírus. Uma paragem que resultou num "prejuízo" de …

Reabertura de ATL adiada para 15 de junho. Creches arrancam segunda-feira (sem apoios para os pais)

As Atividades de Tempos Livres (ATL) não integradas em estabelecimentos escolares só poderão voltar a funcionar a partir de 15 de junho, duas semanas depois daquilo que estava inicialmente previsto. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro, …

Governo britânico vai continuar a pagar 80% dos salários durante mais três meses

O Governo britânico vai continuar a pagar durante mais três meses 80% do salário de trabalhadores em lay-off devido à pandemia de covid-19, e reduzir gradualmente o valor até ao fim do sistema, em outubro. O …

Resgate à TAP deverá ser feito através de empréstimo obrigacionista

A ajuda do Estado à TAP deverá chegar através de um empréstimo obrigacionista convertível em ações, avança o jornal Expresso neste sábado. Este é o cenário mais provável para a TAP, apurou o semanário, que …

Lisboa pode receber a final deste ano da Liga dos Campeões

Istambul não está agradada com a ideia de receber a final da Liga dos Campeões sem adeptos no estádio. Por isso, outras hipóteses estão a ser consideradas, nomeadamente Lisboa. A final da Liga dos Campeões está …

Há mesmo algo de reconfortante quando dizemos palavrões

Um novo estudo sugere que, nas circunstâncias certas, dizer palavrões em voz alta parece fazer as pessoas sentirem menos dor. Exatamente como e porque é que o ato de dizer asneiras consegue fazer com que as …

"Paraministro" de Costa. Gestor independente chamado para negociar plano económico de retoma

O primeiro-ministro, António Costa, convidou o diretor executivo da petrolífera Partex, António Costa Silva, para estudar o plano de recuperação económica. De acordo com o semanário Expresso, que avança a notícia na sua edição deste …