Físico português desvendou o enigma dos buracos negros que dançam

NASA / Wikimedia

Conceito artístico de um buraco negro binário em fusão

O físico da Universidade de Aveiro Alexandre Correia desvendou o enigma do equilíbrio da rotação dos buracos negros binários, concluindo que “dançam” como a Lua, quando roda sobre si própria e em torno da Terra.

Especialista do Departamento de Física (DFis) da UA em sistemas solares, planetas extrassolares e física planetária, Alexandre Correia considera que existem apenas dois tipos de equilíbrio distintos, através de um mecanismo idêntico ao que explica a rotação da Lua, quer sobre ela própria, quer em torno da Terra.

“Quando dois buracos negros orbitam à volta um do outro, o seu destino é, devido à emissão de radiação gravitacional, fundirem-se e darem origem a um buraco negro maior.

Durante o processo de fusão, a radiação gravitacional pode ser emitida de um modo preferencial numa direção e o buraco negro resultante sofre um ricochete na direção oposta, adquirindo uma velocidade tal que pode ser suficiente para o ejetar da galáxia onde nasceu”, descreve num trabalho científico publicado na revista Monthly Notices da Royal Astronomical Society.

No artigo, Alexandre Correia lembra que “a Lua e a Terra também formam um binário, mas com massa muito inferior à dos buracos negros binários”.

Tal como a rotação da Lua é perturbada pela rotação da Terra e pelo movimento orbital, da mesma forma, o eixo de rotação de um buraco negro é perturbado pela rotação do outro buraco negro e pelo movimento orbital, explica o cientista.

“Os problemas são por isso muito semelhantes, a única diferença é que no caso da Lua se podem usar as equações da Mecânica Clássica, de Newton, e para os buracos negros tem de se recorrer à Relatividade Geral, de Einstein”, aponta o investigador.

UA.pt

O físico Alexandre Correia, investigador da Universidade de Aveiro

O físico Alexandre Correia, investigador da Universidade de Aveiro

Para estudar a rotação dos dois buracos em torno um do outro, Alexandre Correia socorreu-se de “um método matemático que em vez de usar as equações do movimento como ponto de partida, usa os integrais do movimento”.

“Neste novo trabalho nós estudamos a rotação de buracos negros binários usando um novo método analítico. Assim, somos capazes de encontrar as configurações possíveis para as rotações antes da fusão duma maneira simples”.

Além disso, é possível identificar que só há duas possibilidades de equilíbrio para a rotação, e que são semelhantes aos equilíbrios observados para a rotação da Lua, que foram observados pela primeira vez por Jean-Dominique Cassini em 1693″, explica.

Bom Dia

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Harry Potter ganha novo (e estranho) capítulo

Harry Potter e o retrato daquilo que parecia ser um grande monte de cinzas é o título do mais recente pedaço da história protagonizada pelo famoso feiticeiro. Mas não foi J.K. Rowling que o escreveu. Os autores …

Rússia pode cortar a Internet mundial, avisa General britânico

É uma nova ameaça à "nossa forma de vida" e à segurança e economia mundiais. O alerta é do chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas do Reino Unido, Stuart Peach, que teme que a Rússia …

Tribunal mantém pena de 30 anos para mulher que alega ter sofrido aborto espontâneo

Um tribunal de El Salvador confirmou a sentença de 30 anos de prisão a uma mulher acusada de homicídio agravado devido à morte do seu recém-nascido. Teodora Vásquez garante que se tratou de um aborto …

WikiLeaks é agora um meio de comunicação social

Um tribunal britânico considerou, em sentença, que o portal de divulgação de informação WikiLeaks é, agora, uma "organização de meios de comunicação". Um tribunal britânico, que avalia casos sobre liberdade de informação, classificou o WikiLeaks como …

Arquiteto Manuel Aires Mateus vence Prémio Pessoa 2017

Esta sexta-feira, o arquiteto Manuel Aires Mateus foi distinguido com o Prémio Pessoa, uma das mais importantes distinções em Portugal. O arquiteto Manuel Aires Mateus é o vencedor do Prémio Pessoa, anunciado esta sexta-feira pelo presidente …

Investigação australiana recomenda fim do celibato na Igreja Católica

Esta sexta-feira, uma investigação australiana sobre abuso sexual de crianças recomendou à Igreja Católica que levante a exigência de celibato ao clero. A Comissão Real da Austrália, que corresponde à procuradoria-geral da república, divulgou esta sexta-feira …

Carrilho absolvido do crime de violência doméstica por falta de provas

O ex-ministro da Cultura Manuel Maria Carrilho foi absolvido do crime de violência doméstica contra a ex-mulher Bárbara Guimarães. A juíza do processo considera que não há provas suficientes para uma condenação. Manuel Maria Carrilho era …

Ex-dirigente da Cerci da Guarda usa instituição para faturar

O ex-vice-presidente da Cercig, a cooperativa de solidariedade social da Guarda com estatuto de utilidade pública, foi acusado de crime de participação económica em negócio, punível com 5 anos de prisão. De acordo com o Ministério …

Pensões, subsídios e abono de família aumentam já em Janeiro

As prestações sociais pagas pela Segurança Social vão subir já a partir de Janeiro de 2018, fruto do aumento previsto de 1,8% para o chamado Indexante dos Apoios Sociais (IAS). O IAS é o referencial usado …

Lince-ibérico esteve à venda (com urgência) no OLX

Um anúncio no OLX vendia "urgentemente" um lince-ibérico pelo valor negociável de 1500 euros. O Ministério Público já está a investigar o caso. O Ministério Público está a investigar uma possível venda online de um lince-ibérico, …