Fisco está a investigar Jorge Mendes e 13 clubes portugueses

Bendoni communication / Wikimedia

O super-agente Jorge Mendes

O super-agente Jorge Mendes

13 clubes portugueses, entre os quais os três grandes, estão a ser investigados pelo Fisco português no âmbito de suspeitas em torno de transferências de jogadores. No centro da investigação surge o “super-agente” Jorge Mendes, também na mira das autoridades.

O Jornal de Notícias confirmou junto de fontes da Autoridade Tributária e Aduaneira e da própria Gestifute, a empresa de Jorge Mendes, que os negócios levados a cabo por aquele que é considerado o mais influente agente do futebol mundial estão a ser analisados à lupa.

Em causa estão transferências de jogadores e de treinadores levadas a cabo nos últimos três anos, apurou o jornal, notando que estão na mira das autoridades negócios realizados por Benfica, FC Porto, Sporting, Sporting de Braga, Vitória de Guimarães, Marítimo, Nacional, Tondela, Vitória de Setúbal, Arouca, Boavista, Estoril e Moreirense.

O “super-agente” será o elo de ligação em todos os casos e a AT terá já trocado informações com Espanha, onde o empresário está também a ser investigado no âmbito de suspeitas de fraude fiscal.

Cristiano Ronaldo, a grande estrela do leque de jogadores representados por Jorge Mendes, foi acusado pelas autoridades fiscais espanholas pelo alegado desvio de quase 15 milhões de euros.

Vários outros jogadores representados pelo agente português estão sob a mira do Fisco espanhol, nomeadamente os portugueses Fábio Coentrão e Ricardo Carvalho, o argentino Angel di María, o colombiano Radamel Falcao e ainda o treinador português José Mourinho.

Os média espanhóis noticiaram que foi Falcao, ex-avançado do FC Porto, quem colocou o “super-agente” como o responsável pelas suspeitas que recaem sobre ele.

Jorge Mendes foi ouvido em tribunal, em Espanha, no fim de Junho passado, onde declarou que o seu papel na carreira dos jogadores que representa é “exclusivamente” no âmbito das negociações com os clubes, rejeitando qualquer intervenção no âmbito da assessoria ou aconselhamento fiscal.

Contactada pelo JN, a Gestifute admite a investigação do Fisco português, considerando que é um procedimento normal e realçando que mantém a “colaboração e transparência de sempre” com as autoridades.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …

Pinto da Costa diz que renovação de Sérgio Conceição está para breve

O presidente do FC Porto afirmou que a renovação do treinador, que conquistou a dobradinha esta época, está para breve. "Não é urgente, porque temos um ano para a fazer, mas espero fazê-la em breve", afirmou …