Finanças vão rever valor fiscal dos prédios

Jeremy Keith / Wikimedia

Edifício do Montepio Geral no Porto

As Finanças preparam-se para rever o valor patrimonial tributário (VPT) dos imóveis, redefinindo o zonamento e respectivo imposto imobiliário.  

De acordo com o Jornal de Negócios, os peritos das Finanças vão rever o zonamento, uma divisão de cada município por zonas, e os respetivos coeficientes de localização dos imóveis urbanos, elementos usados para fixar o valor patrimonial sobre o qual incide o IMI.

Os peritos já estão no terreno e a previsão é que o processo esteja concluído até ao final do verão. Em 2016, os resultados do novo zonamento deverão aplicar-se aos impostos de 2015.

As propostas serão então submetidas à Comissão Nacional de Avaliação de Prédios Urbanos, que irá elaborar o mapa final de zonamento e respetivos coeficientes de localização, que aguardará aprovação do Governo.

De acordo com o Negócios, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, considera que este “é um passo decisivo para consolidar a reforma da tributação do património urbano e ajustar efetivamente o valor patrimonial tributário dos imóveis ao seu real valor de mercado”.

Os coeficientes de localização diferem consoante critérios como acessibilidade, transportes, equipamentos sociais ou localização.

Estes novos coeficientes não se refletirão, no entanto, automaticamente no valor patrimonial tributário (VPT) dos imóveis: para beneficiar de uma eventual redução, os proprietários terão de requerer a atualização do VPT  dos seus prédios. Estará disponível uma simulação para que os proprietários possam verificar se esta atualização trará um aumento ou uma descida, e atualizar se assim o desejar.

O presidente da Associação portuguesa dos Peritos Avaliadores de Engenharia (APAE), citado pelo Jornal de Negócios, afirma esperar que algumas zonas desvalorizem e, havendo aumentos, estes sejam ligeiros.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. ….. os respetivos coeficientes de localização dos imóveis urbanos, elementos usados para fixar o valor patrimonial sobre o qual incide o IMI.
    E sobre a sustentabilidade financeira do proprietário, não existe coeficiente?
    Deixem-me adivinhar o que vai na mente dos nossos governantes, se é proprietário é rico. Acabei de pagar ao banco o meu apartamento após 20 anos de grandes sacrifícios e pouco sobrou. Agora reformados temos de pagar ao estado para viver na terra que nos viu nascer 34,78 € mês de IMI. Em 2014 o valor era de 29,57€. E valor da reforma não deveria acompanhar este aumento e os demais?
    Não é sustentável viver assim.

  2. Pois, é o que dá viver governado por salteadores e não fazer parte da quadrilha.
    Como aquela marca de brandy. “já vem de longe”

  3. Não será, com toda a certeza, para beneficiar os cidadãos mas para explorá-los ainda mais do que já fizeram e continuam a fazer. Esta gente não sabe tomar medidas que beneficiem as pessoas mas aumentar ainda mais os impostos ou equivalentes. Todos os pretextos são bons para nos roubarem. Se fossem roubar para uma estrada, ao menos corriam sérios riscos de se “magoarem”, assim é mais “limpinho”, não lhes custa nada.

RESPONDER

"Era como se a morte estivesse num copo." No século XVIII, o gin estava a arruinar a Inglaterra

A bebida alcoólica tornou-se tão popular no Reino Unido que os empresários começaram a utilizar todo o tipo de aditivos para enriquecerem. No século XVIII, o gin tornou-se a maior droga que o homem poderia consumir …

Vacinar animais contra a covid-19? Dezenas de zoos nos EUA estão a avançar com a ideia

Cerca de 70 jardins zoológicos e espaços de conservação nos Estados Unidos estão a administrar a vacina da farmcêutica veterinária Zoetis aos seus animais. Não são só os humanos que estão a ser vacinados contra a …

Lewis Hamilton: "Eu não disse que estava a morrer"

Acidente com Max Verstappen originou dores no campeão; Helmut Marko disse que já era "espectáculo" a mais. Troca de palavras entre os dois candidatos ao título. Como se esperava, o acidente que envolveu Lewis Hamilton e …

Autorretrato de Frida Kahlo deverá ser vendido por um valor recorde de 30 milhões de dólares

A Sotheby’s espera ultrapassar os 30 milhões de dólares (mais de 25 milhões de euros) com o autorretrato da pintora mexicana Frida Kahlo, no qual aparece também o seu marido Diego Rivera. O autorretrato Diego y …

David Luiz: "Um dos dias mais especiais da minha vida" - e ainda se fala sobre Jorge Jesus

Flamengo ficou mais próximo de mais uma final da Libertadores, depois de derrotar o Barcelona de Guayaquil. David Luiz estreou-se. O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2-0, na primeira "mão" das meias-finais da Copa …

Iémen. Escassez de alimentos empurra 16 milhões de pessoas para a fome, revela ONU

Pelo menos 5 milhões de pessoas no Iémen estão à beira da fome e outros 16 milhões estão "a caminhar para a fome", num país dilacerado pela guerra civil. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na …

Presidente da Tunísia governará por decreto, ignorando partes da constituição

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, declarou que governará por decreto e ignorará partes da constituição, enquanto se prepara para mudar o sistema político, gerando críticas imediatas da oposição. Desde 25 de julho, dia em que …

Alemanha deixa de pagar quarentena a trabalhadores não vacinados

A Alemanha vai deixar de indemnizar trabalhadores não vacinados que forem forçados a quarentena devido ao coronavírus, por ser "injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados", disse na quarta-feira …

Governo acaba com recomendação do teletrabalho

O Conselho de Ministros decidiu acabar com a recomendação da opção pelo teletrabalho e eliminar a testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores. Estas medidas integram a terceira e última fase do plano …

Cansado de denúncias, Betis pede aos seus sócios: "Portem-se bem"

Clube onde jogam dois portugueses quer que os adeptos tenham um "comportamento adequado" durante os jogos no Benito Villamarín. O Betis de Sevilha jogou seis vezes até agora, nesta época. Quatro desses encontros foram disputados em …