Finalmente provado: manteiga não faz mal ao coração

Um enorme estudo realizado pela Universidade Tufts, nos EUA, não encontrou qualquer ligação entre o consumo de manteiga e doenças cardiovasculares. A demonização da manteiga já pode terminar.

Desde a década de 1970 que a orientação médica é no sentido de não se comerem alimentos com muitas gorduras saturadas, a pretexto de que contribuem para problemas no coração.

Uma equipa de investigadores norte-americanos descobriu, porém, que as gorduras saturadas não são tão terríveis como se imaginava – pelo menos para o coração.

O meta-estudo, publicado esta quinta-feira na PLOS One,  analisou mais de 600 mil trabalhos em 15 países, envolvendo 6,5 milhões de pessoas que estiveram anos em acompanhamento.

E a conclusão é que não há relação entre o consumo de manteiga e as doenças cardíacas.

Os investigadores, na verdade, ficaram surpreendidos com uma das descobertas do estudo.

A equipa observou que o consumo moderado de manteiga provocou na realidade uma redução – sim, leu bem – na probabilidade de desenvolvimento de diabetes.

Com efeito, uma dieta com consumo de uma colher de sopa de manteiga por dia mostrou surpreendentemente uma redução de 4% no risco de diabetes.

A má notícia é que os investigadores também concluíram que esta dieta está porém associada a um aumento em 1% do risco de mortalidade geral, ou seja, todas as mortes, independentemente da causa.

Mas os cientistas suspeitam que essa ligação aconteça por outros factores: quem consome manteiga tem normalmente hábitos alimentares e estilos de vida piores.

Manteiga vs Margarina

Os resultados do estudo querem dizer que a manteiga está totalmente ilibada e pode ser consumida a torto e a direito?

Claro que não.

O estudo apenas provou que não é o consumo moderado do alimento que provoca doenças cardiovasculares – o que não quer dizer que a manteiga seja considerada saudável.

Outro factor que torna a manteiga problemática é o facto de ser normalmente consumida com produtos que também não são saudáveis, como pão branco, croissants, pão de queijo, waffles e outros alimentos ricos em açúcar e farinha refinada.

A manteiga continua a ser considerada pior que a margarina sem gordura trans e óleos de cozinha como de soja e canola.

Mas o melhor que podemos mesmo usar para barrar o pão ainda é o azeite, que é rico em ácidos gordos monoinsaturados, que ajudam a aumentar o HDL e diminuir o LDL.

“Os nossos resultados sugerem que a manteiga nem deve ser demonizada, nem considerada “alimento saudável”, diz Dariush Mozaffarian, autor principal do estudo.

Os investigadores querem agora descobrir por que foi observada uma diminuição de 4% no risco de diabetes em quem consome manteiga.

Para já, uma das hipóteses avançadas é que tal ocorra com o consumo de lacticínios em geral, e não apenas manteiga.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas obrigados rebatizar dezenas de genes humanos por causa do Excel

Só no ano passado, os cientistas viram-se obrigados a mudar os nomes de 27 genes humanos por causa de um erro de leitura do Microsoft Excel. Tal como explica o portal The Verge, que avança …

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é parecida com fogo florestal, não com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …

Fair-play financeiro. UEFA mantém restrições ao FC Porto

A UEFA informou, esta sexta-feira, que o FC Porto "cumpriu parcialmente as metas estabelecidas para a época 2019/20" a nível do fair-play financeiro e que vai manter as restrições impostas ao clube azul e branco. "O …

Procuradora-geral de Nova Iorque quer dissolver NRA após investigação de fraude

A procuradora-geral de Nova Iorque anunciou, esta quinta-feira, ter movido um processo judicial contra a National Rifle Association (NRA), depois de uma investigação que mostra que os seus dirigentes desviaram milhões de dólares para benefício …

MP abre inquérito sobre surto em lar de Reguengos de Monsaraz

O Ministério Público (MP) instaurou um inquérito sobre o surto de covid-19 num lar em Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, que já provocou 18 mortos. Questionada pela agência Lusa, a Procuradoria-Geral da República (PGR) …

Ciclista Fabio Jakobsen já saiu do coma induzido

O ciclista holandês saiu do coma induzido, dois dias depois de uma violenta queda na primeira etapa do Tour da Polónia, que o deixou em estado grave e obrigou a uma cirurgia de cinco horas. "Temos …

Explosão em Beirute equivalente a várias centenas de toneladas de TNT, dizem especialistas

A explosão no porto de Beirute, que na terça-feira matou mais de cem pessoas e deixou milhares de outras feridas, terá sido desencadeada por 2.750 toneladas de nitrato de amónio. Segundo especialistas, foi o equivalente …