Final da Liga dos Campeões faz disparar preços dos hotéis em Madrid

Com a final da Liga dos Campeões aí à porta, os preços dos hotéis na cidade de Madrid estão a disparar. Com 95% da lotação esgotada, uma noite pode custar mais de mil euros.

Liverpool e Tottenham defrontam-se numa mítica final da Liga dos Campeões já no próximo sábado. Os dois emblemas prometem movimentar milhares de adeptos ingleses e de todos os quatro cantos do globo. Como tal, esta é uma oportunidade perfeita para a capital espanhola lucrar com a afluência de turistas.

A alcaide de Madrid, Manuela Carmena, o diretor executivo do Atlético Madrid, Manuel Ángel Gil Marín e o presidente do clube, Enrique Cerezo, esperam que a final gere uma receita de 50 milhões de euros e possa trazer a Madrid cerca de 100 mil turistas.

Até aqui tudo bem, mas o diário desportivo espanhol AS realça que os preços do alojamento na capital espanhola estão a atingir valores desproporcionais. Comparado com o fim-de-semana passado, os preços de uma noite num hotel madrileno subiram 90%, com o quarto mais barato a custar entre 200 e 250 euros por noite.

A subida de preços faz-se acompanhar nos hostels, que normalmente oscilam por volta dos 70 euros, mas que em fim-de-semana de final da Liga dos Campeões são de pelo menos 350 euros por noite num quarto de casal.

Um hostel avaliado com uma estrela, no centro de Madrid, um quarto de casal custa cerca de 2000 euros por duas noites. Duas semanas depois, o mesmo quarto está disponível por apenas 250 euros.

A Associação Empresarial Hoteleira de Madrid explica que a alta afluência de turistas colocou uma alta demanda por habitações, o que levou a um aumento dos preços. A organização defende que este fenómeno é frequente em cidades que se preparam para receber a final da Liga dos Campeões, como Kiev, onde os preços, alegadamente, aumentaram 350%.

O aumento dos preços para esta fim-de-semana não se fez só sentir em Madrid. Em cidades como Alcalá de Henares ou Ávila, nas redondezas da capital espanhola, os preços das unidades hoteleiras também subiram drasticamente. Os preços variam entre 300 e 600 euros.

Os adeptos do Liverpool já se manifestaram e até criaram um movimento no Twitter com a hashtag #freecouch4fansinmadrid (que se pode traduzir por sofá grátis para adeptos em Madrid). Com isto, os adeptos dos Reds apelam para que os espanhóis abram as portas de sua casa e recebem adeptos ingleses nos seus sofás, de forma a evitar os elevados preços hoteleiros.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Engodo dos eleitores". Jerónimo acusa PS de usar aparelho do Estado para conquistar votos

O secretário-geral do PCP acusou o PS de estar a utilizar o aparelho do Estado, nomeadamente a “bazuca europeia”, para conquistar votos nas eleições autárquicas, e exigiu que seja garantida a neutralidade dos órgãos de …

Submarinos: Portugal expressa solidariedade com França (e diz que Austrália “furou compromissos”)

O ministro dos Negócios Estrangeiros português disse hoje à Lusa que a Austrália “furou compromissos” com a França, numa decisão “bastante discutível”, acrescentando que Portugal já transmitiu solidariedade ao país europeu. Augusto Santos Silva disse, em …

ADSE recua e volta a comparticipar atos prescritos pelo SNS

A Associação Nacional de Beneficiários (Associação 30 de Julho) revelou que a ADSE recuou, perante uma reclamação da entidade, e vai voltar a comparticipar atos prescritos pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS). “Na sequência da reclamação …

O maior sistema de cavernas do mundo é (ainda) mais extenso do que se pensava

O maior sistema de cavernas do mundo estabeleceu um novo recorde depois de uma equipa de topógrafos conseguir mapear mais 13 quilómetros das passagens no Parque Nacional de Mammoth Cave, em Kentucky, nos Estados Unidos. As …

"Por trás lá vem a facada". Costa critica "duplicidade" da postura do Governo da Madeira

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu que as autonomias precisam de “solidariedade e confiança mútua”, assente na verdade, criticando a “duplicidade” da postura do Governo da Madeira no relacionamento com a República. “As autonomias exigem …

Estrela foi banquete de um buraco negro e criou um fenómeno raríssimo

O resultado do encontro entre um buraco negro e uma estrela azarada deu origem a um fenómeno raríssimo detetado por astrónomos. Ao medirem a radiação X enquanto a estrela era devorada, perceberam que estavam perante um …

Um carro movido a energia solar? Bom. Um carro-casa movido a energia solar para fazer 3 mil km? Melhor ainda

Projeto foi desenvolvido por estudantes universitários holandeses, cujo trabalho em veículos movidos a energia solar é já conhecido. O Stella Vita será testado numa viagem de longo curso pelo sul de Espanha já este mês, …

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …