/

Fim dos duodécimos anula aumento mensal das pensões

2

Mário Cruz / Lusa

Os pensionistas não vão sentir os efeitos do aumento das pensões previsto para este ano, uma vez que esse valor é inferior ao impacto mensal que terá o fim do pagamento de 50% do subsídio de Natal em duodécimos aos pensionistas.

A retirada dos duodécimos anula o impacto do aumento das pensões consagrado no Orçamento de Estado para 2018.

Segundo as simulações da PwC, o subsídio de Natal voltar a ser pago na sua totalidade apenas no final do ano (em vez de 50% do seu valor ser diluído ao longos dos 12 meses do ano) vai ter como consequência uma quebra de 3,6% no valor mensal da pensão, um corte que é maior do que a soma de tudo o que os pensionistas ganham este ano, divulga o Negócios.

Para 2018, o Governo tinha previsto a atualização automática das pensões, entre 1% e 1,6%, o aumento extraordinário que chega em agosto (de 10 euros para pensões até 555 euros) e ainda o alívio fiscal que será sentido pelos pensionistas com a alteração nos escalões do IRS e do mínimo de existência.

Por exemplo, um reformado com a pensão mínima do regime geral vê a sua pensão atualizada em quase cinco euros, para 269,1 euros, mas a retirada do subsídio de Natal significa menos 11 euros. Ou seja, o reformado perde 6,25 euros em Janeiro (e nos meses seguintes): 2,3% da sua pensão.

A Segurança social já terá avisado os pensionistas, através de uma carta, que o valor da pensão em 2018 podia ser inferior ao que o pensionista recebia mensalmente no ano anterior, mas que feitas as contas no final do ano, o bolo total, será superior.

“A partir de janeiro de 2018, passa a receber o valor da sua pensão mensal, sem a parte do subsídio de Natal, e em dezembro de 2018 irá receber o subsídio de Natal todo de uma só vez”, constava na carta. “Assim, mesmo que o valor da pensão mensal em 2018 seja inferior ao que recebia mensalmente durante o ano de 2017, o valor total de pensões que vai receber durante todo o ano de 2018 será superior ao valor que recebeu durante o ano de 2017″, justificava a carta.

ZAP //

2 Comments

  1. Cada vez recebo menos, cambada de mentirosos…… AFINAL QUEM DISSE QUE A MATEMÁTICA É UMA CIÊNCIA EXACTA, NUNCA PENSOU NOS POLÍTICOS!!!!! Os resultados são sempre favoráveis a eles….!!!! Logo, politicamente falando, a matemática não é uma ciência exacta!!!!!!…..

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.