Filósofo francês diz aos homens para violarem mulheres. “Eu violo a minha todas as noites”

UMP Photos / Flickr

O escritor e filósofo francês Alain Finkielkraut

O filósofo e escritor francês Alain Finkielkraut afimrou na quarta-feira, durante um programa da TF1 sobre casos de violação divulgados pelos media, que diz aos homens para violarem as suas mulheres. “Eu violo a minha todas as noites e ela já está farta”, contou.

Perante a consternação dos outros convidados do debate ‘La Grand Confrontation’ (‘O Grande Confronto’, em tradução livre), entre os quais Caroline De Haas, ativista feminista e conselheira política para a luta contra a violência, Alain Finkielkraut adiantou ainda que “sempre houve violações”, segundo noticiou o Expresso.

Antigamente, continuou o escritor, as denúncias eram feitas quando “se passava ao ato da penetração forçada”, enquanto hoje “o que existe é a cultura da violação, que engloba desde gracejos brejeiros, assédio até ao galanteio”.

Mas as observações chocantes não ficaram por aí. Um dos casos abordados no debate foi o da jovem de 13 anos abusada pelo realizador Roman Polanski. O filósofo francês defendeu o cineasta, afirmando que a jovem não era “impúbere”.

“Ela tinha um namorado, teve uma relação com Polanski e ele foi acusado de violação, mas reconciliou-se com ele”. Foi o pretexto que levou Alain Finkielkraut a criticar a atual cultura do politicamente correto, que diz ser um “anátema e um insulto que torna uma conversação cívica impossível”, concluindo que “é um calvário do pensamento”.

E acrescentou: “Assistimos a uma extrapolação do conceito de sexismo. Se assim for, teremos em França imensos violadores em potência”.

Caroline de Haas afirmou que nem queria acreditar no que estava a ouvir, lembrando que, em média, 250 mulheres são violadas por dia no país. “O senhor está a insultar mulheres que foram violadas e as vítimas de violação conjugal”, frisou, alertando que não se pode ignorar que, quando se fazem estes comentários, “se está a banalizar a violência”.

As declarações de Finkielkraut já provocaram uma série de reações nas redes sociais e junto da opinião pública, havendo quem defenda que a atitude do filósofo deve ser analisada pelo Conselho Superior do Audiovisual (CSA).

ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

    • No entanto o Sr. adora comentar notícias do ocidente. Há três semanas que não pára. Não tem nada para fazer ou é pago para isso? Vá comentar notícias da China e da Rússia, lá é que é bom, tem liberdade para dizer mal de tudo e é garantido que não lhe fazem nada.

      Ou talvez não.

    • Por acaso está decadente, muito decadente, é ver como andam as leis, os tribunais a sociedade, as drogas, os vicios, a comunicação social sim tudo parece doido.

  1. Filosofo “IMBECILOÏDE”, mesmo num contexto de discurso sobre o tema da violação. Este “Intelectual” de pacotilha, pretende tomar a defesa de R. Polanski. Não sei se a esposa deste ilustre fica satisfeita com esta declaração, ou se o espera com o rolo da massa ao lhe abrir a porta de casa !…… R. Polanski continua a ser um grande realizador e isso ninguém lhe o tira !…. o resto é matéria de Justiça !

  2. Viola a dele todas as noites! Este homem de 70 anos aposto que mente. É como os rapazes da escola a gabarem-se de histórias imaginárias. Dizem que fazem e acontecem mas é tudo fantasias. Está senil e a aterosclerose deve levá-lo a pensar e dizer loucuras.

  3. Pois com uma cara destas só mesmo violando… mas uma coisa ele tem razão, andam quase todas armadas em muito santas, mas o que é certo é que quando lhes interessa, elas nem se importam. Olha as meninas das orgias, tão inocentes que elas são…

RESPONDER

Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”. “Senhor …

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …

A Grândola Vila Morena abafou "a maior marcha alguma vez vista" do Chega

Com a Praça do Giraldo, em Évora, dividida por barreiras anti-motim, os participantes da concentração "Pela Liberdade" receberam os apoiantes do Chega de André Ventura ao som de "Grândola Vila Morena" e empunhando cravos vermelhos …

Pandemia assola Irão. EUA com mais 888 mortos. 19 países europeus bateram recorde de casos

Naquele que é o número mais elevado de casos diários desde abril, a Alemanha registou 2.297 novos contágios, 19 países europeus já ultrapassaram o recorde de casos do pico da pandemia. O Irão ultrapassou as …

Rangel "é um turista do carago". SMS atestam que Vieira usou Benfica em "benefício pessoal"

Luís Filipe Vieira é um dos acusados da Operação Lex, com o Ministério Público (MP) a alegar que o presidente do Benfica utilizou o clube em "benefício pessoal" para obter uma cunha do juiz Rui Rangel. O …

Farmácias em risco de não ter vacinas da gripe para tantos pedidos

As farmácias privadas receiam não ter doses suficientes de vacina contra a gripe para dar resposta a todos os pedidos. As encomendas da vacina já sãocinco vezes mais do que as registadas em 2019. A preocupação …

É responsabilidade a mais. Médicos não querem integrar Brigadas Rápidas dos lares

Está a ser difícil contratar médicos para as Brigadas de Intervenção Rápida dos lares que foram anunciadas pelo Governo. Mesmo a receberem acima da tabela de pagamentos, os médicos receiam a falta de condições e …

Restrições a turistas suavizadas. Finlândia tenta salvar a Lapónia (e a época de inverno)

A Finlândia, que vê o turismo estrangeiro em perigo na Lapónia, permite a partir de hoje a entrada de turistas de cerca de vinte países sem terem de fazer quarentena. As medidas surgem numa altura em …

"Foi uma vergonha". PS em choque com saída de Jamila e com o poder de Temido

A saída de Jamila Madeira do cargo de secretária de Estado Adjunta e da Saúde, a pedido da ministra Marta Temido, deixou alguns socialistas "arrepiados" e há um desconforto interno com a situação. É mais …