Filósofo francês diz aos homens para violarem mulheres. “Eu violo a minha todas as noites”

UMP Photos / Flickr

O escritor e filósofo francês Alain Finkielkraut

O filósofo e escritor francês Alain Finkielkraut afimrou na quarta-feira, durante um programa da TF1 sobre casos de violação divulgados pelos media, que diz aos homens para violarem as suas mulheres. “Eu violo a minha todas as noites e ela já está farta”, contou.

Perante a consternação dos outros convidados do debate ‘La Grand Confrontation’ (‘O Grande Confronto’, em tradução livre), entre os quais Caroline De Haas, ativista feminista e conselheira política para a luta contra a violência, Alain Finkielkraut adiantou ainda que “sempre houve violações”, segundo noticiou o Expresso.

Antigamente, continuou o escritor, as denúncias eram feitas quando “se passava ao ato da penetração forçada”, enquanto hoje “o que existe é a cultura da violação, que engloba desde gracejos brejeiros, assédio até ao galanteio”.

Mas as observações chocantes não ficaram por aí. Um dos casos abordados no debate foi o da jovem de 13 anos abusada pelo realizador Roman Polanski. O filósofo francês defendeu o cineasta, afirmando que a jovem não era “impúbere”.

“Ela tinha um namorado, teve uma relação com Polanski e ele foi acusado de violação, mas reconciliou-se com ele”. Foi o pretexto que levou Alain Finkielkraut a criticar a atual cultura do politicamente correto, que diz ser um “anátema e um insulto que torna uma conversação cívica impossível”, concluindo que “é um calvário do pensamento”.

E acrescentou: “Assistimos a uma extrapolação do conceito de sexismo. Se assim for, teremos em França imensos violadores em potência”.

Caroline de Haas afirmou que nem queria acreditar no que estava a ouvir, lembrando que, em média, 250 mulheres são violadas por dia no país. “O senhor está a insultar mulheres que foram violadas e as vítimas de violação conjugal”, frisou, alertando que não se pode ignorar que, quando se fazem estes comentários, “se está a banalizar a violência”.

As declarações de Finkielkraut já provocaram uma série de reações nas redes sociais e junto da opinião pública, havendo quem defenda que a atitude do filósofo deve ser analisada pelo Conselho Superior do Audiovisual (CSA).

ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

    • No entanto o Sr. adora comentar notícias do ocidente. Há três semanas que não pára. Não tem nada para fazer ou é pago para isso? Vá comentar notícias da China e da Rússia, lá é que é bom, tem liberdade para dizer mal de tudo e é garantido que não lhe fazem nada.

      Ou talvez não.

    • Por acaso está decadente, muito decadente, é ver como andam as leis, os tribunais a sociedade, as drogas, os vicios, a comunicação social sim tudo parece doido.

  1. Filosofo “IMBECILOÏDE”, mesmo num contexto de discurso sobre o tema da violação. Este “Intelectual” de pacotilha, pretende tomar a defesa de R. Polanski. Não sei se a esposa deste ilustre fica satisfeita com esta declaração, ou se o espera com o rolo da massa ao lhe abrir a porta de casa !…… R. Polanski continua a ser um grande realizador e isso ninguém lhe o tira !…. o resto é matéria de Justiça !

  2. Viola a dele todas as noites! Este homem de 70 anos aposto que mente. É como os rapazes da escola a gabarem-se de histórias imaginárias. Dizem que fazem e acontecem mas é tudo fantasias. Está senil e a aterosclerose deve levá-lo a pensar e dizer loucuras.

  3. Pois com uma cara destas só mesmo violando… mas uma coisa ele tem razão, andam quase todas armadas em muito santas, mas o que é certo é que quando lhes interessa, elas nem se importam. Olha as meninas das orgias, tão inocentes que elas são…

RESPONDER

Casal separado após sobreviver a Auschwitz reencontra-se 72 anos depois em Nova Iorque

Em 1944, David Wisnia e Helen "Zippi" Spitzer eram dois prisioneiros judeus e secretamente namorados que, miraculosamente, conseguiram sobreviver ao campo de concentração nazi Auschwitz, na Polónia. Porém, no final da guerra, foram separados depois de …

Benfica 4-0 Famalicão | Pizzi entrega saco cheio de Natal

O Benfica terminou o seu ano de Liga NOS com mais uma vitória, de novo por 4-0, tal como havia acontecido na anterior partida no Estádio da Luz, ante o Marítimo. Desta vez frente ao …

Morreu o ator Danny Aiello

Morreu esta quinta-feira, em Nova Jérsia, o ator Danny Aiello, que recordamos pelos seus muitos êxitos dos anos 80. Tinha 86 anos. "É com profunda dor que comunicamos que Danny Aiello, amado marido, pai, avô, ator …

Videojogo chinês incita jogadores a atacar os "traidores" em Hong Kong

Há um novo videojogo que está a ganhar popularidade na China. Chama-se "Fight the Traitors Together" e permite que os jogadores ataquem manifestantes de Hong Kong. No jogo, os jogadores podem bater nos manifestantes pró-democracia, sendo …

Mundial de Clubes proíbe demonstrações públicas de afeto

Começou na passada quarta-feira, dia 11 de dezembro, em Doha, capital do Catar, o Mundial de Clubes da FIFA, prova onde estão inseridos clubes como Flamengo e Liverpool. E esta até poderia ser mais uma …

Al Gore diz ser o maior fã de Greta Thunberg

Al Gore, antigo vice-presidente de Barack Obama e autor do documentário ambiental "Uma verdade inconveniente", elogiou esta semana o trabalho desenvolvido pela ativista sueca Greta Thunberg, dizendo ser o seu maior fã. "Sou o seu …

A água é comum nos mundos extraterrestres (mas surpreendentemente mais escassa do que se esperava)

A presença de água em exoplanetas é comum, mas surpreendentemente mais escassa do que se esperava, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Para chegar a …

"Encontrei a minha alma gémea". Presidente do Flamengo disposto a (quase) tudo para segurar Jesus

O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, ficou encantado com Jorge Jesus logo quando o conheceu. É o que o dirigente diz numa entrevista, onde admite que encontrou a sua "alma gémea", não revelando dados sobre …

COP25: uma traição ao Acordo de Paris "e às pessoas em todo o mundo"

Organizações não governamentais ambientalistas consideraram que os projetos de resolução que a cimeira do clima da ONU tem para aprovar são "uma traição" do Acordo de Paris e dos milhões de pessoas que sofrem com …

Governo admite novo aumento extra das pensões (com a simpatia das Finanças e de olho na geringonça)

O Governo está a equacionar um novo aumento extraordinário das pensões no âmbito da preparação da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020). A medida agrada a PCP e Bloco de Esquerda e terá …