Filme sobre Aristides de Sousa Mendes estreia nos EUA

Carlos Botelho / Flickr

Aristides Sousa Mendes por Carlos Botelho

Aristides Sousa Mendes por Carlos Botelho

O documentário “I am alive thanks to Aristides de Sousa Mendes”, da realizadora Priscilla Fontoura, tem no próximo sábado a sua estreia mundial na Escola Portuguesa de Long Branch, em Nova Jérsia.

No evento, estará presente o neto do diplomata Louis-Philippe Mendes, o cônsul de Portugal em Newark, Pedro Oliveira, e Joan Halperin, descendente de uma família que foi salva com emitidos vistos pelo português em Bordéus durante a 2 Guerra Mundial.

“Ela já nasceu nos Estados Unidos, mas toda a sua família foi salva por estes vistos. Ela vai contar aos alunos como tudo aconteceu, que vão ter oportunidade de conhecer a história na primeira pessoa”, disse a professora Raquel Rosa à agência Lusa.

A exibição do documentário, que foi produzido pela Sousa Mendes Foundation, acontece no âmbito de um projeto da escola em que os alunos têm conhecido melhor a figura do diplomata português.

“Associamo-nos à Aristides Sousa Mendes Foundation, que nos tem dado muito apoio, e foi assim que surgiu a oportunidade de fazer a estreia mundial cá na escola”, explicou Raquel Rosa.

Ao longo do ano, os alunos estudaram a biografia do diplomata, realizaram vídeos sobre a sua vida, assistiram ao filme “Aristides de Sousa Mendes – O Cônsul de Bordéus”, com Vitor Norte, e, na primeira semana de Maio, vão visitar o Museu do Holocausto, em Washington, e a Casa Branca.

Todos os anos, a escola tem um projeto especial relacionado com Portugal. Em anos passados, os alunos estudaram lusodescendentes conhecidos ou monumentos do país.

No ano passado, o tema escolhido foi o jogador Cristiano Ronaldo. Foi graças a uma campanha destes alunos, que o Museu Madame Tussauds de Nova Iorque passou a ter uma estátua de cera do jogador na sua exposição permanentes.

“Nenhum dos alunos conhecia Sousa Mendes, o que não me surpreende porque na nossa comunidade poucas pessoas o conhecem. Mas são através destes exemplos que estas crianças, que já nasceram fora de Portugal, ganham vontade de descobrir as suas raízes e passam a ter orgulho no seu país de origem”, garantiu Raquel Rosa.

PARTILHAR

RESPONDER

"Tofu nunca causou uma pandemia", publica PETA em outdoors

A organização de direitos dos animais PETA está a incentivar os norte-americanos a experimentar tofu, através de anúncios em 'outdoors' nos Estados Unidos (EUA) onde defendem que o produto de soja "nunca causou uma pandemia". A …

Portugueses estão menos preocupados com a pandemia, mas apreensivos com a economia

O grau de preocupação com a pandemia diminuiu de 80,9% durante o estado de emergência para 76,2% no estado de calamidade, mas os portugueses estão mais alerta quanto ao impacto na economia, conclui um inquérito …

Nova morte, saqueamentos e protestos. Minneapolis vive caos após homicídio de George Floyd

Um homem foi encontrado morto a tiro, na madrugada de hoje, suspeito de ter sido vítima dos protestos, em Minneapolis, contra a morte de um homem negro sob custódia policial. Durante a noite de quarta-feira, milhares …

Filho de Deeney tem problemas respiratórios. Jogador foi alvo de abusos por recusar treinar

O futebolista Troy Deeney, capitão do Watford, revelou que tem sido alvo de abusos e comentários depreciativos, por ter recusado voltar aos treinos, face aos problemas respiratórios do seu filho. “Vi comentários em relação ao meu …

Parlamento aprova alargamento de apoios a todos os sócios-gerentes afetados pela pandemia

O parlamento aprovou hoje, em votação final global, um texto final que alarga os apoios no âmbito do `layoff´ aos sócios-gerentes das micro e pequenas empresas afetadas pela pandemia covid-19, independentemente do volume de faturação. Com …

Pandemia de covid-19 alimenta corrupção na América Latina

A propagação da Covid-19 na América Latina está a alimentar a corrupção nos vários países que a integram, que vai desde a inflação dos preços a situações de aproveitamento económico e de ligações entre políticos …

Mais de 500 católicos portugueses contra proibição de comunhão na boca

Mais de 500 católicos portugueses, entre leigos e sacerdotes, apelaram à Conferência Episcopal Portuguesa para revogar a proibição de os fiéis receberem a comunhão na boca, por causa da pandemia de covid-19, informou na quarta-feira …

Adeptos recusam devolução dos bilhetes. Bayern distribui dinheiro por clubes amadores

Os adeptos do Bayern renunciaram ao direito de serem reembolsados pelos bilhetes comprados para os jogos até ao final da temporada. O clube decidiu distribuir o dinheiro pelos emblemas amadores da região da Baviera. Tal como …

Trabalhadores acusam TAP de pagar abaixo do salário mínimo a tripulantes em lay-off

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) acusou hoje a TAP de não estar a pagar o previsto na lei do ‘lay-off’, indicando vários casos em que a remuneração é inferior …

Tesla baixa preço de quase todos os modelos nos Estados Unidos

A empresa de carros elétricos Tesla baixou o preço dos Modelos 3, S e X no mercado norte-americano, visando estimular as vendas que estão em declínio durante a pandemia, avança a agência Reuters. O semanário …