Filho de português que morreu em mina é um dos mineiros que resgatam Julen

O resgate de Julen, o bebé de 2 anos que caiu num poço em Málaga, entrou na recta final e acredita-se que hoje será encontrada a criança. Entre os mineiros que escavam o estreito poço está o filho de um português que morreu numa mina nas Astúrias.

As operações para o resgate de Julen, o bebé de dois anos que há 13 dias caiu num poço de perfuração de água em Totalán, Málaga, entraram na fase final.

As expectativas apontam para que a criança seja encontrada nesta sexta-feira, com a intervenção de oito mineiros da Brigada de Resgate Mineiro de Hunosa que estão em acção no terreno, com recurso a martelos e explosivos.

Entre estes mineiros está Lázaro Alves Gutiérrez, o filho de um mineiro português que morreu nas Astúrias, numa explosão numa mina, há 25 anos.

A história é divulgada pelo El Español que nota que o pai de Lázaro, Eduardo Alves, natural de Bragança, foi uma das 14 vítimas do acidente no poço San Nicolás, nas Astúrias, naquela que ficou conhecida como a ‘Noite Negra’.

Eduardo Alves trabalhava em Gijón na extracção de carvão e morreu com apenas 35 anos depois de uma explosão na mina.

Lázaro tinha menos de 10 anos naquela altura, mas apesar do destino trágico do pai, acabou por escolher a mesma profissão de mineiro. E nas últimas horas, é um dos homens que desce pelo estreito poço por onde caiu Julen na tentativa de o resgatar.

A operação é complicada, nomeadamente devido à dureza do solo. Os mineiros têm recorrido a explosivos, em pequenas detonações controladas, para abrirem caminho.

Os mineiros têm que descer até uma profundidade de 73 metros e subir pelo estreito túnel aos pares, dentro de uma cápsula que foi construída propositadamente para o resgate da criança.

Cada equipa de mineiros só pode ficar no fundo do poço por 40 minutos, sendo depois substituída por outra. Como únicos equipamentos, levam uma pá, um machado e um martelo.

A imprensa espanhola refere que já foram escavados cerca de 1,5 metros dos 3,8 previstos até ao local onde se acredita que esteja Julen.

O porta-voz da Guardia Civil, Jorge Martín, não quis adiantar, em conferência de imprensa, quando é que será previsível terminar o túnel e chegar ao bebé. “A montanha manda no nosso trabalho”, referiu.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Liderança do Montepio pode voltar a mudar

Uma nova reviravolta na administração do Banco Montepio pode estar prestes a acontecer. Carlos Tavares, atual presidente da administração com poderes não executivos, pode voltar a ser presidente executivo deste banco. Se isso acontecer, Dulce Mota …

Berardo era peça na "estratégia" de Sócrates para dominar a banca

Em entrevista ao Jornal Económico, o empresário Patrick Monteiro de Barros defende que Joe Berardo foi uma das pessoas de quem José Sócrates se serviu para dominar a banca. Patrick Monteiro de Barros disse, em entrevista …

BCE arrasa propostas de Centeno. Reforma coloca em risco independência do BdP

O Banco Central Europeu teceu duras criticas às propostas de Centeno para a reforma da supervisão financeira em Portugal. O BCE admite que a independência do Banco de Portugal poderia ficar em risco. Depois da Comissão …

#MeToo. Acordo de 40 milhões para evitar processo contra Harvey Weinstein

O antigo produtor de Hollywood Harvey Weinstein terá chegado a um acordo no valor de 44 milhões de dólares (cerca de 40 millhões de euros) em indemnização com dezenas das suas vítimas, de forma a …

Paulo Sande, cabeça de lista do Aliança, recebeu salário de Belém. Mas vai devolver

O cabeça de lista do Aliança decidiu devolver o vencimento que lhe foi pago este mês pela Presidência da República enquanto assessor político de Marcelo Rebelo de Sousa. Paulo Sande começou por gozar uma licença sem …

Trump quer vender armas à Arábia Saudita sem aprovação do Congresso

Uma grande venda de bombas à Arábia Saudita pode estar na mira da Administração Trump. O Presidente dos Estados Unidos quer fintar o Congresso norte-americano e desbloquear 6,3 mil milhões de euros em vendas.  O jornal …

Europeias: Com o PS a "malhar" no Bloco, Rangel fala em encenação eleitoral

Na véspera do último dia de campanha para as eleições europeias, António Costa e Augusto Santos Silva deram um empurrão ao candidato do PS com discursos apontados aos parceiros de esquerda. Enquanto isso Paulo Rangel …

ADSE: Hospitais privados faturaram 21 milhões a mais em 2017 e 2018

A ADSE fechou o ano passado com mais dinheiro em caixa do que no ano anterior, contrariando a tendência de queda registada nos últimos três anos, revela o Relatório de Atividades do instituto que gere …

Pré-reforma travada por serviços do Estado

Os serviços do Estado já receberam milhares de pedidos de pré-reforma, mas ainda não foi autorizado qualquer processo. Milhares de trabalhadores já pediram a pré-reforma, mas os serviços do Estado ainda não deram seguimento a qualquer …

Acordo com SIRESP estava por horas. Já passaram quase 2 semanas

Há duas semanas, António Costa disse que o acordo com o SIRESP estava por horas. A proposta de pré-acordo que chegou há mais de uma semana ao Ministério das Finanças ainda não obteve resposta por …