Filho de português que morreu em mina é um dos mineiros que resgatam Julen

O resgate de Julen, o bebé de 2 anos que caiu num poço em Málaga, entrou na recta final e acredita-se que hoje será encontrada a criança. Entre os mineiros que escavam o estreito poço está o filho de um português que morreu numa mina nas Astúrias.

As operações para o resgate de Julen, o bebé de dois anos que há 13 dias caiu num poço de perfuração de água em Totalán, Málaga, entraram na fase final.

As expectativas apontam para que a criança seja encontrada nesta sexta-feira, com a intervenção de oito mineiros da Brigada de Resgate Mineiro de Hunosa que estão em acção no terreno, com recurso a martelos e explosivos.

Entre estes mineiros está Lázaro Alves Gutiérrez, o filho de um mineiro português que morreu nas Astúrias, numa explosão numa mina, há 25 anos.

A história é divulgada pelo El Español que nota que o pai de Lázaro, Eduardo Alves, natural de Bragança, foi uma das 14 vítimas do acidente no poço San Nicolás, nas Astúrias, naquela que ficou conhecida como a ‘Noite Negra’.

Eduardo Alves trabalhava em Gijón na extracção de carvão e morreu com apenas 35 anos depois de uma explosão na mina.

Lázaro tinha menos de 10 anos naquela altura, mas apesar do destino trágico do pai, acabou por escolher a mesma profissão de mineiro. E nas últimas horas, é um dos homens que desce pelo estreito poço por onde caiu Julen na tentativa de o resgatar.

A operação é complicada, nomeadamente devido à dureza do solo. Os mineiros têm recorrido a explosivos, em pequenas detonações controladas, para abrirem caminho.

Os mineiros têm que descer até uma profundidade de 73 metros e subir pelo estreito túnel aos pares, dentro de uma cápsula que foi construída propositadamente para o resgate da criança.

Cada equipa de mineiros só pode ficar no fundo do poço por 40 minutos, sendo depois substituída por outra. Como únicos equipamentos, levam uma pá, um machado e um martelo.

A imprensa espanhola refere que já foram escavados cerca de 1,5 metros dos 3,8 previstos até ao local onde se acredita que esteja Julen.

O porta-voz da Guardia Civil, Jorge Martín, não quis adiantar, em conferência de imprensa, quando é que será previsível terminar o túnel e chegar ao bebé. “A montanha manda no nosso trabalho”, referiu.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Alverca 2-0 Sporting | Leões desinspirados afastados da Taça pelo Alverca

O Alverca surpreendeu hoje o Sporting com uma vitória por 2-0, na terceira eliminatória da Taça de Portugal, tornando-se no primeiro grande «tomba-gigantes» da competição ao afastar o atual detentor do troféu. Alex Apolinário, aos 10 …

A Barbie também arrenda casa no Airbnb

A boneca mais famosa do mundo celebra 60 anos. Agora, a empresa que produz a Barbie, a Matel, tornou a boneca uma anfitriã no Airbnb e vai arrendar uma mansão à beira-mar em Malibu, na …

Os primeiros bebés podem nascer no Espaço daqui a 12 anos

A empresa SpaceBorn United pretende realizar missões espaciais entre 24 e 36 horas para que algumas mulheres dêem à luz em órbita dentro de 12 anos. A notícia é avançada pelo fundador e CEO da empresa, …

Japão importou cinco vírus mortais, incluindo Ebola, por causa de Tóquio 2020

Com os Jogos Olímpicos à porta, um laboratório japonês decidiu importar cinco vírus mortais, nomeadamente Ebola, para fazer frente a um eventual surto durante a competição que vai levar ao país mais de 600 mil …

Empresa anónima quer os direitos do seu rosto para construir robôs (e paga 115 mil euros)

Uma empresa privada anónima está a oferecer 115 mil euros pelos direitos de usar o seu rosto numa nova linha de robôs humanóides. A empresa quer usar a imagem para dar uma cara a um robô …

Empresa está a vender vinho (com flocos de ouro) para celebrar o Brexit

Quando o Reino Unido abandonar a União Europeia, uma saída programada para 31 de outubro, é provável que as pessoas celebrem com um vinho especial com flocos de ouro. Para aqueles que querem celebrar a saída …

Neandertais ocuparam ilhas do Mediterrâneo dezenas de milhares de anos antes do que se pensava

Cientistas descobriram provas de que a ilha de Naxos, na Grécia, já era habitada por neandertais há 200.000 anos, dezenas de milhares de anos antes do que se pensava até agora. Um estudo publicado esta quinta-feira …

Testes "bárbaros" em macacos levam ativistas a pedir encerramento de laboratório alemão

Durante meses, um ativista pelos direitos dos animais trabalhou no Laboratório de Farmacologia e Toxicologia (LPT, na sigla inglesa), em Hamburgo, na Alemanha, onde testemunhou situações de violência contra os animais utilizados em testes e …

Próxima cimeira do G7 vai ser num resort de Donald Trump

A próxima cimeira do G7 será realizada num dos clubes de golfe do Presidente norte-americano, Donald Trump, na Florida, e o clima não constará da agenda de trabalhos, disse esta quinta-feira o chefe de gabinete …

Russos e ucranianos estão em guerra por causa de sopa

A sopa de beterraba é russa ou ucraniana? Um tweet do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa veio falar em prato nacional e a reação na Ucrânia não tardou a chegar. O tweet é de …