Filho de português que morreu em mina é um dos mineiros que resgatam Julen

O resgate de Julen, o bebé de 2 anos que caiu num poço em Málaga, entrou na recta final e acredita-se que hoje será encontrada a criança. Entre os mineiros que escavam o estreito poço está o filho de um português que morreu numa mina nas Astúrias.

As operações para o resgate de Julen, o bebé de dois anos que há 13 dias caiu num poço de perfuração de água em Totalán, Málaga, entraram na fase final.

As expectativas apontam para que a criança seja encontrada nesta sexta-feira, com a intervenção de oito mineiros da Brigada de Resgate Mineiro de Hunosa que estão em acção no terreno, com recurso a martelos e explosivos.

Entre estes mineiros está Lázaro Alves Gutiérrez, o filho de um mineiro português que morreu nas Astúrias, numa explosão numa mina, há 25 anos.

A história é divulgada pelo El Español que nota que o pai de Lázaro, Eduardo Alves, natural de Bragança, foi uma das 14 vítimas do acidente no poço San Nicolás, nas Astúrias, naquela que ficou conhecida como a ‘Noite Negra’.

Eduardo Alves trabalhava em Gijón na extracção de carvão e morreu com apenas 35 anos depois de uma explosão na mina.

Lázaro tinha menos de 10 anos naquela altura, mas apesar do destino trágico do pai, acabou por escolher a mesma profissão de mineiro. E nas últimas horas, é um dos homens que desce pelo estreito poço por onde caiu Julen na tentativa de o resgatar.

A operação é complicada, nomeadamente devido à dureza do solo. Os mineiros têm recorrido a explosivos, em pequenas detonações controladas, para abrirem caminho.

Os mineiros têm que descer até uma profundidade de 73 metros e subir pelo estreito túnel aos pares, dentro de uma cápsula que foi construída propositadamente para o resgate da criança.

Cada equipa de mineiros só pode ficar no fundo do poço por 40 minutos, sendo depois substituída por outra. Como únicos equipamentos, levam uma pá, um machado e um martelo.

A imprensa espanhola refere que já foram escavados cerca de 1,5 metros dos 3,8 previstos até ao local onde se acredita que esteja Julen.

O porta-voz da Guardia Civil, Jorge Martín, não quis adiantar, em conferência de imprensa, quando é que será previsível terminar o túnel e chegar ao bebé. “A montanha manda no nosso trabalho”, referiu.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Segurança Social demora quase cinco meses a pagar pensões

Em 2018, os beneficiários da Segurança Social tiveram de esperar, em média, 147 dias - cerca de cinco meses -, entre o dia que se aposentaram e o momento que começaram a receber a pensão …

Empresas fechadas e 28 mil despedimentos. Setor têxtil pode atravessar crise

Até 2025, a indústria têxtil em Portugal pode ver um terço das empresas a fecharem e 28 mil trabalhadores a serem despedidos. Este é o pior cenário equacionado no setor nos próximos anos. O setor da …

Ministério Público arquiva queixa de Aguiar-Branco contra Ana Gomes por difamação

Aguiar Branco tinha levantado um processo de difamação a Ana Gomes por declarações sobre alegadas ligações entre o seu escritório de advogados e o grupo Martifer. O Ministério Público (MP) arquivou a queixa apresentada pelo ex-ministro …

66 louvores a funcionários. Centeno é o ministro mais "agradecido" de todo o Governo

Mário Centeno e os seus secretários de Estado publicaram em Diário da República 66 louvores. O seu gabinete garante que não há qualquer significado político associado - nem mesmo uma despedida anunciada. O louvor é dado …

Os glaciares da Nova Zelândia estão a mudar de cor

À medida que o Hemisfério Sul entra no verão, acontece uma temporada catastrófica de incêndios florestais na costa leste da Austrália. Há casas destruídas, coalas a morrer e um fumo espesso que cobre o estado …

Não se irrite. Fisco vai comunicar de forma mais clara

A Autoridade Tributária e Aduaneira vai lançar um serviço de apoio e defesa ao contribuinte que usará uma linguagem mais simples e clara. A alteração é inspirada num modelo britânico. A Autoridade Tributária e Aduaneira vai …

Juiz Rui Rangel justificou ganhos com direitos de autor de programa televisivo

O juiz afirmou, perante o plenário do Conselho Superior da Magistratura, que os ganhos fora da magistratura correspondiam a direitos de autor de um programa na televisão. O juiz Rui Rangel, que foi demitido da magistratura esta …

Governo faz ultimato: empresas têm 30 dias para regularizar fundos europeus parados (ou devolver dinheiro)

O Governo vai dar 30 dias para que as empresas que têm fundos comunitários parados regularizem a situação. Findo esse período, terão de devolver o dinheiro. José Mendes, secretário de Estado do Planeamento, garantiu, em entrevista …

Pelo menos 58 mortos em naufrágio ao largo da Mauritânia

Pelo menos 58 pessoas morreram, esta quinta-feira, num naufrágio ao largo da costa da Mauritânia. Pelo menos 58 migrantes morreram num naufrágio ao largo da costa da Mauritânia, anunciou a Organização Internacional para as Migrações (OIM). …

Sá Carneiro, hipocrisia e maçonaria. Após troca de ataques, candidatos à liderança do PSD concordaram (mas pouco)

Os três candidatos à liderança do PSD trocaram esta quarta-feira acusações de hipocrisia e de maus resultados em diferentes momentos da história do partido, com Luís Montenegro e Miguel Pinto Luz a negarem pertencer à …