Filho de português que morreu em mina é um dos mineiros que resgatam Julen

O resgate de Julen, o bebé de 2 anos que caiu num poço em Málaga, entrou na recta final e acredita-se que hoje será encontrada a criança. Entre os mineiros que escavam o estreito poço está o filho de um português que morreu numa mina nas Astúrias.

As operações para o resgate de Julen, o bebé de dois anos que há 13 dias caiu num poço de perfuração de água em Totalán, Málaga, entraram na fase final.

As expectativas apontam para que a criança seja encontrada nesta sexta-feira, com a intervenção de oito mineiros da Brigada de Resgate Mineiro de Hunosa que estão em acção no terreno, com recurso a martelos e explosivos.

Entre estes mineiros está Lázaro Alves Gutiérrez, o filho de um mineiro português que morreu nas Astúrias, numa explosão numa mina, há 25 anos.

A história é divulgada pelo El Español que nota que o pai de Lázaro, Eduardo Alves, natural de Bragança, foi uma das 14 vítimas do acidente no poço San Nicolás, nas Astúrias, naquela que ficou conhecida como a ‘Noite Negra’.

Eduardo Alves trabalhava em Gijón na extracção de carvão e morreu com apenas 35 anos depois de uma explosão na mina.

Lázaro tinha menos de 10 anos naquela altura, mas apesar do destino trágico do pai, acabou por escolher a mesma profissão de mineiro. E nas últimas horas, é um dos homens que desce pelo estreito poço por onde caiu Julen na tentativa de o resgatar.

A operação é complicada, nomeadamente devido à dureza do solo. Os mineiros têm recorrido a explosivos, em pequenas detonações controladas, para abrirem caminho.

Os mineiros têm que descer até uma profundidade de 73 metros e subir pelo estreito túnel aos pares, dentro de uma cápsula que foi construída propositadamente para o resgate da criança.

Cada equipa de mineiros só pode ficar no fundo do poço por 40 minutos, sendo depois substituída por outra. Como únicos equipamentos, levam uma pá, um machado e um martelo.

A imprensa espanhola refere que já foram escavados cerca de 1,5 metros dos 3,8 previstos até ao local onde se acredita que esteja Julen.

O porta-voz da Guardia Civil, Jorge Martín, não quis adiantar, em conferência de imprensa, quando é que será previsível terminar o túnel e chegar ao bebé. “A montanha manda no nosso trabalho”, referiu.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Adiem a Liga dos Campeões", pede o Borussia Dortmund

Sorteio está marcado para esta quinta-feira mas Michael Zorc avisa: "Faltam requisitos legais para a fase de grupos arrancar". A fase de grupos da Liga dos Campeões vai começar, pela primeira vez, em outubro. A primeira …

Artista "ressuscita" 54 Imperadores Romanos com ajuda da Inteligência Artificial

Artista canadiano usou um ramo da Inteligência Artificial para criar retratos ultra-realistas de antigos Imperadores Romanos como, por exemplo, Calígula, Nero e Adriano. A aparência física destes antigos Imperadores Romanos foi preservada em centenas de esculturas …

Cantar pode ser uma má ideia durante a pandemia

Uma nova pesquisa revelou que cantar em grupo pode ser perigoso em termos de propagação de patógenos. Esta é só mais uma prova de que 2020 chegou para pôr um travão na diversão. A Universidade de …

Emirados Árabes Unidos anunciam missão espacial à Lua para 2024

Um alto responsável dos Emirados Árabes Unidos disse hoje que o país tenciona enviar para a Lua uma nave com um veículo não tripulado em 2024. O desejo de pisar a lua é uma ambição de …

Exército norte-americano quer ter acesso à rede de satélites da SpaceX

O exército dos Estados Unidos está de olho na Starlink, a constelação de satélites da SpaceX, cujo CEO é o multimilionário Elon Musk e que tem como objetivo levar Internet de banda larga a todos …

Portugal tem cada vez menos água disponível

Portugal tem cada vez menos água disponível e nos próximos cem anos a precipitação em certas regiões do país, como o Algarve, pode sofrer uma redução de até 30%, alertou esta terça-feira a Associação Natureza …

Tel Aviv vai ter estradas elétricas que recarregam autocarros em movimento

Tel Aviv, em Israel, está a trabalhar na criação de estradas elétricas sem fios para carregar e fornecer energia aos transportes públicos da cidade. As estradas elétricas são parte de um programa piloto liderado pelo município …

Suicídio entre militares norte-americanos aumenta 20% em época de covid-19

Os suicídios entre os militares subiram 20% este ano em comparação com o mesmo período de 2019, registando-se um aumento nos incidentes de comportamento violento à medida que as tropas lutam contra a covid-19 e …

Turista apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma. Arrisca ser condenado a prisão

Um turista foi apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma, em Itália, e arrisca ser punido com um até um ano de prisão. De acordo com o diário italiano La Repubblica, o turista, …

Função Pública. Fesap exige subida de remuneração mínima para 693 euros

A Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap) exige que a primeira posição da Tabela Remuneratória Única avance para 693,13 euros em 2021 e uma atualização do subsídio de refeição para seis euros. Estas duas medidas …