Jovem de 21 anos estará a usar nome de aliado próximo de Putin, mas o seu o seu patronímico, “Vladimirovna”, está de acordo com as convenções russas para os nomes dos filhos do presidente russo.
O Presidente russo Vladimir Putin terá uma filha ilegítima que vive de momento em Paris sob um pseudónimo.
A jovem de 21 anos, conhecida como Luiza Rozova ou Elizaveta Olegovna Rudnova, trabalha como DJ e terá sido identificada através de fugas de informação de manifestos de companhias aéreas, revela uma nova investigação do meio de comunicação ucraniano 1+1, citado pelo The Telegraph e NME., dias depois de o The Independent partilhar a mesma história.
De acordo com o relatório, Rozova é filha de Putin e de Svetlana Krivonogikh, uma antiga empregada de limpeza que se tornou uma das mulheres mais ricas da Rússia e que, segundo vários rumores de longa data, teve um caso com o presidente russo.
A certidão de nascimento de Rozova, datada de 3 de março de 2003, não menciona o nome do pai. No entanto, o seu patronímico, “Vladimirovna“, está de acordo com as convenções russas para os nomes dos filhos de Putin.
🔺Elizaveta Krivonogikh, who uses the family name of a deceased ally of the president, is the daughter of a woman who allegedly had an affair with him ⬇️https://t.co/0iJVGIX3fO
— The Times and The Sunday Times (@thetimes) November 28, 2024
“Há muita gente parecida com ele”
Os jornalistas a cargo da investigação notaram que os pseudónimos de Rozova parecem estar ligados a Putin. Um dos pseudónimos, Rudnova, faz eco do nome de Oleg Rudnov, um aliado próximo de Putin que faleceu em 2015. O relatório sugere que este nome foi utilizado para ocultar a sua identidade.
Fotos e vídeos de Rozova nas redes sociais, entretanto apagados, mostram-na alegadamente a dançar e a posar para a câmara. Encerrou as suas contas em 2022, após a invasão russa da Ucrânia, depois de ter enfrentado acusações de se ter escondido num bunker.
Rozova negou desde sempre qualquer semelhança com Putin, embora tenham sido feitas comparações da sua cara com a do presidente russo, enquanto jovens. Numa gravação áudio no Clubhouse em 2021, terá comentado a especulação: “Há muitas pessoas que se parecem com Vladimir Vladimirovich [nome do meio de Putin]”.
Links: Wladimir Putin 1960 / rechts: Luiza Rozova = seine Tochter?🤔 pic.twitter.com/Wcidk5Ip8R
— Karl Burkhardt 🇺🇦4x💉😷 (@megatrendy) April 17, 2022
Svetlana Krivonogikh, a mãe
A sua alegada mãe, Svetlana Krivonogikh, tornou-se milionária e será atualmente proprietária de propriedades em Monte Carlo, de um iate e ocupa cargos importantes em entidades financeiras e mediáticas russas.
É membro do conselho de administração do Banco Rossiya e diretora do National Media Group, que supervisiona, alinhado com o Kremlin, canais de propaganda.
Quantas filhas tem Putin?
Putin tem (oficialmente) duas filhas, Maria e Katerina, do seu casamento com Lyudmila Shkrebneva, de quem se divorciou em 2013. Há também rumores de que tem dois filhos com Alina Kabaeva, uma ginasta olímpica, embora já tenha negado essas alegações.
Uma entrevista com Maria Vorontsova, a filha mais velha do presidente russo, causou polémica na Rússia e além-fronteiras no início deste ano.