Filha milionária de ex-Presidente moçambicano assassinada em Maputo

(dr)

Valentina Guebuza, filha do ex-PR moçambicano Armando Guebuza e uma das princesas milionárias de África

A Polícia da República de Moçambique (PRM) confirmou a morte a tiro da empresária Valentina Guebuza, filha do ex-Presidente moçambicano Armando Guebuza, e a detenção do marido, Zófimo Muiuane, por indícios de envolvimento no alegado homicídio.

“A primeira indicação que temos é de um caso autêntico de violência doméstica, que acabou desembocando, infelizmente na morte da cidadã Valentina Guebuza“, disse o porta-voz do Comando-Geral da República de Moçambique, Inácio Dina, à emissora pública Rádio Moçambique.

Segundo Inácio Dina, Valentina Guebuza, uma das mulheres mais poderosas do país, foi baleada em casa na noite de quarta-feira, em Maputo, com recurso a uma pistola e foi levada ainda com vida para o Instituto do Coração de Maputo (ICOR), mas não resistiu aos ferimentos.

Segundo informações do jornal O País, o suspeito do homicídio é o marido da vítima, Zofimo Muiuane, que terá atingido Valentina Guebuza com quatro tiros tiros na residência do casal.

“Imediatamente, o principal indiciado, que é o esposo, foi detido e neste momento está em curso todo o processo que vai culminar com a devida responsabilização, se for concluído o envolvimento deste cidadão”, afirmou o porta-voz do Comando-Geral da Polícia da República.

Filha do ex-chefe de Estado Armando Guebuza, que liderou o Governo moçambicano entre 2005 e 2015, Valentina da Luz Guebuza, 36 anos, era uma das mais destacadas empresárias do país. O Dinheiro Vivo destaca que era conhecida como uma das princesas milionárias de África.

Em dezembro de 2013, a revista Forbes colocou-a entre as 20 jovens africanas mais poderosas de África (numa lista liderada pela angolana Isabel dos Santos), à frente da holding familiar Focus 21 Management & Development, com interesses em vários setores, na banca, telecomunicações, pescas, transportes, mineração e imobiliário.

A empresária moçambicana casou-se a 26 de julho de 2014 com Zófimo Muiuane, chefe do departamento de marketing da operadora de telecomunicações Mcel, numa cerimónia religiosa na Igreja Presbiteriana de Chamanculo, nos arredores de Maputo.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Quando nem a filha do Guebuza está a salvo…
    País de capitalismo selvagem onde os interesses, a corrupção e o dinheiro valem muito mais que as vidas.

    • A “escola” do pai desta menina é a mesma de José Eduardo dos Santos e sua filha Isabel dos Santos.
      Sendo certo que se renderam ao capitalismo selvagem ( eu sou adepto do capitalismo mas não selvagem ), este bando de corruptos, marimba-se no povo e enche os bolsos.
      Vou contar-lhe um exemplo que me fartei de rir. Há uns anos, soube duma história verídica de alguém que conseguiu vender 2 limpa-neves para Moçambique. Imagine!
      Segundo os politicos de lá, a compra justificou-se por razões de “visão estratégica ambiental”, isto é, com as alterações climáticas, Africa vai ficar muito fria e então, o governo “visionário” antecipou a compra de tal “maquinaria”. E sabe que mais? O povinho engoliu e ainda bateu palmas.
      Não há duvida que isto em terra de cegos quem tem olho é Rei. Incrivel como se explora a estupidez e a ignorancia de um povo.

  2. Fico arrepiado pela quantidade de gente boa que se sacrificou e morreu para dar a independência a estes países e eles estarem agora entregues a estas versões modernas de canibais. Estas tipas são todas multimilionárias com o povo a passar fome e privações de toda a espécie. Vergonha !

RESPONDER

"DeepNude". Inteligência Artificial "tirou a roupa" a mulheres nas redes sociais

A empresa de informação Sensity alertou que mais de 100 mil imagens foram carregadas para um canal de Telegram onde um bot "tirou a roupa" de mulheres. A empresa de segurança Sensity revelou recentemente que existe …

Poluição atmosférica "custa" a cada citadino europeu 1.276 euros por ano

A poluição atmosférica "custa" 1.276 euros por ano a cada cidadão europeu residente em cidades, de acordo com um estudo da Aliança Europeia de Saúde Pública (EPHA) divulgado esta quarta-feira. O estudo chegou ao valor médio …

"Emergência arqueológica". O degelo dos Alpes está a "libertar" artefactos escondidos há milhares de anos

As alterações climáticas podem estar a ajudar os arqueólogos a encontrar artefactos escondidos nos glaciares do Alpes há milhares de anos. O derretimento dos glaciares dos Alpes está a "liberta" objetos que permaneceram congelados no tempo …

Thermite RS3 é o primeiro robô de combate a incêndios dos EUA (e está pronto a entrar ao serviço)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipa: um bombeiro robótico. O Thermite RS3 é um rover de controlo remoto capaz de bombear milhares de …

Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira.  As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois. Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão …

Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19. Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a …

Cerca de 1.300 reclusos fogem de prisão no Congo após ataque do Estado Islâmico

Cerca de 1.300 reclusos escaparam de uma prisão na República Democrática do Congo na manhã de terça-feira, após um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, informou a Organização das Nações Unidas (ONU). Embora as autoridades locais tenham …

Amesterdão vai usar flores para impedir que os ciclistas estacionem bicicletas nas pontes

A cidade conhecida pelo uso de bicicletas, vai agora tomar uma medida em relação ao estacionamento destas nas pontes. Tudo para proteger as vistas para os seus famosos canais. Amesterdão orgulha-se de ser uma das cidades …

Morreu voluntário envolvido no ensaio da vacina de Oxford. Tinha 28 anos e era médico recém-formado

As autoridades de saúde brasileiras divulgaram esta quarta-feira a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), …

Milo, o "comunicador de ação" que permite conversar em grupo durante atividades ao ar livre

Chegou o Milo, o novo aparelho que vai revolucionar as aventuras em grupo. Este pequeno dispositivo permite-lhe conversar com o seu grupo à distancia sem precisar de levar o smartphone para o meio da montanha, …