“Filha” de Juan Carlos abdica de 100 milhões para o conhecer

Ingrid Sartiau / Facebook

Ingrid Sartiau, a belga que alega ser filha de Juan Carlos

Ingrid Sartiau, a belga que alega ser filha de Juan Carlos

A suposta filha ilegítima de Juan Carlos garante que “não quer dinheiro” e que só quer conhecer o seu pai. A belga Ingrid Sartiau, de 48 anos, está a fazer história, em Espanha, por ter dado azo ao primeiro processo judicial contra um Rei espanhol para investigação de paternidade.

Esta belga, que é mãe de dois filhos e criadora de cavalos, deu entrada na justiça espanhola, em 2012, com um processo para reconhecimento de paternidade visando Juan Carlos. O Tribunal Supremo de Espanha considerou que o caso tem fundamentação válida para ser analisado, dando assim credibilidade ao testemunho da mãe de Ingrid Sartiau.

Liliane Ghislaine Sartiau, actualmente com 82 anos, conta no processo, a que o jornal espanhol El Mundo teve acesso, os alegados encontros que manteve com Juan Carlos em 1965. Falando de “um homem de 31 anos de idade, muito gentil, lindo, doce”, a mulher belga diz ainda que “as relações sexuais com Juan Carlos foram sem protecção anti-conceptiva, já que nessa época não existiam”.

“Não soube quem era o meu pai durante 40 anos. Isso é muito duro”, desabafa Ingrid Sartiau numa conversa telefónica com o El Mundo. Agora, diz que só quer “conhecê-lo e poder passar tempo com ele, recuperar o tempo perdido”. “Terei um papá”, afiança.

No processo que entrou em tribunal, refere-se que, se for reconhecida como filha de Juan Carlos, Ingrid Sartiau terá “direitos legítimos à quantidade de 100 milhões de euros, com base na fortuna publicada nos média de 3.000 milhões de euros”quantia de que ela está disposta a abdicar “no caso de ter, pelo menos, um encontro prolongado com o seu pai”, escreve-se também no dossier jurídico que o El Mundo consultou.

A alegada filha ilegítima de Juan Carlos diz que entende que o país está em plena crise e que não quer aproveitar-se do caso. “Não quero dinheiro, só quero um pai e viver uma vida tranquila. Quero que a Espanha me aceite“, considera ainda na conversa com o El Mundo.

Ela refere também que até “teria preferido” que o pai fosse “uma pessoa normal” e não um rei, “porque tudo teria sido muito mais discreto”, constata. Alega igualmente que enviou várias “cartas à Casa Real a pedir desculpas” e garante que não quer “fazer mal a ninguém”.

Quanto à mãe, Ingrid Sartiau sustenta que tenta não falar muito com ela sobre o assunto, por causa dos seus 82 anos de idade, mas conclui que está “satisfeita e muito emocionada” porque “teve uma vida secreta que guardou para ela durante muito tempo”.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

John Cleese esgota três coliseus em 48 horas

John Cleese vai estar no Coliseu de Lisboa com “Last Time To See Me Before I Die” durante três dias. O humorista britânico esgotou as três datas em apenas 48 horas. Durante esta madrugada (10), a …

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa. “É um animal muito estranho, como um gato …

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …