“Filha” de Juan Carlos abdica de 100 milhões para o conhecer

Ingrid Sartiau / Facebook

Ingrid Sartiau, a belga que alega ser filha de Juan Carlos

Ingrid Sartiau, a belga que alega ser filha de Juan Carlos

A suposta filha ilegítima de Juan Carlos garante que “não quer dinheiro” e que só quer conhecer o seu pai. A belga Ingrid Sartiau, de 48 anos, está a fazer história, em Espanha, por ter dado azo ao primeiro processo judicial contra um Rei espanhol para investigação de paternidade.

Esta belga, que é mãe de dois filhos e criadora de cavalos, deu entrada na justiça espanhola, em 2012, com um processo para reconhecimento de paternidade visando Juan Carlos. O Tribunal Supremo de Espanha considerou que o caso tem fundamentação válida para ser analisado, dando assim credibilidade ao testemunho da mãe de Ingrid Sartiau.

Liliane Ghislaine Sartiau, actualmente com 82 anos, conta no processo, a que o jornal espanhol El Mundo teve acesso, os alegados encontros que manteve com Juan Carlos em 1965. Falando de “um homem de 31 anos de idade, muito gentil, lindo, doce”, a mulher belga diz ainda que “as relações sexuais com Juan Carlos foram sem protecção anti-conceptiva, já que nessa época não existiam”.

“Não soube quem era o meu pai durante 40 anos. Isso é muito duro”, desabafa Ingrid Sartiau numa conversa telefónica com o El Mundo. Agora, diz que só quer “conhecê-lo e poder passar tempo com ele, recuperar o tempo perdido”. “Terei um papá”, afiança.

No processo que entrou em tribunal, refere-se que, se for reconhecida como filha de Juan Carlos, Ingrid Sartiau terá “direitos legítimos à quantidade de 100 milhões de euros, com base na fortuna publicada nos média de 3.000 milhões de euros”quantia de que ela está disposta a abdicar “no caso de ter, pelo menos, um encontro prolongado com o seu pai”, escreve-se também no dossier jurídico que o El Mundo consultou.

A alegada filha ilegítima de Juan Carlos diz que entende que o país está em plena crise e que não quer aproveitar-se do caso. “Não quero dinheiro, só quero um pai e viver uma vida tranquila. Quero que a Espanha me aceite“, considera ainda na conversa com o El Mundo.

Ela refere também que até “teria preferido” que o pai fosse “uma pessoa normal” e não um rei, “porque tudo teria sido muito mais discreto”, constata. Alega igualmente que enviou várias “cartas à Casa Real a pedir desculpas” e garante que não quer “fazer mal a ninguém”.

Quanto à mãe, Ingrid Sartiau sustenta que tenta não falar muito com ela sobre o assunto, por causa dos seus 82 anos de idade, mas conclui que está “satisfeita e muito emocionada” porque “teve uma vida secreta que guardou para ela durante muito tempo”.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

A genética ajuda a determinar o quão afetuosas são as mulheres (mas não os homens)

A genética desempenha um papel importante no nível de afetividade das mulheres, mas o mesmo não acontece entre os homens, concluiu uma nova investigação científica levada a cabo com gémeos. Na nova investigação, recentemente publicada …

Prémio para profissionais do SNS é "uma esmola". "Mais valia terem estado quietos"

Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, diz que a proposta que prevê prémios e mais férias para os profissionais de saúde é uma "afronta" para enfermeiros. Para a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, a …

Tempo de espera para entrega de cartão de cidadão pode chegar a cinco meses

Para fazer o levantamento do cartão de cidadão é preciso fazer marcação e há balcões que só têm disponibilidade para entregar o documento no final do ano. De acordo com a edição desta quinta-feira do …

Físicos explicam por que as mudanças do campo magnético da Terra são mais fracas no Pacífico

Uma nova investigação levada a cabo por físicos da Universidade de Alberta, no Canadá, apresenta uma explicação para o facto de as mudanças no campo magnético da Terra serem mais fracas na região do Pacífico. …

Chovem diamantes no interior de Neptuno e Urano (e já se sabe porquê)

Podem estar a chover diamantes dentro dos corações de Neptuno e Urano. Agora, os cientistas descobriram novas evidências experimentais que mostram como é que isso poderia ser possível. Neptuno e Urano são os planetas mais mal …

Descobertas duas super-Terras na zona habitável de uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar

Uma equipa internacional de cientistas encontrou duas super-Terras a orbitar uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar. Conduzida pela Universidade de Göttingen, na Alemanha, a equipa de especialistas localizou um sistema formado por pelo …

Sporting 2-1 Gil Vicente | Leão de Plata só sabe vencer

O Sporting cumpriu na recepção ao Gil Vicente, no fecho da 29ª jornada da Liga NOS, e venceu por 2-1, num jogo que pareceu sempre controlado, mas que terminou com emoção. Os “leões” dominaram por completo …

Leões marinhos decapitados estão a dar à costa no Canadá (e ninguém sabe porquê)

Os corpos decapitados de pelo menos cinco leões-marinhos encontrados nas costas de Vancouver, no Canadá, nos últimos meses sugerem que pode haver um serial killer de mamíferos marinhos à solta. O LiveScience relata que pelo menos …

Este japonês é a única pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja

Um homem japonês tornou-se a primeira pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja depois de concluir um curso de pós-graduação que envolvia a aprendizagem de artes marciais básicas e escalada de montanhas. De …

Cátio Baldé acusado de comprar vistos para jogadores do Benfica

Cátio Baldé está a ser acusado de corrupção passiva por ter pagado a um funcionário da embaixada portuguesa em Bissau para conseguir vistos para jogadores do Benfica. O empresário admite o crime, mas nega o …