“Filha” de Juan Carlos abdica de 100 milhões para o conhecer

Ingrid Sartiau / Facebook

Ingrid Sartiau, a belga que alega ser filha de Juan Carlos

Ingrid Sartiau, a belga que alega ser filha de Juan Carlos

A suposta filha ilegítima de Juan Carlos garante que “não quer dinheiro” e que só quer conhecer o seu pai. A belga Ingrid Sartiau, de 48 anos, está a fazer história, em Espanha, por ter dado azo ao primeiro processo judicial contra um Rei espanhol para investigação de paternidade.

Esta belga, que é mãe de dois filhos e criadora de cavalos, deu entrada na justiça espanhola, em 2012, com um processo para reconhecimento de paternidade visando Juan Carlos. O Tribunal Supremo de Espanha considerou que o caso tem fundamentação válida para ser analisado, dando assim credibilidade ao testemunho da mãe de Ingrid Sartiau.

Liliane Ghislaine Sartiau, actualmente com 82 anos, conta no processo, a que o jornal espanhol El Mundo teve acesso, os alegados encontros que manteve com Juan Carlos em 1965. Falando de “um homem de 31 anos de idade, muito gentil, lindo, doce”, a mulher belga diz ainda que “as relações sexuais com Juan Carlos foram sem protecção anti-conceptiva, já que nessa época não existiam”.

“Não soube quem era o meu pai durante 40 anos. Isso é muito duro”, desabafa Ingrid Sartiau numa conversa telefónica com o El Mundo. Agora, diz que só quer “conhecê-lo e poder passar tempo com ele, recuperar o tempo perdido”. “Terei um papá”, afiança.

No processo que entrou em tribunal, refere-se que, se for reconhecida como filha de Juan Carlos, Ingrid Sartiau terá “direitos legítimos à quantidade de 100 milhões de euros, com base na fortuna publicada nos média de 3.000 milhões de euros”quantia de que ela está disposta a abdicar “no caso de ter, pelo menos, um encontro prolongado com o seu pai”, escreve-se também no dossier jurídico que o El Mundo consultou.

A alegada filha ilegítima de Juan Carlos diz que entende que o país está em plena crise e que não quer aproveitar-se do caso. “Não quero dinheiro, só quero um pai e viver uma vida tranquila. Quero que a Espanha me aceite“, considera ainda na conversa com o El Mundo.

Ela refere também que até “teria preferido” que o pai fosse “uma pessoa normal” e não um rei, “porque tudo teria sido muito mais discreto”, constata. Alega igualmente que enviou várias “cartas à Casa Real a pedir desculpas” e garante que não quer “fazer mal a ninguém”.

Quanto à mãe, Ingrid Sartiau sustenta que tenta não falar muito com ela sobre o assunto, por causa dos seus 82 anos de idade, mas conclui que está “satisfeita e muito emocionada” porque “teve uma vida secreta que guardou para ela durante muito tempo”.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …