Figo trocou o Barcelona pelo Real porque não se sentia “reconhecido”

luisfigoofficial / Facebook

Luís Figo

O ex-futebolista justificou, este domingo, a sua transferência do FC Barcelona para o Real Madrid, que abalou o futebol espanhol, com o facto de não se sentir reconhecido no clube catalão.

Foi uma decisão importante e difícil de tomar, porque me fez mudar de uma cidade que tanto me deu e na qual me sentia muito bem. Mas, quando não sentes que és reconhecido por aquilo que estás a fazer e tens uma proposta de outro clube, então acabas por pensar nela”, disse Luís Figo no Instagram, durante uma conversa com o antigo internacional italiano Fabio Canavarro, na qual recordaram momentos das respetivas carreiras.

A mudança de Barcelona para Madrid, em 2000, depois da fase final do campeonato da Europa disputado na Holanda e Bélgica, foi um passo temerário, mas não foi assim tão radical como se possa supor.

“Os grandes clubes do mundo são semelhantes, a principal diferença são as pessoas que as dirigem. Eu vim para Madrid em plena mudança de presidência, com a eleição de Florentino Perez, e não foi fácil na fase inicial. Era tudo novo para mim, mas acabei por me adaptar bem com a ajudar de todos”, disse.

Canavarro vê Figo como potencial futuro presidente da UEFA, mas o português, sem descartar essa possibilidade, assegurou que está feliz com o seu atual trabalho como embaixador do Euro 2020 (adiado para 2021): “De momento, sinto-me bem com o trabalho que faço, estou a aprender. Quanto ao futuro? Logo se verá”.

Figo e Canavarro fizeram ainda uma retrospetiva à carreira de ambos, falando dos grandes jogadores com quem partilharam o balneário e os relvados, como o brasileiro Ronaldo Nazário, o francês Zinedine Zidane e o espanhol Raúl González, mas o português, quando desafiado a dizer qual o melhor, preferiu destacar este último.

“Na minha carreira joguei com grandíssimos jogadores como Ronaldo, Zidane, Rivaldo, Stoichkov, Guardiola, Hierro e Verón, mas o Raúl foi um vencedor e conquistou tantas coisas na carreira pela sua mentalidade. Sempre soube definir as jogadas movimentar-se no campo. As características do Ronaldo eram potência e velocidade, mas é difícil dizer quem era o melhor. Raúl tinha pouco de tudo e uma facilidade tremenda para marcar e fazer a diferença”, referiu Figo.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Puigdemont em liberdade, mas com proibição de sair da Sardenha

O Tribunal de Recurso de Sassari decidiu, esta sexta-feira, deixar em liberdade o ex-presidente catalão Carles Puigdemont. Enquanto decorrer o processo judicial, não pode sair da ilha italiana. Carles Puigdemont saiu em liberdade esta sexta-feira, depois …

Centenas de pessoas protestam em Barcelona contra a prisão de Puigdemont em Itália

Centenas de pessoas reuniram-se próximo do consulado italiano em Barcelona em protesto contra a prisão de Carles Puigdemont. Centenas de pessoas reuniram-se esta sexta-feira próximo do consulado italiano em Barcelona, guardado por um forte dispositivo da …

Portugal com mais 9 mortes e 757 casos de covid-19

Portugal registou 757 novos casos e nove mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …

EUA comprometem-se a tomar medidas concretas para resolver diferenças com França

Os Estados Unidos continuam a tentar resolver as diferenças com a França na sequência da crise dos submarinos, com o secretário de Estado a admitir que Washington terá de tomar medidas concretas para reconquistar a …

Portugueses suspeitos de violação em Espanha vão ser libertados

Depois de um recurso inicial ter sido rejeitado por perigo de fuga, um tribunal de instância superior aceitou o pedido de libertação dos dois portugueses que estavam em prisão preventiva desde Julho. Vão ser libertados esta …

Administração da insolvência defende a viabilização da Dielmar

As manifestações de interesse na compra da Dielmar devem ser apresentadas até à próxima segunda-feira. A assembleia de credores está marcada para 6 de Outubro. Segundo revela uma fonte próxima ao Jornal Económico, o administrador da …

FBI emite mandado de detenção a Brian Laundrie, namorado de Gabby Petito

O namorado de Gabby Petito desapareceu três dias depois da jovem também ter sido dada como desaparecida. O jovem de 23 anos está também a ser acusado de fraude bancária. O FBI emitiu esta quarta-feira um …

Cavidade gigante no espaço lança nova luz sobre a formação estelar

Astrónomos que analisaram mapas 3D das formas e tamanhos de nuvens moleculares próximas descobriram uma cavidade gigantesca no espaço. O vazio em forma de esfera, descrito na revista The Astrophysical Journal Letters, abrange cerca de 150 …

Professor que fazia vídeos obscenos foi suspenso

O Ministério da Educação suspendeu o professor de Economia e Direito da Escola Secundária Eça de Queirós, na Póvoa de Varzim, que terá um canal de YouTube com vídeos obscenos. O docente da Secundária Eça de …

Bolsonaro quis apostar caixa de uísque com Boris Johnson por “anticorpos”

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, revelou na quinta-feira que tentou "apostar uma caixa de uísque" com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, alegando ter mais anticorpos para a covid-19 do que o britânico. A sugestão …