Apurada sem saber se foi escolhida e 15 minutos extra: começou o Festival da Canção

Cláudia Pascoal / Facebook

Cláudia Pascoal nos bastidores da primeira meia-final do Festival da Canção 2023

Primeira meia-final do evento teve um problema que apurou uma canção para a final, mesmo sem saber quantos votos teve.

O Festival da Canção 2023 arrancou no sábado passado, numa meia-final diferente dos anos anteriores. Sobretudo nos minutos finais. Já lá vamos.

Moyah começou a lista de 10 canções com Too much sauce mas nem o molho a mais trouxe o toque picante que precisava para chegar à final. Logo durante a actuação, percebeu-se que o moçambicano que vive no Reino Unido não iria triunfar no festival português.

A segunda canção teve um molho bem diferente: houve som de jazz (como? no festival da RTP?) em Sonhos de liberdade. Mas BOLHA também não se apurou.

Depois, um regresso infeliz a outros tempos – não muito longínquos – do evento. Também cedo se percebeu que April Ivy+Madonna+Enola Gay não iriam entrar em Modo voo até à final.

Esta foi a terceira canção e a última que se ficou pela meia-final. As sete seguintes apuraram-se. Todas.

Para os mais confusos, ficam as explicações.

Primeiro, o número de músicas apuradas não foi igual aos anos anteriores. Como os próprios apresentadores anunciaram durante a meia-final, seriam cinco apuradas.

E foram. Primeiro, anunciaram cinco finalistas: Churky e Encruzilhada, Cláudia Pascoal e Nasci Maria, SAL com Viver, Mimicat com Ai coração (que desempenho, este…) e ainda You Can’t Win, Charlie Brown com a música Contraste mudo.

Mas afinal havia outra. Ainda houve espaço para uma sexta canção qualificada, que se apurou sem saber se realmente foi escolhida: Sapatos de cimento, trazida por Esse Povo (alguém se lembrou da Isândia na Eurovisão?).

Tânia Ribas de Oliveira explicou que houve um problema técnico. A certa altura, o número de telefone associado àquela canção (número 10) não funcionou, para quem estava a ligar de uma determinada operadora – não foi revelada qual. Ou seja, os clientes dessa operadora que queriam votar na canção 10 não conseguiram.

Foi um motivo alheio à RTP e a produção do programa decidiu colocar Sapatos de cimento na final. Porque era impossível verificar a pontuação total correcta.

Depois das seis apuradas, faltava a sétima. Houve uma espécie de prolongamento da meia-final, uns 15 minutos extra, em que os telespectadores foram convidados a telefonar novamente; gastando 60 cêntimos mais IVA em cada telefonema.

A ideia era salvar uma música. Ou seja, das cinc…das quatro que não foram apuradas no sistema habitual de votação (júri+público), os telespectadores tiveram direito a escolher uma para a final. A eleita foi Endless world, de Neon Soho.

No próximo sábado há mais. A final é no sábado seguinte, dia 11 de Março.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.