Festival de cinema sueco promete hipnotizar o público

O Festival de Cinema de Gotemburgo, na Suécia, vai realizar uma experiência de hipnose em massa no público, em três exibições exclusivas nos dias 30 de janeiro e 2 e 6 de fevereiro.

The Hypnotic Cinema (“O Cinema Hipnótico”, em tradução livre) tem três sessões agendadas e promete marcar pela diferença.

Antes das exibições de Land of Dreams, uma sátira política; Memoria, um drama na Amazónia colombiana; e Speak No Evil, um filme de terror dinamarquês – três dos filmes selecionados para a edição deste ano – um hipnotizador vai tentar induzir uma hipnose coletiva para “transformar o estado mental do público, de acordo com o humor e o tema do filme”.

Segundo o site do Festival de Cinema de Gotemburgo, o evento promete analisar o que acontece com a experiência do filme se o público ousar perder o controlo sobre a sua consciência ao ser hipnotizado.

Jonas Holmberg, diretor artístico do festival sueco, revelou que a experiência visa “levantar questões sobre submissão, transgressão e controlo“, temas tornados mais relevantes pelas “regras e restrições” impostas durante a pandemia de covid-19.

No ano passado, os organizadores decidiram realizar o evento mesmo em contexto pandémico, sem colocar em perigo os espectadores.

Segundo o Russia Today, limitaram o público a uma só pessoa: enviaram uma enfermeira para uma ilha ao largo da costa sueca, durante uma semana, para ver todos os filmes do programa.

O formato do festival de 2019 não foi menos peculiar. Os espectadores foram trancados em caixões equipados com ecrãs e altifalantes para intensificar a sensação de solidão do filme escolhido para a experiência, o Aniara.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.