Ferramentas primitivas muito anteriores ao Homem intrigam arqueólogos

Artefactos encontrados em Sulawesi

Uma equipa de arqueólogos descobriu numa Ilha da Indonésia ferramentas com cerca de 118 mil anos de idade. Um mistério para a ciência, dado que os primeiros humanos apareceram na região há apenas 50 mil anos.

Estes artefactos de pedra, da época do Pleistoceno, que decorreu entre há 2,588 milhões e 11,5 mil anos, foram encontrados durante escavações feitas em 2009, na ilha de Sulawesi.

Os investigadores não escondem estar intrigados com a origem destes artefactos, aparentemente usados por uma linhagem de humanos primitivos, que terão chegado a Sulawesi antes do Homo Sapiens.

Os resultados das investigações foram publicados na revista científica Nature.

Segundo os investigadores, a ilha de Sulawesi poderá ter sido sido povoada por populações de hominídeos primitivos, da espécie do Homo Floresiensis, mais conhecidos como Hobbits, que originalmente colonizaram a Ilha das Flores, na Indonésia.

Ryan Somma / Wikimedia

Crânio de um exemplar de Homo Floresiensis, também conhecido por Hobbit.

Crânio de um exemplar de Homo Floresiensis, também conhecido como Hobbit.

“Há um milhão de anos, uma linhagem desconhecida de hominídeos colonizou a ilha das Flores, imediatamente a sul de Sulawesi”, salienta Adam Brumm, um dos autores do estudo.

“Essas migrações de populações primitivas atravessaram o antigo continente de Sahul, que juntava por terra muitas das actuais ilhas indonésias, muito antes de os humanos modernos, o Homo Sapiens, o ter feito”, explica o cientista à Science News.

Tendo por base a posição das ilhas, as correntes oceânicas e o contexto histórico geológico, Sulawesi terá provavelmente desempenhado um papel fundamental nestas dispersões”, conclui.

“Não ficaria surpreendido se estes artefactos de Sulawesi tivessem sido mesmo fabricados pelo Homo Floresiensis”, diz Christian Tryon, arqueólogo da Universidade de Harvard.

A identificação dos misteriosos colonizadores da Ilha indonésia continua no entanto por apurar – e o mistério permanece.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Tenho acompanhado, com especial interesse, informações comprovadas sobre a história da espécie humana, para atualizar as informações registradas no livro que em breve estarei publicando.
    Parabéns pela temática explorada.
    Otácio Ruy – Belém do Pará – Brasil

RESPONDER

O gás escondido no halo da Via Láctea está a escaldar

O XMM-Newton da ESA descobriu que o gás escondido no halo da Via Láctea atinge temperaturas muito mais quentes do que se pensava anteriormente e que tem uma composição química diferente da prevista, desafiando a …

Meio pombo, meio drone. O PigeonBot mostra como é que os pássaros voam

O PigeonBot procura explorar a morfologia das asas de um pombo e mostrar como é que eles voam. Um melhor entendimento disto pode ter aplicações na aeronáutica. Há muitos anos que o dom dos animais de …

Incêndios na Austrália permitiram descobrir canal mais antigo do que as Pirâmides do Egipto

Depois de a vegetação ter sido devastada pelos incêndios em Victoria, na Austrália, investigadores descobriram que este sistema de canais é significativamente maior do que se pensava. Desde setembro do ano passado que a Austrália enfrenta uma …

Sírios estão a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer

O coordenador do projeto Médicos Sem Fronteiras na Síria diz que muitas famílias estão a ser forçadas a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer. Bombardeamentos aéreos na Síria são uma constante. …

Casa Branca prepara medidas para travar "turismo de parto"

A Casa Branca prepara-se para endurecer as medidas que permitem a emissão de vistos para mulheres estrangeiras que vão aos Estados Unidos dar à luz para que os seus filhos recebem automaticamente cidadania norte-americana. A …

Eletrões e quarks podem experimentar consciência, defende professor

O filósofo Philip Goff defende, num livro que publicou recentemente, uma teoria milenar que sustenta que todas as formas de matéria - incluindo os eletrões e até os quarks - podem experimentar consciência. Tal como observa …

Lego lança réplica da Estação Espacial Internacional

A Lego anunciou um novo conjunto para todos os entusiastas de exploração espacial. A Estação Espacial Internacional está a muitos quilómetros de distância da Terra mas, agora, quem quiser pode ter uma reprodução nas sua …

HBO anuncia sátira de animação sobre família real britânica

A plataforma de streaming HBO encomendou uma série de comédia do género de "Family Guy" em versão realeza, inspirada nos membros mais famosos da família real britânica.  De acordo com a AFP, a série vai chamar-se …

Salário mínimo sobe para 950 euros em Espanha

O Governo de Espanha anunciou, esta quarta-feira, um aumento do salário mínimo nacional para 950 euros. A ministra do Trabalho e da Economia Social, Yolanda Díaz, anunciou, esta quarta-feira, a subida do salário mínimo para os …

O Relógio do Juízo Final avança 20 segundos. Faltam 100 para o Apocalipse

O Boletim de Cientistas Atómicos anunciou, esta quinta-feira, que o Relógio do Julízo Final está mais próximo do apocalipse. Especialistas avançaram o relógio 20 segundos para alertar líderes e cidadãos de todo o mundo que …