Está provado: os Hobbits eram uma espécie à parte

Peter Brown / Universidade de New England

-

Os dentes de um fóssil conhecido como “hobbit” sugerem que este pertencia a uma espécie única, e não a um humano com um distúrbio de crescimento. A nova pesquisa sugere também que estes hobbit pode partilhar um ancestral direto com os humanos modernos.

Um fóssil de humano antigo, com apenas 90 centímetros, e cuja pequena estatura lhe granjeou o apelido de “hobbit“, tem intrigado os cientistas evolucionistas desde que os seus pequenos ossos foram descobertos na ilha indonésia de Flores.

Os fósseis com 18 mil anos foram descobertos em 2003, e desde então os cientistas têm sugerido que o hobbit, que tinha um cérebro do tamanho de uma toranja, era um ramo da linhagem humana, a Homo floresiensis.

No entanto, outros investigadores argumentavam que este “hobbit” era na verdade um humano moderno com microcefalia, uma doença que motiva uma cabeça anormalmente pequena, um corpo pequeno e um certo atraso mental.

Para saber mais sobre este hobbit, os cientistas realizaram a primeira análise profunda dos dentes deste (aparente) humano antigo. Os investigadores compararam os 40 dentes conhecidos do hobbit com os de 490 humanos modernos da Ásia, Oceânia, África e Europa, assim como de uma variedade de hominídeos extintos, como o Homo habilis – que se considera estar entre os primeiros fabricantes de ferramentas de pedra.

Os investigadores descobriram que os dentes de hobbit eram tão pequenos como os dos humanos modernos baixinhos, mas outras características destes dentes pareciam completamente diferentes dos humanos modernos.

De acordo com os investigadores, os dentes de hobbit mostravam um mosaico único de traços vistos em hominídeos primitivos misturados com traços mais avançados visto em hominídeos posteriores. Por exemplo, os dentes caninos e pré-molares pareciam primitivos, enquanto os dentes molares pareciam mais avançados, ou como se tivessem surgido mais tarde na evolução do Homo sapiens.

Estes resultados, publicados na PLoS ONE, contradizem as afirmações anteriores de que os hobbits possuíam dentes semelhantes aos dos humanos modernos, e sugerem também que os hobbits não eram apenas seres humanos modernos com anomalias graves.

Os investigadores descobriram que características dentárias primitivas do hobbit são mais semelhantes a espécimens do Homo erectus – o mais antigo ancestral dos humanos modernos – da ilha indonésia de Java. Contudo o Homo erectus era tão alto quanto os humanos modernos.

Os cientistas sugerem que em ilhas isoladas, os antepassados do hobbit sofreram um nanismo dramático, com os seus corpos a encolherem de cerca de 1,65 para 1,1 metros, e cérebros a minguar de cerca de 860 cm3 para 426 cm3.

“Este trabalho pode virar a maré no que toca à questão da origem evolutiva do Homo floresiensis“, afirma ao Live Science o principal autor do estudo, Yousuke Kaifu, paleoantropólogo no Museu Nacional de Natureza e Ciência de Tóquio.

Enquanto a linhagem humana no geral evoluiu ao longo do tempo para corpos e cérebros maiores, este “hobbit” sugere que o isolamento nas ilhas poderia reverter substancialmente esta tendência evolutiva, pondera Kaifu.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Só o Governo prevê uma aceleração em 2020. OCDE também está pouco otimista (e deixa um conselho a Centeno)

A economia portuguesa vai abrandar nos próximos anos, segundo antecipa a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE). No Economic Outlook publicado esta quinta-feira, as previsões para a economia nacional aponta para um crescimento …

Trump exige que se pare "a caça às bruxas" em reação a testemunho de embaixador

"Esta caça às bruxas deve parar agora. Tão prejudicial para o nosso país!", escreveu Donald Trump no Twitter, em reação ao testemunho do seu embaixador da União Europeia. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou …

Seis embaixadores portugueses mudam de países

Há seis embaixadores portugueses que vão mudar de cidade. O Presidente da República já assinou o decreto que rege a nomeação de novas chefias para tutelar as embaixadas de Portugal em Berlim, Madrid, Praga e …

Rúben Dias pede dois milhões por ano. Vieira não está disposto a pagar tanto

A negociação de contrato entre Rúben Dias e o SL Benfica atingiu um impasse. O jogador não se contenta com um salário inferior a dois milhões de euros líquidos por ano, mas Vieira não está …

Secretarias de Estado instaladas em "casa" dos governantes

As três secretarias de Estado que ficarão fora de Lisboa serão instaladas nas terras natal dos seus respetivos governantes. Esta medida do Governo faz parte de um esforço de descentralização. O Governo decidiu avançar nesta legislatura …

Governo quer bolsas do Ensino Superior automáticas para alunos de ação social escolar

O Governo quer que os alunos do secundário com direito à ação social escolar tenham direito, de forma automática, a bolsas do ensino superior, algo que pode acontecer já no próximo ano letivo. Segundo noticiou o …

Modelo económico do Google e Facebook "ameaça" direitos humanos, diz Amnistia Internacional

A Amnistia Internacional criticou esta quinta-feira o modelo económico "baseado na vigilância" dos gigantes da internet Google e Facebook, considerando que é uma "ameaça sistémica aos direitos humanos". Num relatório, a organização não-governamental argumentou que, ao …

Da Amora a Lima. Jorge Jesus "está a dois passos de alcançar a eternidade"

A cumprir a 31.ª época da sua carreira de técnico, iniciada há 30 anos, na temporada 1989/90, ao serviço do Amora, Jesus precisa de bater os argentinos do River Plate, os detentores do título, para …

Revolucionários colombianos estão a recrutar crianças venezuelanas para guerrilha

A Federação de Associações de Professores Universitários da Venezuela (FAPUV) denunciou na quarta-feira que grupos e subversivos da vizinha Colômbia estão a recrutar crianças em idade escolar para a guerrilha. "Temos jovens e crianças, especialmente nas …

Jornal espanhol arrasa Bale. "Desrespeitoso. Mal-agradecido"

O jornal desportivo espanhol Marca arrasa esta quinta-feira o internacional galês Gareth Bale, que representa o Real de Madrid, na sua manchete. "Desrespeitoso. Mal-aconselhado. Mal-agradecido", pode ler-se no jornal. Em causa esta a atitude do …