Feirense vs Sporting | Três pontos ao soar do gongo

O Sporting mantém o seu registo perfeito na Liga NOS 2017/18, ao bater o Feirense por 3-2 num jogo de “loucos”, em que uma primeira parte entediante não fazia esperar a chuva de golos que viria após o intervalo.

Os “leões” chegaram ao 2-0 com dois golos de “rajada”, mas uma boa reacção do Feirense acabou por valer a igualdade, que só seria desfeita no período de compensações, com uma grande penalidade aos 90+8.

O Jogo explicado em Números

  • Começo de partida lento no Estádio Marcolino de Castro. Não houve um único remate nos primeiros 15 minutos do desafio, período em que as longas pausas devido a faltas (oito, quatro para cada lado) acabaram por quebrar o ritmo. Ainda assim, havia a salientar o domínio do Sporting em termos de posse de bola (61%-39%) e eficácia de passe (77%-59%).
  • Aos 19 minutos, forte contrariedade para Jorge Jesus, que perdeu Piccini devido a lesão. No tempo em que esteve em campo, o lateral italiano contabilizou quatro passes, 11 toques e um alívio. Com a entrada de Alan Ruiz, o treinador “verde-e-branco” esperava dar novo fulgor ao seu ataque, isto porque o jogo continuava morno…
  • Foi preciso esperar 34 minutos para se assistir ao primeiro remate em Santa Maria da Feira, da autoria de Etebo, que obrigou Rui Patrício a aplicar-se. Pouco depois, os adeptos leoninos apanharam um enorme susto ao verem Edson surgir na cara de Rui Patrício após uma perda infantil de Mathieu. O jogador brasileiro acabou, no entanto, por rematar ao lado.
  • Terminada a primeira parte, as contas já estavam mais equilibradas. Aliás, o Feirense apenas perdia para o Sporting em matéria de posse de bola e distribuição, porque as outras contas pendiam para o seu lado. O lateral-esquerdo Kakuba era, por esta altura, o líder dos GoalPoint Ratings, com nota 6.3, fruto de 43 toques na bola, nove acções defensivas e um fora-de-jogo provocado. Era preciso descer um pouco na lista para chegar ao melhor sportinguista, que era o guarda-redes Rui Patrício 5.6, com oito passes longos eficazes, uma defesa e cinco recolhas.
  • O segundo tempo arrancou com uma espectacular defesa de Caio, após um cabeceamento “à queima-roupa” de Bruno Fernandes. Apertava-se com cerco à baliza do Feirense, que vira o adversário rematar quatro vezes (duas delas à baliza) e ter 66% de posse nos primeiros 15 minutos.
  • E foi então que tudo mudou. No espaço de dois minutos o Sporting marcou por duas vezes, por intermédio de Coates e Bruno Fernandes. No primeiro golo, o central uruguaio “fuzilou” a baliza do Feirense numa recarga após defesa inicial de Caio. No segundo, o médio português picou a bola sobre o guardião fogaceiro na sequência de um magistral passe de Gelson Martins, chegando aos quatro golos no campeonato.
  • O jogo parecia estar controlado, mas o Feirense fez questão de deixar tudo em aberto com o golo de João Silva, aos 68 minutos, após ganhar a Bruno Fernandes nas alturas.
  • A assistência de Gelson Martins, a primeira da época no campeonato, confirmava o seu estatuto de maior desequilibrador da equipa “leonina”. O camisola 77 do Sporting somava quatro passes para finalização, mais do que qualquer outro jogador da sua equipa, e um cruzamento eficaz. No entanto, nem tudo eram rosas: é que, dos seus 12 duelos disputados, Gelson Martins tinha apenas uma disputa ganha.
  • Aos 80 minutos, balde de água fria nas hostes sportinguistas, uma vez que o Feirense chegou ao 2-2, num remate cruzado de Etebo a passe de Edson Farias. Na génese da jogada esteve uma perdida de bola de Jonathan Silva, que sucumbiu à pressão da equipa da casa. O empate parecia ser o desfecho final, mas já ao cair do pano Bas Dost restabeleceu a vantagem para os visitantes, através de uma grande penalidade, naquele que foi o seu único remate enquadrado do desafio.

O Homem do Jogo

Bruno Fernandes é cada vez mais o homem do momento em Alvalade, e deixa Santa Maria da Feira com mais uma grande exibição no seu portefólio. O camisola 8 dos “leões” apontou um golo (e que golo) num dos dois disparos enquadrados que fez, somou três passes para finalização e colocou a bola na área adversária em 12 ocasiões.

“Só” isto chegou para que fosse o homem do jogo GoalPoint Rating, com nota 7.1, apesar de ter deixado estado abaixo do esperado em alguns aspectos: desperdiçou uma ocasião flagrante, falhou 18 passes e dois desarmes e perdeu a posse 32 vezes.

https://twitter.com/_Goalpoint/status/906237309812707328

Jogadores em foco

  • Coates 6.6 – Foi um dos principais responsáveis pelo triunfo da sua equipa. Rematou quatro vezes, duas delas à baliza, marcou um golo e sofreu uma grande penalidade. Venceu cinco dos nove duelos que disputou e conseguiu ainda dois alívios.
  • William Carvalho 6.0 – No regresso à equipa, esteve em bom plano. Registou dois passes para finalização, dois dribles eficazes cinco alívios, 97 toques e 74 passes certos.
  • Caio Secco 5.8 – Foi um dos melhores jogadores do Feirense, mantendo a sua equipa na luta pelo resultado até ao final com quatro defesas, algumas delas de grande dificuldade técnica.
  • Bas Dost 5.7 – Apontou o golo da vitória, é certo, mas teve uma noite muito discreta. Rematou apenas duas vezes e tocou na bola em 13 ocasiões. Disputou três duelos, vencendo dois.
  • Edson Farias 3.9 – O pior jogador da noite. Falhou uma ocasião flagrante, venceu apenas seis dos 21 duelos que disputou, perdeu a bola 20 vezes, cometeu cinco faltas e sofreu quatro desarmes.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Comissão Europeia aprova comercialização da primeira vacina para o Ébola

A Comissão Europeia anunciou no início da semana que concedeu uma autorização para a comercialização da primeira vacina contra o Ébola, designada Ervebo e produzida pela farmacêutica Merck. A vacina estava a ser produzida desde o …

Facebook lança o seu próprio MB Way

O Facebook lançou nos Estados Unidos uma nova funcionalidade para facilitar pagamentos através das quatro principais aplicações do grupo, que é semelhante ao funcionamento das transações com o MB Way. Em comunicado, Deborah Liu, responsável do …

O dilema dos chumbos, o "engano" de Ventura e o "falso liberal". O primeiro debate aqueceu

O primeiro debate quinzenal da legislatura arrancou esta quarta-feira e ficou marcado pelas retenções até ao 9.º ano - Chumba ou não chumba?, quis saber a direita, bem como pelo aumento do salário mínimo nacional …

Sondagem europeia defende tratado internacional que proíba "robôs assassinos"

Quase três em cada quatro pessoas querem que o seu governo colabore com outros países para proibir sistemas letais de armas autónomas. A organização não-governamental Human Rights Watch (HRW) divulgou esta quarta-feira os resultados de uma …

Pentágono está a criar bactérias que detetam explosivos no subsolo

O Pentágono, em conjunto com a empresa de defesa Raytheon, está a desenvolver um sistema capaz de produzir bactérias geneticamente modificadas no subsolo, com o objetivo de detetar explosivos no subsolo. Neste projeto, iniciado pela Agência …

Hospitais voltam a não poder aumentar número de trabalhadores sem visto da tutela em 2020

Os hospitais vão continuar em 2020 impedidos de aumentar o número de trabalhadores sem a autorização prévia do Ministério da Saúde, segundo um despacho a que a agência Lusa teve acesso. O despacho assinado pelo secretário …

Onda crescente de ataques com explosivos alarma Suécia

A Suécia tem visto um aumento sem precedentes de ataques com explosivos. Em outubro, Estocolmo foi alvo de três ataques em apenas uma noite.  Se pensarmos num país com guerras de gangues constantes, o último nome …

Ruben foi libertado depois de passar 11 anos na prisão por crimes que não cometeu

Ruben Martinez Jr. saiu em liberdade do Supremo Tribunal de Los Angeles após ter passado 11 anos na prisão por uma série de assaltos à mão armada que não cometeu. Um homem que passou 11 anos …

Um em cada três portugueses não vai ao dentista ou só vai em caso de emergência

Mais de 30% dos portugueses não vão ao dentista ou só o fazem em caso de urgência e quase 10% não tem qualquer dente, segundo o Barómetro da Saúde Oral de 2019. De acordo com os …

Pintura de Monet rende 25 milhões de euros em leilão

A Sotheby's vendeu por 27,6 milhões de dólares (25 milhões de euros) uma pintura de Claude Monet, "Charing Cross Bridge", na terça-feira à noite em Nova Iorque num leilão de arte impressionista e moderna. O trabalho …