Paris fecha escolas próximas de Notre Dame devido a alta concentração de chumbo

Ian Langsdon / EPA

Duas escolas localizadas na zona da catedral de Notre Dame, em Paris, foram encerradas provisoriamente “por precaução” após ter sido verificada uma elevada taxa de concentração de chumbo, divulgou esta quinta-feira a câmara da capital francesa.

O grande incêndio que atingiu a emblemática catedral de Notre Dame a 15 de abril provocou a libertação para a atmosfera de várias toneladas de partículas de chumbo. Durante o atual período de férias escolares, os dois estabelecimentos de ensino visados estavam a ser utilizados como centros de lazer para cerca de 180 crianças.

Após testes recentes realizados pela Agência de Saúde regional nas instalações das duas escolas foram detetados níveis de concentração de chumbo superiores ao limite de 5.000 microgramas por metro quadrado. Os estabelecimentos em questão “vão permanecer encerrados provisoriamente” esta quinta e sexta-feira.

A autarquia de Paris precisou que a elevada concentração de chumbo foi verificada nos pátios exteriores e não no interior dos edifícios.

As crianças foram, entretanto, transferidas para outras unidades, enquanto as escolas vão ser alvo de uma limpeza “completa e profunda”. Também será realizada uma nova ronda de testes, cujos resultados serão tornados públicos na sexta-feira.

Na semana passada, a câmara de Paris tinha informado que as amostras recolhidas nas escolas localizadas nas imediações da catedral de Notre-Dame não justificavam “nenhum aviso de alerta”.

Segundo uma investigação do jornal Mediapart, publicada este mês, as autoridades francesas terão ocultado da opinião pública que o incêndio que atingiu em abril a catedral provocou a libertação para a atmosfera de uma quantidade de chumbo que ultrapassa amplamente os níveis considerados como seguros para a saúde das pessoas.

O jornal digital francês, que avançou que a “nuvem de chumbo” contaminou as áreas vizinhas do monumento, acusou a câmara de Paris de “não ter realizado uma limpeza profunda” da zona atingida.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Turismos de Portugal e Espanha querem "confinar" população na Península Ibérica. Fronteiras só abrem em julho

Os Turismos de Portugal e Espanha estão a preparar campanhas de promoção para captar os 55 milhões de habitantes dos dois país durante o verão. De acordo com o semanário Expresso, Portugal e Espanha preparam-se para …

Autocarro do Benfica apedrejado. Casas de jogadores vandalizadas com ameaças

O autocarro benfiquista foi apedrejado após o jogo com o Tondela. Além disso, a casa de alguns jogadores foram grafitadas com ameaças, nomeadamente a de Pizzi. O autocarro do Benfica foi atacado após o empate frente …

Rio só está à espera de Marcelo. E não se compromete com o Orçamento

O presidente do PSD deu uma entrevista à TSF, na qual afirmou que só está à espera que Marcelo Rebelo de Sousa avance para anunciar o apoio do partido à sua recandidatura. Em entrevista à TSF, …

Contrariando as autoridades, Hong Kong assinala aniversário de Tiananmen. "Podem reprimir as nossas atividades mas não o nosso espírito"

Evocando razões de saúde pública devido à pandemia, as autoridades de Hong Kong proibiram a vigília de quinta-feira que visava assinalar o 31.º aniversário do massacre de Tiananmen. As aglomerações com mais de oito pessoas …

Governo pondera criar nova contribuição sobre a banca para financiar Segurança Social

O Governo de António Costa está a estudar a criação de uma contribuição adicional de solideriedade sobre o setor bancário para ajudar a financiar a Segurança Social e fazer face aos custos de resposta à …

Arqueólogos encontram rara ferramenta de caça com 300 mil anos

Arqueólogos encontraram uma ferramenta de madeira utilizada na caça há 300 mil anos. É muito raro encontrar artefactos paleolíticos feitos de madeira, realça o autor do estudo. Uma equipa de investigadores da Universidade de Tübingen e …

Twitter não descarta suspender conta de Donald Trump

Um alto responsável da plataforma digital Twitter não excluiu a suspensão da conta da Donald Trump caso o Presidente norte-americano prossiga a publicação de mensagens incendiárias que transgridam as regras daquela rede social. Com 81,7 milhões …

Patrões agradados com o plano do Governo. PSD diz que "é muito fraco"

Enquanto patrões e sindicalistas ficaram bastante satisfeitos com o Programa de Estabilização Económica e Social apresentado pelo Governo, o PSD deixou duras críticas. Esta quinta-feira, no final do Conselho de Ministros, onde foi aprovado o plano …

Na resposta a uma crise, ligações humanas podem piorar ainda mais as coisas

Um novo estudo sugere que a conexão humana nem sempre é uma coisa boa, sobretudo quando se trata de ultrapassar uma crise com sucesso. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 2480 voluntários …

Brasil ultrapassa Itália e torna-se no terceiro país com mais mortes

O país sul-americano, que tem uma população estimada em 210 milhões de habitantes, contabiliza 34.021 vítimas mortais e 614.941 casos confirmados. O Brasil ultrapassou a Itália e tornou-se no terceiro país do mundo com mais mortes …