Paris fecha escolas próximas de Notre Dame devido a alta concentração de chumbo

Ian Langsdon / EPA

Duas escolas localizadas na zona da catedral de Notre Dame, em Paris, foram encerradas provisoriamente “por precaução” após ter sido verificada uma elevada taxa de concentração de chumbo, divulgou esta quinta-feira a câmara da capital francesa.

O grande incêndio que atingiu a emblemática catedral de Notre Dame a 15 de abril provocou a libertação para a atmosfera de várias toneladas de partículas de chumbo. Durante o atual período de férias escolares, os dois estabelecimentos de ensino visados estavam a ser utilizados como centros de lazer para cerca de 180 crianças.

Após testes recentes realizados pela Agência de Saúde regional nas instalações das duas escolas foram detetados níveis de concentração de chumbo superiores ao limite de 5.000 microgramas por metro quadrado. Os estabelecimentos em questão “vão permanecer encerrados provisoriamente” esta quinta e sexta-feira.

A autarquia de Paris precisou que a elevada concentração de chumbo foi verificada nos pátios exteriores e não no interior dos edifícios.

As crianças foram, entretanto, transferidas para outras unidades, enquanto as escolas vão ser alvo de uma limpeza “completa e profunda”. Também será realizada uma nova ronda de testes, cujos resultados serão tornados públicos na sexta-feira.

Na semana passada, a câmara de Paris tinha informado que as amostras recolhidas nas escolas localizadas nas imediações da catedral de Notre-Dame não justificavam “nenhum aviso de alerta”.

Segundo uma investigação do jornal Mediapart, publicada este mês, as autoridades francesas terão ocultado da opinião pública que o incêndio que atingiu em abril a catedral provocou a libertação para a atmosfera de uma quantidade de chumbo que ultrapassa amplamente os níveis considerados como seguros para a saúde das pessoas.

O jornal digital francês, que avançou que a “nuvem de chumbo” contaminou as áreas vizinhas do monumento, acusou a câmara de Paris de “não ter realizado uma limpeza profunda” da zona atingida.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Assunção Cristas ataca falhanços do Governo na saúde

A presidente do CDS-PP atacou, esta segunda-feira, os falhanços do Governo e visitou uma Unidade de Saúde Familiar (USF) em Lisboa para pedir contas à promessa de acabar com os centros de saúde em prédios …

Companhia aérea fez mais de 80 voos sem nenhum passageiro a bordo (e não se sabe porquê)

Um relatório revelou que a companhia aérea Pakistan International Airlines (PIA) fez mais de 80 voos sem ter nenhum passageiro a bordo. Estas operações aconteceram durante dois anos, desde 2016 até 2017, e as perda financeiras …

Rússia adere definitivamente ao acordo de Paris

A Rússia assinou, esta segunda-feira, uma resolução governamental que consagra a adesão definitiva ao Acordo de Paris sobre redução de emissões de gases com efeito de estufa, assinado por 195 países. "O primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, …

"Roubaram-me os sonhos e a infância", acusa Greta Thunberg na Cimeira do Clima

A jovem ativista sueca criticou, esta segunda-feira, os líderes mundiais pela inação face às alterações climáticas e acusou-os de lhe roubarem os sonhos e a infância. "Como é que se atreveram? Vocês roubaram-me os sonhos e …

Jerónimo frisa que passes de transportes mais baratos foram obra da CDU

O secretário-geral comunista vincou o papel do PCP e "Os Verdes" na redução dos preços dos passes dos transportes públicos, numa sessão pública com trabalhadores das empresas do setor, na estação de comboios de Santa …

Morte de menina de oito anos com bala perdida revolta Brasil

A morte de Ágatha Félix, uma menina de oito anos atingida, alegadamente, por uma bala perdida da polícia do Rio de Janeiro, está a provocar indignação no Brasil. Ágatha Felix tinha oito anos e foi baleada …

Nós, Cidadãos! defende mudanças na escolha do PGR para combater corrupção

O presidente do partido Nós, Cidadãos! defende mudanças na escolha do Procurador-Geral da República, afirmando que boa parte dos 42 mil milhões de euros que a corrupção custou aos portugueses se deveu à inoperância desta …

"Estranhos sintomas" que afligiam diplomatas em Cuba podem ter sido causados por pesticidas

A misteriosa origem dos estranhos sintomas (entre eles, zumbidos, tonturas, náuseas, perdas de audição e de memória e outras dificuldades cognitivas) que afligiram diplomatas canadianos e norte-americanos em Cuba entre 2016 e 2018 dever-se-á a …

Testes rápidos ao VIH já podem ser feitos em casa

A partir da próxima semana vai ser possível comprar nas farmácias autotestes ao vírus da SIDA para fazer em casa. Os resultados demoram apenas 15 minutos. As farmácias portuguesas vão começar a vender, a partir da …

Polícia dispara balas de borracha sobre manifestantes em Hong Kong

A polícia disparou no domingo balas de borracha em confrontos com manifestantes pró-democracia, em Hong Kong, perto de um centro comercial no qual causaram distúrbios. Pelo décimo sexto fim de semana de mobilização, milhares de manifestantes …