FC Porto vence Varzim e segue em frente na Taça

Estela Silva / Lusa

André André e Christian Tello marcaram os dois golos do FC Porto na Póvoa do Varzim

André André e Christian Tello marcaram os dois golos do FC Porto na Póvoa do Varzim

O FC Porto garantiu hoje a passagem à quarta eliminatória da Taça de Portugal, ao derrotar o Varzim, da Segunda Liga, por 2-0, com golos de Tello, na primeira parte, e André André, no último minuto.

Os ‘dragões’ acabaram por não ter uma tarefa fácil, perante um Varzim aguerrido, que em vários momentos manteve a contenda equilibrada, embora não resistindo o maior poderio individual do adversário.

A equipa de Julen Lopetegui, que surgiu sem as principais individualidades, até poderia ter resolvido mais cedo, mas, sobretudo na segunda parte, acabou por ser demasiado perdulária, logrando o tento da tranquilidade apenas no suspiro final do desafio.

Ainda assim, até foi o Varzim a entrar melhor, explorando alguma falta de entrosamento dos ‘dragões’ para criar a primeira oportunidade do encontro, num remate cruzado de Adilson, logo aos quatro minutos, que saiu um pouco lado.

O FC Porto não demorou a reagir, e, 10 minutos depois, Bueno, uma das três estreias a titular, juntamente com Helton e Lichnovsky, deixou o primeiro aviso à baliza poveira, com um remate por cima.

O espanhol dos ‘azuis e brancos’ voltou a estar em destaque, aos 20 minutos, desta com uma assistência para Christian Tello, que depois de deixar um defesa para trás, arrancou para o 1-0, com um remate sem hipótese para Ricardo.

Apesar do revês, os donos do terreno não esmoreceram, e, logo de seguida, Rodrigo Dantas e Rui Coentrão tiveram boas oportunidades para restabelecer o empate.

Apesar da toada de equilíbrio, acabou por ser o FC Porto, ainda antes do intervalo, a protagonizar mais perigo, primeiro num cabeceamento de Evandro e, depois, num desperdício de Pablo Osvaldo, que, isolado, permitiu a defesa de Ricardo.

No segundo tempo, a partida desceu de qualidade, com o FC Porto a baixar o ritmo, parecendo acomodado à vantagem mínima, enquanto o Varzim, apesar de esforçado, não conseguia articular o seu jogo de forma objetiva.

Nesta toada, a partida centrou-se muito em inconsequentes batalhas do meio campo, apenas quebrada por algumas iniciativas individuais dos jogadores do FC Porto, mas que não tinham a melhor sequência no capítulo da finalização.

Espelho disso foi a prestação de Osvaldo, que, em duas oportunidades com o guarda-redes pela frente, fez o mais difícil, falhando o alvo.

Com o avançar do cronómetro, os poveiros foram perdendo as forças e clarividência e, com as lesões de Abel e Stanley, dois dos melhores da formação da casa, permitirem aos ‘dragões’ acentuarem a pressão.

Assim, já no último minuto, o ex-poveiro André André, entrando para os instantes finais, acabou apontar o golo da tranquilidade, para os dragões, estabelecendo o 2-0 final.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …