FC Porto vence Varzim e segue em frente na Taça

Estela Silva / Lusa

André André e Christian Tello marcaram os dois golos do FC Porto na Póvoa do Varzim

André André e Christian Tello marcaram os dois golos do FC Porto na Póvoa do Varzim

O FC Porto garantiu hoje a passagem à quarta eliminatória da Taça de Portugal, ao derrotar o Varzim, da Segunda Liga, por 2-0, com golos de Tello, na primeira parte, e André André, no último minuto.

Os ‘dragões’ acabaram por não ter uma tarefa fácil, perante um Varzim aguerrido, que em vários momentos manteve a contenda equilibrada, embora não resistindo o maior poderio individual do adversário.

A equipa de Julen Lopetegui, que surgiu sem as principais individualidades, até poderia ter resolvido mais cedo, mas, sobretudo na segunda parte, acabou por ser demasiado perdulária, logrando o tento da tranquilidade apenas no suspiro final do desafio.

Ainda assim, até foi o Varzim a entrar melhor, explorando alguma falta de entrosamento dos ‘dragões’ para criar a primeira oportunidade do encontro, num remate cruzado de Adilson, logo aos quatro minutos, que saiu um pouco lado.

O FC Porto não demorou a reagir, e, 10 minutos depois, Bueno, uma das três estreias a titular, juntamente com Helton e Lichnovsky, deixou o primeiro aviso à baliza poveira, com um remate por cima.

O espanhol dos ‘azuis e brancos’ voltou a estar em destaque, aos 20 minutos, desta com uma assistência para Christian Tello, que depois de deixar um defesa para trás, arrancou para o 1-0, com um remate sem hipótese para Ricardo.

Apesar do revês, os donos do terreno não esmoreceram, e, logo de seguida, Rodrigo Dantas e Rui Coentrão tiveram boas oportunidades para restabelecer o empate.

Apesar da toada de equilíbrio, acabou por ser o FC Porto, ainda antes do intervalo, a protagonizar mais perigo, primeiro num cabeceamento de Evandro e, depois, num desperdício de Pablo Osvaldo, que, isolado, permitiu a defesa de Ricardo.

No segundo tempo, a partida desceu de qualidade, com o FC Porto a baixar o ritmo, parecendo acomodado à vantagem mínima, enquanto o Varzim, apesar de esforçado, não conseguia articular o seu jogo de forma objetiva.

Nesta toada, a partida centrou-se muito em inconsequentes batalhas do meio campo, apenas quebrada por algumas iniciativas individuais dos jogadores do FC Porto, mas que não tinham a melhor sequência no capítulo da finalização.

Espelho disso foi a prestação de Osvaldo, que, em duas oportunidades com o guarda-redes pela frente, fez o mais difícil, falhando o alvo.

Com o avançar do cronómetro, os poveiros foram perdendo as forças e clarividência e, com as lesões de Abel e Stanley, dois dos melhores da formação da casa, permitirem aos ‘dragões’ acentuarem a pressão.

Assim, já no último minuto, o ex-poveiro André André, entrando para os instantes finais, acabou apontar o golo da tranquilidade, para os dragões, estabelecendo o 2-0 final.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Há três anos, uma tempestade de poeira em Marte desencadeou a primavera no polo sul

Em 2018, Marte foi palco de uma fortíssima tempestade de areia que destruiu um vórtice de ar frio em torno do polo sul do planeta, desencadeando uma primavera precoce. Já no hemisfério norte, a tempestade …

Vídeo mostra salmões feridos devido ao sobreaquecimento das águas

O vídeo foi gravado por um grupo de conservação ambiental depois de uma onda de calor no Noroeste Pacífico que fez as temperaturas da água atingirem os 21 graus Celsius. De acordo com o jornal The …

Uma prenda de aniversário. Israelita doou um dos seus rins a um menino palestiniano

Uma israelita quis doar um rim a um estranho. Estranho esse que acabou por ser uma criança, de apenas três anos, que vive na Faixa de Gaza, na Palestina. De acordo com a agência Associated Press, …

Novo método permite eliminar a bioincrustação marinha eficazmente

Um projeto inovador demonstrou como os revestimentos de superfície eletricamente carregados podem eliminar a bioincrustação marinha ou o crescimento de organismos marinhos, melhorando a operação e manutenção de embarcações navais. A bioincrustação marinha é um fenómeno …

Aglomerado de safiras estrela encontrado no Sri Lanka pode ser o maior do mundo

Um aglomerado de safiras estrela do mundo foi encontrado num quintal no Sri Lanka. A pedra é azul, pesa 510 quilos e estima-se que valha cerca de 84 milhões de euros. A pedra foi encontrada …

Médico sírio acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade

Um médico sírio foi acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade por supostamente torturar e matar pessoas em hospitais militares no seu país de origem, informaram os promotores na quarta-feira. O Ministério Público Federal de …

Justiça climática. Vamos todos sofrer com as alterações climáticas, mas não de forma igual

A recente onda de calor na América do Norte é mais um exemplo de que apesar de ser um problema global, as alterações climáticas não vão afectar todos igualmente e podem exacerbar injustiças sociais e …

Os exemplos que Portugal deve seguir (e evitar) nas últimas etapas da pandemia

No plano apresentado pela equipa de Raquel Duarte comparam-se as estratégias opostas adotadas por Israel e Reino Unido, com a segunda a merecer nota negativa por parte dos investigadores. Os dados foram lançados na reunião que …

Jogos da Taça da Liga de sábado adiados para domingo para poderem ter público

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou, esta quinta-feira, que os jogos da Taça da Liga agendados para sábado vão ser adiados para domingo, para que possam ter público nas bancadas. "A Liga, …

Dinamarca enfrenta acção legal por querer repatriar refugiados sírios

O governo dinamarquês quer repatriar sírios naturais de Damasco depois de um relatório mostrar que há zonas da Síria onde a segurança melhorou. A decisão está a ser criticada por activistas e o caso pode …