FC Porto vence Varzim e segue em frente na Taça

Estela Silva / Lusa

André André e Christian Tello marcaram os dois golos do FC Porto na Póvoa do Varzim

André André e Christian Tello marcaram os dois golos do FC Porto na Póvoa do Varzim

O FC Porto garantiu hoje a passagem à quarta eliminatória da Taça de Portugal, ao derrotar o Varzim, da Segunda Liga, por 2-0, com golos de Tello, na primeira parte, e André André, no último minuto.

Os ‘dragões’ acabaram por não ter uma tarefa fácil, perante um Varzim aguerrido, que em vários momentos manteve a contenda equilibrada, embora não resistindo o maior poderio individual do adversário.

A equipa de Julen Lopetegui, que surgiu sem as principais individualidades, até poderia ter resolvido mais cedo, mas, sobretudo na segunda parte, acabou por ser demasiado perdulária, logrando o tento da tranquilidade apenas no suspiro final do desafio.

Ainda assim, até foi o Varzim a entrar melhor, explorando alguma falta de entrosamento dos ‘dragões’ para criar a primeira oportunidade do encontro, num remate cruzado de Adilson, logo aos quatro minutos, que saiu um pouco lado.

O FC Porto não demorou a reagir, e, 10 minutos depois, Bueno, uma das três estreias a titular, juntamente com Helton e Lichnovsky, deixou o primeiro aviso à baliza poveira, com um remate por cima.

O espanhol dos ‘azuis e brancos’ voltou a estar em destaque, aos 20 minutos, desta com uma assistência para Christian Tello, que depois de deixar um defesa para trás, arrancou para o 1-0, com um remate sem hipótese para Ricardo.

Apesar do revês, os donos do terreno não esmoreceram, e, logo de seguida, Rodrigo Dantas e Rui Coentrão tiveram boas oportunidades para restabelecer o empate.

Apesar da toada de equilíbrio, acabou por ser o FC Porto, ainda antes do intervalo, a protagonizar mais perigo, primeiro num cabeceamento de Evandro e, depois, num desperdício de Pablo Osvaldo, que, isolado, permitiu a defesa de Ricardo.

No segundo tempo, a partida desceu de qualidade, com o FC Porto a baixar o ritmo, parecendo acomodado à vantagem mínima, enquanto o Varzim, apesar de esforçado, não conseguia articular o seu jogo de forma objetiva.

Nesta toada, a partida centrou-se muito em inconsequentes batalhas do meio campo, apenas quebrada por algumas iniciativas individuais dos jogadores do FC Porto, mas que não tinham a melhor sequência no capítulo da finalização.

Espelho disso foi a prestação de Osvaldo, que, em duas oportunidades com o guarda-redes pela frente, fez o mais difícil, falhando o alvo.

Com o avançar do cronómetro, os poveiros foram perdendo as forças e clarividência e, com as lesões de Abel e Stanley, dois dos melhores da formação da casa, permitirem aos ‘dragões’ acentuarem a pressão.

Assim, já no último minuto, o ex-poveiro André André, entrando para os instantes finais, acabou apontar o golo da tranquilidade, para os dragões, estabelecendo o 2-0 final.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Decisão unânime. Deputados vão pedir para ver contrato de venda do Novo Banco (e para ouvir Carlos Costa)

Os deputados da comissão de orçamento e Finanças aprovaram esta quarta-feira por unanimidade o requerimento do Bloco de Esquerda para que seja entregue ao parlamento o contrato de venda do Novo Banco ao Lone Star. Segundo …

Portugal poderá receber 26,3 mil milhões de Bruxelas. 15,5 mil milhões a fundo perdido

Portugal poderá receber 26,3 mil milhões de euros em subvenções e empréstimos no âmbito do Fundo de Recuperação da União Europeia (UE), após a crise da covid-19, que ascende a um total de 750 mil …

"Taxa covid" cobrada por clínicas e hospitais privados não é ilegal (e pode alastar ao comércio)

Aumentaram, nos últimos dias, as queixas à DECO, a Associação de Defesa do Consumidor, relacionadas com o pagamento de taxas adicionais no acesso a hospitais e clínicas privadas. Taxas que se destinam a pagar os …

O Banif deixou de ser um banco em 2015, mas continua sem haver relatório obrigatório por lei

Os credores aguardam há quatro anos e meio que seja divulgado o relatório que diga qual a percentagem de recuperação a que têm direito por lei. A 20 de dezembro, completaram-se quatro anos desde que o …

FC Porto revela tempo mínimo de paragem de Marcano

O futebolista Iván Marcano, que sofreu uma uma rotura do ligamento cruzado, vai ficar afastado dos revelados pelo menos durante três meses. Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o FC Porto …

Num voo histórico, Space X lança esta quarta-feira astronautas da NASA para o Espaço

A Space X vai lançar esta quarta-feira dois astronautas da NASA para o Espaço. Este voo tripulado será certamente histórico, assinalando momentos importantes quer para a agência espacial norte-americana quer para a empresa de Elon …

Crise no PSG. Mbappé e Di Maria dispensam 70% do salário, Neymar não abdica de um euro

Visando minimizar os impactos financeiros da covid-19, o PSG reuniu com a equipa para discutir uma redução salarial. De acordo com o francês Le Figaro, não houve consenso: Mbappé e Di Maria estão dispostos a …

Bruxelas propõe Fundo de Recuperação de 750 mil milhões de euros

A Comissão Europeia vai propor um Fundo de Recuperação de 750 mil milhões de euros para a Europa superar a crise provocada pela pandemia da covid-19. "A Comissão propõe um Fundo de Recuperação de 750 mil …

Gabriel confirma recuperação. "Pronto para voltar aos relvados"

Recorrendo às redes sociais, o médio brasileiro do Benfica Gabriel confirmou que já recuperou da lesão ocular e que se encontra pronto para voltar aos relvados. "Estou recuperado e pronto para voltar aos relvados graças …

Défice está a agravar-se. Medidas contra a pandemia custaram 660 milhões ao OE

O défice orçamental em abril agravou-se em 341 milhões de euros, quando comparado com o mesmo mês do ano passado. Os impactos da pandemia de covid-19 já se estão a fazer sentir. De acordo com os …