FC Porto vence Varzim e segue em frente na Taça

Estela Silva / Lusa

André André e Christian Tello marcaram os dois golos do FC Porto na Póvoa do Varzim

André André e Christian Tello marcaram os dois golos do FC Porto na Póvoa do Varzim

O FC Porto garantiu hoje a passagem à quarta eliminatória da Taça de Portugal, ao derrotar o Varzim, da Segunda Liga, por 2-0, com golos de Tello, na primeira parte, e André André, no último minuto.

Os ‘dragões’ acabaram por não ter uma tarefa fácil, perante um Varzim aguerrido, que em vários momentos manteve a contenda equilibrada, embora não resistindo o maior poderio individual do adversário.

A equipa de Julen Lopetegui, que surgiu sem as principais individualidades, até poderia ter resolvido mais cedo, mas, sobretudo na segunda parte, acabou por ser demasiado perdulária, logrando o tento da tranquilidade apenas no suspiro final do desafio.

Ainda assim, até foi o Varzim a entrar melhor, explorando alguma falta de entrosamento dos ‘dragões’ para criar a primeira oportunidade do encontro, num remate cruzado de Adilson, logo aos quatro minutos, que saiu um pouco lado.

O FC Porto não demorou a reagir, e, 10 minutos depois, Bueno, uma das três estreias a titular, juntamente com Helton e Lichnovsky, deixou o primeiro aviso à baliza poveira, com um remate por cima.

O espanhol dos ‘azuis e brancos’ voltou a estar em destaque, aos 20 minutos, desta com uma assistência para Christian Tello, que depois de deixar um defesa para trás, arrancou para o 1-0, com um remate sem hipótese para Ricardo.

Apesar do revês, os donos do terreno não esmoreceram, e, logo de seguida, Rodrigo Dantas e Rui Coentrão tiveram boas oportunidades para restabelecer o empate.

Apesar da toada de equilíbrio, acabou por ser o FC Porto, ainda antes do intervalo, a protagonizar mais perigo, primeiro num cabeceamento de Evandro e, depois, num desperdício de Pablo Osvaldo, que, isolado, permitiu a defesa de Ricardo.

No segundo tempo, a partida desceu de qualidade, com o FC Porto a baixar o ritmo, parecendo acomodado à vantagem mínima, enquanto o Varzim, apesar de esforçado, não conseguia articular o seu jogo de forma objetiva.

Nesta toada, a partida centrou-se muito em inconsequentes batalhas do meio campo, apenas quebrada por algumas iniciativas individuais dos jogadores do FC Porto, mas que não tinham a melhor sequência no capítulo da finalização.

Espelho disso foi a prestação de Osvaldo, que, em duas oportunidades com o guarda-redes pela frente, fez o mais difícil, falhando o alvo.

Com o avançar do cronómetro, os poveiros foram perdendo as forças e clarividência e, com as lesões de Abel e Stanley, dois dos melhores da formação da casa, permitirem aos ‘dragões’ acentuarem a pressão.

Assim, já no último minuto, o ex-poveiro André André, entrando para os instantes finais, acabou apontar o golo da tranquilidade, para os dragões, estabelecendo o 2-0 final.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" alienígenas

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" de origem alienígena. Quem o diz é o astrofísico Zaza Osmanov, que parte do conceito de sonda replicante do matemático John von Neuman e o ajusta à nano-escala. …

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …