FC Porto vence Rio Ave e mantém-se a três pontos do Benfica

d.r. FCPorto / Facebook

-

O FC Porto venceu hoje o Rio Ave, por 3-1, em partida da 28.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, marcada por um domínio vincado dos ‘dragões’ e pouca inspiração dos vila-condenses.

A equipa de Julen Lopetegui particamente sentenciou o jogo na primeira parte, com os golos de Ricardo Quaresma e Danilo, e apesar da reação do Rio Ave, no segundo tempo, com o tento de Tarantini, chegou com facilidade ao 3-1 final, por Hernâni.

Com este resultado, o FC Porto mantêm a perseguição ao líder Benfica, continuando a três pontos dos ‘encarnados’, enquanto o Rio Ave marcou passo na luta pelos lugares europeus, quebrando um ciclo de quatro jogos sem perder.

Com uma entrada forte na partida, os ‘azuis e brancos’ não demoraram a manietar um Rio Ave que começou muito recuado e sem conseguir expor o seu futebol.

Nesta toada, não surpreendeu que ainda antes dos dez minutos os comandados de Lopetegui criassem a primeira oportunidade, num golo mal anulado a Brahimi, por alegado fora de jogo.

Apesar dos muitos protestos, a equipa da Invicta não se desestabilizou, e já depois de Ricardo Quaresma ter atirado à barra, a vantagem acabaria por chegar para os visitantes, no lance seguinte.

Danilo foi travado por Marvin à entrada da área, numa falta para grande penalidade que Ricardo Quaresma não desperdiçou, assinando o 1-0.

Apesar do revés, o Rio Ave não conseguiu soltar-se da pressão contrária e só depois dos 30 minutos de jogo logrou o seu primeiro remate, num tiro de Ukra, de longe, que saiu por cima.

Os vila-condenses tentavam responder em contra-ataque, mas, além de um par de remates inofensivos, não mais conseguiram incomodar Fabiano, que já em período de compensação viu a sua equipa chegar ao 2-0.

Aproveitando uma enorme passividade da defensiva local, os portistas trocaram a bola sem dificuldades à entrada da área, até que Danilo, num remate em arco, finalizou com sucesso a jogada, estabelecendo o 2-0 com que se chegou ao intervalo.

No regresso do descanso, o FC Porto voltou a frisar a sua superioridade, e, três minutos após o reatamento, Nelson Monte, em cima da linha de golo, salvou um remate de Alex Sandro.

O lance galvanizou os locais, que mantiveram a estratégia de contra-ataque para ir incomodando o adversário, vendo Jebor, com um cabeceamento ao lado, aos 58 minutos, manter o FC Porto em alerta.

Os ‘dragões’ não abdicaram do controlo do jogo, mas baixaram substancialmente o ritmo do seu futebol, preferindo controlar as investidas contrárias, numa poupança talvez já a pensar no jogo com o Bayern Munique, da próxima quarta-feira, para a primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões.

Aproveitando esta postura algo passiva do FC Porto, o Rio Ave ainda conseguiu emprestar alguma emoção num jogo algo adormecido, quando aos 71 minutos de jogo, Tarantini, num remate fulgurante após passe de Marvin, reduziu para o 2-1 e colocou o adversário em sentido.

Perante o atrevimento contrário, os ‘azuis e brancos’ foram forçados a arregaçar, de novo, as mangas para evitar males maiores, e sete minutos depois tolheram as esperanças locais, sentenciado o jogo, com o 3-1 apontando pelo recém-entrado Hernâni.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Hong Kong: Reforço policial, Parlamento suspenso e escolas fechadas

O Parlamento de Hong Kong foi suspenso, esta quarta-feira, e a segurança foi reforçada na cidade e nos campus universitários, com as escolas a fecharem num momento em que prosseguem os confrontos entre manifestantes e …

Debate quinzenal: Políticas de rendimento, Rio ao ataque com o lítio e a primeira vitória dos pequenos

Os debates quinzenais com o primeiro-ministro regressam esta quarta-feira. António Costa vai abrir o debate com uma intervenção sobre "políticas de rendimento", mas as atenções estão centradas na primeira vitória dos pequenos partidos. As políticas de …

Governo vai propor 635 euros para salário mínimo em 2020. Proposta não agrada patrões

Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, vai apresentar esta quarta-feira na Concertação Social a proposta de aumento para o salário mínimo nacional para 2020, com uma atualização de 35 euros. Esta quarta-feira, …

Novo alvo do Sporting consumia e traficava droga (e tentaram matá-lo seis vezes)

Michael, jogador de 23 anos do Goiás, é alvo do Sporting já neste mercado de transferências de inverno. O brasileiro teve uma adolescência marcada pelo consumo e tráfico de drogas. Aos 23 anos de idade, Michael …

O misterioso monstro Tully acabou de ficar ainda mais misterioso

Uma nova investigação desmente um anterior estudo que argumentava que Tully era um vertebrado. A verdadeira natureza desde "monstro" continua um mistério para a comunidade científica. De vez em quando, os cientistas descobrem fósseis que são …

Vítor Pereira condenado a oito meses de prisão com pena suspensa

O treinador português foi condenado, esta terça-feira, a oito meses de prisão com pena suspensa, na Grécia, por incitamento à violência. Vítor Pereira foi condenado pela justiça grega a oito meses de prisão, com pena suspensa, …

Hospital da Cruz Vermelha pode vir a ser vendido à Santa Casa da Misericórdia

A Cruz Vermelha Portuguesa quer vender o respetivo hospital, em Lisboa, e a Santa Casa da Misericórdia da capital está interessada na aquisição. A Cruz Vermelha acredita que a venda pode acontecer até ao final do …

Tribunal de recurso absolve Benfica de jogo à porta fechada

O Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa absolveu o Benfica das penas de disputar um jogo à porta fechada e do pagamento de uma multa de 56.250 euros, pelo seu relacionamento com grupos organizados de …

Senadora da oposição declara-se Presidente interina da Bolívia. Morales fala no “golpe mais matreiro e nefasto da história”

A senadora da oposição Jeanine Áñez assumiu esta terça-feira a Presidência interina da Bolívia, depois da renúncia de Evo Morales, numa sessão parlamentar que decorreu sem a presença de representares do Movimento para o Socialismo. Segundo …

Cientistas implantaram chip no cérebro de um paciente para ajudá-lo a superar o vício em opióides

West Virginia é o Estado norte-americano com a maior taxa de mortes relacionadas com opióides. Agora, é também o primeiro a usar estimulação cerebral profunda para combater este vício. A Universidade de West Virginia, nos Estados …