FC Porto vence Rio Ave e mantém-se a três pontos do Benfica

d.r. FCPorto / Facebook

-

O FC Porto venceu hoje o Rio Ave, por 3-1, em partida da 28.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, marcada por um domínio vincado dos ‘dragões’ e pouca inspiração dos vila-condenses.

A equipa de Julen Lopetegui particamente sentenciou o jogo na primeira parte, com os golos de Ricardo Quaresma e Danilo, e apesar da reação do Rio Ave, no segundo tempo, com o tento de Tarantini, chegou com facilidade ao 3-1 final, por Hernâni.

Com este resultado, o FC Porto mantêm a perseguição ao líder Benfica, continuando a três pontos dos ‘encarnados’, enquanto o Rio Ave marcou passo na luta pelos lugares europeus, quebrando um ciclo de quatro jogos sem perder.

Com uma entrada forte na partida, os ‘azuis e brancos’ não demoraram a manietar um Rio Ave que começou muito recuado e sem conseguir expor o seu futebol.

Nesta toada, não surpreendeu que ainda antes dos dez minutos os comandados de Lopetegui criassem a primeira oportunidade, num golo mal anulado a Brahimi, por alegado fora de jogo.

Apesar dos muitos protestos, a equipa da Invicta não se desestabilizou, e já depois de Ricardo Quaresma ter atirado à barra, a vantagem acabaria por chegar para os visitantes, no lance seguinte.

Danilo foi travado por Marvin à entrada da área, numa falta para grande penalidade que Ricardo Quaresma não desperdiçou, assinando o 1-0.

Apesar do revés, o Rio Ave não conseguiu soltar-se da pressão contrária e só depois dos 30 minutos de jogo logrou o seu primeiro remate, num tiro de Ukra, de longe, que saiu por cima.

Os vila-condenses tentavam responder em contra-ataque, mas, além de um par de remates inofensivos, não mais conseguiram incomodar Fabiano, que já em período de compensação viu a sua equipa chegar ao 2-0.

Aproveitando uma enorme passividade da defensiva local, os portistas trocaram a bola sem dificuldades à entrada da área, até que Danilo, num remate em arco, finalizou com sucesso a jogada, estabelecendo o 2-0 com que se chegou ao intervalo.

No regresso do descanso, o FC Porto voltou a frisar a sua superioridade, e, três minutos após o reatamento, Nelson Monte, em cima da linha de golo, salvou um remate de Alex Sandro.

O lance galvanizou os locais, que mantiveram a estratégia de contra-ataque para ir incomodando o adversário, vendo Jebor, com um cabeceamento ao lado, aos 58 minutos, manter o FC Porto em alerta.

Os ‘dragões’ não abdicaram do controlo do jogo, mas baixaram substancialmente o ritmo do seu futebol, preferindo controlar as investidas contrárias, numa poupança talvez já a pensar no jogo com o Bayern Munique, da próxima quarta-feira, para a primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões.

Aproveitando esta postura algo passiva do FC Porto, o Rio Ave ainda conseguiu emprestar alguma emoção num jogo algo adormecido, quando aos 71 minutos de jogo, Tarantini, num remate fulgurante após passe de Marvin, reduziu para o 2-1 e colocou o adversário em sentido.

Perante o atrevimento contrário, os ‘azuis e brancos’ foram forçados a arregaçar, de novo, as mangas para evitar males maiores, e sete minutos depois tolheram as esperanças locais, sentenciado o jogo, com o 3-1 apontando pelo recém-entrado Hernâni.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Twitter coloca alerta de "verificação de factos" em publicações de Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos rejeitou na terça-feira a interferência do Twitter na "liberdade de expressão" que a rede social exerceu diretamente contra um texto publicado, através do novo processo de verificação de mensagens. "O Twitter …

PSP detém dois polícias suspeitos de integrar grupo criminoso violento

Dois polícias foram detidos numa operação que a PSP está a realizar, esta quarta-feira, em várias zonas do país, em particular em Lisboa e em Setúbal, no âmbito de uma investigação sobre um grupo criminoso …

Queda de 7% do PIB e desemprego nos 10%. As previsões do Governo divulgadas aos partidos

Queda de 7% no PIB, défice de 6,5% e taxa de desemprego a atingir os 10%. Estas são as previsões macroeconómicas do Governo, que continuou esta terça-feira a ronda com os partidos com assento Parlamentar. …

Proteína "antienvelhecimento" que atrasa crescimento celular é fundamental na longevidade

Uma equipa de cientistas identificou uma nova proteína antienvelhecimento, que controla o metabolismo das outras proteínas, um processo implicado no envelhecimento e na doença. Os seres humanos estão a viver mais do que nunca. No entanto, …

Em protesto, as farmácias vão fechar 23 minutos. Infarmed avisa que podem sofrer sanções

As farmácias estão vinculadas a obrigações legais e incorrem em sanções, avisou terça-feira a Infarmed, em resposta à Associação Nacional das Farmácias (ANF) que anunciou para esta quarta-feira uma paragem simbólica dos serviços farmacêuticos. “Inerente ao …

"Falta de confiança". Pedro Rodrigues demite-se de coordenador da bancada do PSD em rutura com Rio

O deputado do PSD Pedro Rodrigues demitiu-se esta terça-feira do cargo de coordenador da bancada na Comissão de Trabalho e Segurança Social, invocando "falta de confiança" do presidente do partido e do grupo parlamentar, Rui …

Morreu o antigo jogador do Sporting Maurício Hanuch. Tinha 43 anos

O argentino Maurício Hanuch, ex-futebolista do Sporting, morreu esta terça-feira, aos 43 anos, vítima de doença prolongada. Numa nota divulgada no seu site site, os leões manifestam o seu pesar pela morte do antigo jogador, Maurício …

Cientistas conseguiram controlar as decisões de macacos através de estimulação cerebral

Ondas ultrassónicas de alta frequência, destinadas a regiões cerebrais específicas, podem mesmo influenciar o comportamento dos macacos. O cérebro é um órgão muito difícil de tratar. Além de a grande maioria dos medicamentos ter vários efeitos …

Raios cósmicos podem ter desempenhado um papel fundamental na origem da vida

A influência dos raios cósmicos no início da vida na Terra pode explicar a preferência da natureza pela estrutura das moléculas biológicas. Dois investigadores da Universidade de Stanford, nos EUA, sugerem que a interação entre proto-organismos …

Astrónomos descobrem um novo tipo de asteróide perto de Júpiter (e tem uma misteriosa cauda)

Uma equipa de astrónomos descobriu um novo tipo de asteróide com uma cauda semelhante à de cometa que orbita perto de Júpiter num enxame de rochas espaciais chamado Troianos. O LD2 2019, como é conhecido, desafia …