FC Porto vence Guimarães e fica a um ponto do Benfica

d.r. FCPorto / Facebook

-

O FC Porto ficou hoje a um ponto do líder Benfica, após receber e vencer 1-0 o Vitória de Guimarães, em jogo da 21.ª jornada da Primeira Liga que podia ter resolvido mais cedo.

Um golo solitário de Brahimi, aos 31 minutos, valeu os três pontos ao conjunto do espanhol Julen Lopetegui, formação que, até ao intervalo, realizou uma das melhores exibições da época, com posse, ritmo e criatividade, pecando na hora de bater o inspirado Assis.

Empenhado em resolver cedo, para se poupar o jogo de quarta-feira para a Liga dos Campeões, frente ao Basileia, o FC Porto arrancou com meia hora do seu melhor futebol esta época.

Sem deixar o adversário respirar, o colombiano Jackson Martinez foi o principal perdulário, desperdiçando cinco situações, algo invulgar na sua habitual eficiência, enquanto o brasileiro Danilo (19) e o mexicano Herrera (21) também desaproveitaram e impacientavam a bancada.

O golo surgiu aos 31, com o colombiano a ganhar de cabeça e o espanhol Óliver a tocar para Brahimi, que esperou a saída do guarda-redes para atirar para fora do seu alcance.

O Vitória de Guimarães não conseguia libertar-se da pressão alta adversária e só por uma vez assustou, com disparo de Cafú (45) que saiu por cima.

Os pupilos de Rui Vitória surgiram transfigurados na etapa complementar, com atitude mais competitiva e, finalmente, a visar a baliza de Fabiano, agora bem mais atento, aproveitando um FC Porto com menos ritmo.

A menor consistência do futebol dos `dragões´ – atenuada com Ruben Neves no lugar de Herrera – alimentava a ilusão vitoriana, mas a verdade é que a baliza dos anfitriões não passou por qualquer situação de verdadeiro apuro, apesar da ameaça.

Aos 77, Maicon, de cabeça, falhou na pequena área o que parecia o tento que poderia sentenciar a partida, aos 83, Assis negou com os pés o golo a Danilo, em livre indireto dentro da área e, aos 87, o ex-vitoriano Hernâni estreou-se pelo seu novo clube, tendo, dois minutos depois, visto Assis negar-lhe o golo.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

A brilhar na seleção e sem lugar no Sporting, Plata é pretendido pelo Leicester

Depois de somar um par de boas exibições ao serviço da seleção equatoriana, Gonzalo Plata está a ser sondado pelo Leicester. O jovem de 20 anos não tem sido opção no Sporting. Gonzalo Plata tem atraído …

"É impensável um relaxamento". Entre novas medidas, Itália impõe quarentena a turistas nacionais e estrangeiros no Natal

O governo de Itália aprovou a quarentena obrigatória para cidadãos italianos que estejam no estrangeiro entre 21 de dezembro e 6 de janeiro e regressem ao país e para turistas, para prevenir uma "terceira vaga" …

Esta à porta mais um fim de semana de restrições. Concelhos “fecham” a partir das 23h

Entre as 23h00 desta sexta-feira e as 23h59 de terça-feira estão proibidas as deslocações para fora do concelho de residência habitual, salvo algumas exceções previstas na lei. Nesta sexta-feira, o Parlamento prepara-se para dar “luz verde” …

Lucas Veríssimo tem dado dores de cabeça ao Benfica, mas "poderá sair de graça em janeiro"

O presidente do Santos, Orlando Rollo, avisa que há o sério risco de Lucas Veríssimo sair a custo zero já em janeiro. O SL Benfica está ainda a estudar a sua contratação. O negócio de Lucas …

Tabelas do IRS podem significar aumento do salário mínimo até 685 euros

A divulgação das novas tabelas de retenção na fonte de IRS sugere que o salário mínimo nacional possa aumentar até aos 685 euros. O valor a partir do qual salários e pensões passam a descontar IRS …

Arquipélago na "Atlântida britânica" sobreviveu a tsunami há 8 mil anos

Cientistas acreditam que uma parte de Doggerland, uma antiga civilização conhecida como a "Atlântida britânica", tenha sobrevivido ao tsunami que inundou a região há 8 mil anos. Doggerland foi uma civilização antiga no Mar do Norte, …

Plano de vacinação pode prolongar-se até março de 2022. Normalidade pode regressar já no próximo verão

Portugal vai receber 22,8 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 que chegam para imunizar toda a população, mas o processo vai decorrer em três fases, a última das quais poderá prolongar-se até ao …

Partidos concordam com o alívio no Natal (mas plano de vacinação não satisfaz Marcelo)

Com o voto favorável do PSD assegurado, o Parlamento vai aprovar, esta sexta-feira, o decreto presidencial com a segunda renovação do estado de emergência desta segunda fase da pandemia. Depois da reunião no Infarmed, Marcelo Rebelo …

Vespas "buraco de fechadura" conseguem fazer um avião despenhar-se

Conhecidas como vespas "buraco de fechadura", estes insetos constroem os seus ninhos em sítios minúsculos. Em alguns casos raros, podem mesmo levar a que um avião se despenhe. As Pachodynerus nasidens, mais conhecidas por vespas "buraco …

Estado de emergência até 7 de janeiro será idêntico ao que está em vigor. Marcelo só mudou introdução

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já enviou à Assembleia da República a proposta de renovação do estado de emergência que deverá ficar em vigor até 7 de janeiro. “Depois de ouvido o Governo, …