FC Porto vence Guimarães e fica a um ponto do Benfica

d.r. FCPorto / Facebook

-

O FC Porto ficou hoje a um ponto do líder Benfica, após receber e vencer 1-0 o Vitória de Guimarães, em jogo da 21.ª jornada da Primeira Liga que podia ter resolvido mais cedo.

Um golo solitário de Brahimi, aos 31 minutos, valeu os três pontos ao conjunto do espanhol Julen Lopetegui, formação que, até ao intervalo, realizou uma das melhores exibições da época, com posse, ritmo e criatividade, pecando na hora de bater o inspirado Assis.

Empenhado em resolver cedo, para se poupar o jogo de quarta-feira para a Liga dos Campeões, frente ao Basileia, o FC Porto arrancou com meia hora do seu melhor futebol esta época.

Sem deixar o adversário respirar, o colombiano Jackson Martinez foi o principal perdulário, desperdiçando cinco situações, algo invulgar na sua habitual eficiência, enquanto o brasileiro Danilo (19) e o mexicano Herrera (21) também desaproveitaram e impacientavam a bancada.

O golo surgiu aos 31, com o colombiano a ganhar de cabeça e o espanhol Óliver a tocar para Brahimi, que esperou a saída do guarda-redes para atirar para fora do seu alcance.

O Vitória de Guimarães não conseguia libertar-se da pressão alta adversária e só por uma vez assustou, com disparo de Cafú (45) que saiu por cima.

Os pupilos de Rui Vitória surgiram transfigurados na etapa complementar, com atitude mais competitiva e, finalmente, a visar a baliza de Fabiano, agora bem mais atento, aproveitando um FC Porto com menos ritmo.

A menor consistência do futebol dos `dragões´ – atenuada com Ruben Neves no lugar de Herrera – alimentava a ilusão vitoriana, mas a verdade é que a baliza dos anfitriões não passou por qualquer situação de verdadeiro apuro, apesar da ameaça.

Aos 77, Maicon, de cabeça, falhou na pequena área o que parecia o tento que poderia sentenciar a partida, aos 83, Assis negou com os pés o golo a Danilo, em livre indireto dentro da área e, aos 87, o ex-vitoriano Hernâni estreou-se pelo seu novo clube, tendo, dois minutos depois, visto Assis negar-lhe o golo.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Matheus: "Não sei o que se passa em Barcelona, nem me trataram como jogador"

Matheus Fernandes tinha contrato com os catalães até 2025 mas, em junho, soube que ia sair do clube... por e-mail. Já assinou pelo Palmeiras mas não esquece o que aconteceu em Espanha. Tinha sido um dos …

Quem são os 91 portugueses nos Jogos Olímpicos (e as 4 medalhas que vão conquistar)

Participação portuguesa em Tóquio arranca neste sábado. Serão 91 atletas espalhados por 17 modalidades. Associated Press fez previsão para todas as especialidades presentes nos Jogos Olímpicos. Portugal teve 17 atletas na cerimónia de abertura dos Jogos …

Encontrada "impressão digital" do megatsunami provocado pelo asteróide que matou os dinossauros

Cientistas encontraram uma "impressão digital" no centro do Luisiana, nos Estados Unidos, do megatsunami provocado pelo asteróide que levou à extinção dos dinossauros. A devastação causada pelo asteróide que exterminou os dinossauros há 66 milhões de …

De que forma é o universo? Astrofísicos acreditam que pode ser um donut 3D gigante

Um novo estudo pode vir mudar a percepção de que o universo é infinito. Será que o universo é infinito? Qual será a forma do cosmos? Já há séculos que estas perguntas andam nas mentes dos …

"Checkmate". Rússia apresenta o seu novo jacto de combate revolucionário

O novo jacto é a aposta do governo russo para as exportações e pode vir a ditar o fim da supremacia (aérea e no mercado) do F-35 norte-americano. A Rússia apresentou o protótipo do novo jacto …

"É demasiado tarde". As palavras dos médicos aos doentes com covid-19 que recusaram a vacina

Estados Unidos da América contam com 48.49% da população totalmente vacinada, apesar de o processo ter estagnado nas últimas semanas. Os números de novas infeções crescem, assim como as mortes face ao crescimento galopante da …

"Pingdemic". Há uma nova "pandemia" a causar escassez de comida e combustível no Reino Unido

As medidas de distanciamento social no Reino Unido caíram e, como consequência, centenas de milhares de pessoas estão a ser notificadas para cumprir isolamento. A partir desta segunda-feira o uso de máscara e outras medidas de …

O lago mais improvável de Roma é um refúgio urbano (que impulsiona o ativismo ambiental)

O lago mais improvável de Roma, que nem sequer devia existir, motivou uma luta pela proteção ambiental do local. No anos 90, num local de construção a apenas alguns quilómetros a leste do Coliseu de Roma, …

Afeganistão. EUA lançam ataques aéreos enquanto Talibãs exigem a renúncia do Presidente

Os Estados Unidos (EUA) entraram num confronto pela cidade de Kandahar, realizando ataques aéreos em apoio às forças afegãs, enquanto os Talibãs apelam ao Presidente Ashraf Ghani para renunciar. O porta-voz do Pentágono, John Kirby, avançou …

A primeira casa impressa em 3D no Canadá é inspirada na sequência de Fibonacci

Depois de ter inspirado inúmeros edifícios, a sequência de Fibonacci serviu de musa à empresa de impressão em 3D Twente Additive Manufacturing (TAM), que criou a primeira casa impressa em 3D do Canadá. A Fibonacci House é …