FC Porto vence Gil Vicente e está com um pé na final da Taça

O FC Porto já tem ‘pé e meio’ na final da Taça de Portugal de futebol após vencer, hoje, em Barcelos, o Gil Vicente por 3-0, na primeira mão das meias-finais.

O resultado começou a ser construído pouco antes do intervalo, com um remate de fora da área de Rúben Neves (45+1), foi dilatado por Suk (59) e consolidado por Sérgio Oliveira (70), este na conversão perfeita de um livre direto na primeira vez que tocou na bola.

O triunfo, esperado dada a diferença de qualidade e andamento entre o terceiro classificado da I Liga e o quinto da II, ajusta-se perfeitamente e até podia ter sido mais dilatado, mas o Gil Vicente, a espaços, deu boa réplica, sobretudo na primeira parte, período em que enviou mesmo uma bola à barra com o resultado em 0-0.

Com o resultado obtido, a segunda mão, no Dragão, dentro de um mês, será uma formalidade para o FC Porto confirmar o acesso ao Jamor, onde já não marca presença desde 2010/11, época em que conquistou o troféu diante do Vitória de Guimarães.

Ainda assim, foi uma turma de Barcelos atrevida e a pressionar o FC Porto que se apresentou nos primeiros minutos, como foi exemplo um remate de muito longe de Simy a tentar aproveitar o adiantamento de Helton (07).

Com Brahimi a jogar em apoio a Suk, o FC Porto só ‘acordou’ da letargia com que iniciou a partida aos 15 minutos, com um cabeceamento de Suk ao lado, após um excelente cruzamento de Maxi Pereira da direita.

O Gil Vicente, que esta época ainda não tinha perdido em casa em todas as competições, respondeu dez minutos depois com um remate de Vítor Gonçalves à barra, de novo perante um Helton mal colocado.

No lance imediato, Marega, de cabeça, após centro de Varela da esquerda, podia ter feito bem melhor e, pouco depois, foi novamente Varela pela esquerda a criar muito perigo, mas Bruno Silva evitou males maiores (31).

Na sequência do canto, Danilo cabeceou com ‘selo de golo’, mas Serginho estava atento.

A pressão do FC Porto acentuava-se e, aos 37 minutos, Marega só não se estreou a marcar com a camisola ‘azul e branca’ porque Renan o impediu quase em cima da linha de golo.

O Gil Vicente já não conseguia pressionar como nos primeiros minutos e, pouco antes do apito para o intervalo, Rúben Neves experimentou um pontapé de ressaca após um canto da esquerda e fez o primeiro golo da partida.

A segunda parte começou praticamente com um falhanço incrível de Renan – sem oposição na pequena área portista, levou a bola à barra (48).

Mas seria o FC Porto a voltar a marcar, com Suk, de cabeça, a corresponder da melhor maneira a um centro ‘açucarado’ de Layún, com a defesa gilista parada a pedir fora-de-jogo (59), e a fazer o primeiro golo de dragão ao peito.

Aos 67 minutos, Bruno Silva foi expulso (cartão vermelho direto) por derrubar Layún, que se isolava perante Serginho, e Sérgio Oliveira, entrado segundos antes, fez um grande golo (70) na conversão do respetivo livre direto na primeira vez em que tocou na bola.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

João Leão infetado com covid-19

João Leão, ministro das Finanças, testou positivo à covid-19. O governante encontra-se assintomático e em confinamento domiciliário. O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, testou positivo à covid-19. A informação foi adiantada este sábado …

Ricardo Salgado quer anular multa de 75 mil euros

A defesa de Ricardo Salgado recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça para tentar anular uma decisão do Tribunal da Relação de Lisboa que confirmou uma multa de 75 mil do Banco de Portugal por causa …

Portugueses começam a votar nas Presidenciais este domingo. Há 246 mil inscritos

Os portugueses começam a votar já neste domingo, uma semana antes das eleições Presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para que se inscreveram mais de 246 mil eleitores. As europeias e …

Maduro ofereceu oxigénio ao Amazonas (quando há venezuelanos a morrerem por falta dele)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ofereceu oxigénio hospitalar ao Estado do Amazonas, no Brasil, para ajudar a combater a falta deste gás devido ao elevado número de casos de covid-19. Uma generosidade que está …

Pior dia da pandemia. Portugal regista 10.947 infetados e 166 mortos em 24 horas

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) revela que, este sábado, Portugal atingiu dois recordes num só dia. Portugal voltou a registar um novo máximo este sábado, no dia dois do novo confinamento. Nas últimas …

Vírus duplica incidência em Espanha. Já provocou quase 2.500 mortos em 2021

Nos primeiros 15 dias de 2021, o número de infeções por covid-19 duplicaram em Espanha, com mais 300 mil novos contágios e 2.477 mortes, segundo números das autoridades sanitárias. Espanha começou o ano de 2021 com …

Apoio do Governo para pagar conta da luz em Janeiro não passa dos 2,40 euros por família

O apoio extraordinário que o Governo vai dar às famílias portuguesas para o pagamento da conta da luz, neste mês de Janeiro, devido ao confinamento e às temperaturas anormalmente baixas, é modesto. A verba máxima …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: um clássico que valia 14 pontos

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/fc-porto-1-1-benfica-o-musical-1 Chegámos.   Chegámos ao grande jogo do campeonato. Desta vez aparece no calendário só a meio de Janeiro, mas cá está ele. O grande jogo. "Ai não! Há Sporting, há Boavista, há Braga!". O Sporting e o …

Armin Laschet sucede a Angela Merkel na liderança da CDU

Este sábado, Armin Laschet foi eleito líder do partido alemão União Democrata-Cristã (CDU), depois de Angela Merkel ter abandonado o cargo, em setembro. Armin Laschet, chefe do governo da Renânia do Norte-Vestfália, é o novo líder …

"Não há vagas". Ambulâncias fazem fila à porta dos hospitais (até parece Itália em Março)

Os engarrafamentos de ambulâncias à entrada das urgências dos Hospitais de Torres Vedras e de Santa Maria, em Lisboa, ilustram a gravidade do que está a acontecer no Serviço Nacional de Saúde (SNS) com o …