FC Porto vence Gil Vicente e está com um pé na final da Taça

O FC Porto já tem ‘pé e meio’ na final da Taça de Portugal de futebol após vencer, hoje, em Barcelos, o Gil Vicente por 3-0, na primeira mão das meias-finais.

O resultado começou a ser construído pouco antes do intervalo, com um remate de fora da área de Rúben Neves (45+1), foi dilatado por Suk (59) e consolidado por Sérgio Oliveira (70), este na conversão perfeita de um livre direto na primeira vez que tocou na bola.

O triunfo, esperado dada a diferença de qualidade e andamento entre o terceiro classificado da I Liga e o quinto da II, ajusta-se perfeitamente e até podia ter sido mais dilatado, mas o Gil Vicente, a espaços, deu boa réplica, sobretudo na primeira parte, período em que enviou mesmo uma bola à barra com o resultado em 0-0.

Com o resultado obtido, a segunda mão, no Dragão, dentro de um mês, será uma formalidade para o FC Porto confirmar o acesso ao Jamor, onde já não marca presença desde 2010/11, época em que conquistou o troféu diante do Vitória de Guimarães.

Ainda assim, foi uma turma de Barcelos atrevida e a pressionar o FC Porto que se apresentou nos primeiros minutos, como foi exemplo um remate de muito longe de Simy a tentar aproveitar o adiantamento de Helton (07).

Com Brahimi a jogar em apoio a Suk, o FC Porto só ‘acordou’ da letargia com que iniciou a partida aos 15 minutos, com um cabeceamento de Suk ao lado, após um excelente cruzamento de Maxi Pereira da direita.

O Gil Vicente, que esta época ainda não tinha perdido em casa em todas as competições, respondeu dez minutos depois com um remate de Vítor Gonçalves à barra, de novo perante um Helton mal colocado.

No lance imediato, Marega, de cabeça, após centro de Varela da esquerda, podia ter feito bem melhor e, pouco depois, foi novamente Varela pela esquerda a criar muito perigo, mas Bruno Silva evitou males maiores (31).

Na sequência do canto, Danilo cabeceou com ‘selo de golo’, mas Serginho estava atento.

A pressão do FC Porto acentuava-se e, aos 37 minutos, Marega só não se estreou a marcar com a camisola ‘azul e branca’ porque Renan o impediu quase em cima da linha de golo.

O Gil Vicente já não conseguia pressionar como nos primeiros minutos e, pouco antes do apito para o intervalo, Rúben Neves experimentou um pontapé de ressaca após um canto da esquerda e fez o primeiro golo da partida.

A segunda parte começou praticamente com um falhanço incrível de Renan – sem oposição na pequena área portista, levou a bola à barra (48).

Mas seria o FC Porto a voltar a marcar, com Suk, de cabeça, a corresponder da melhor maneira a um centro ‘açucarado’ de Layún, com a defesa gilista parada a pedir fora-de-jogo (59), e a fazer o primeiro golo de dragão ao peito.

Aos 67 minutos, Bruno Silva foi expulso (cartão vermelho direto) por derrubar Layún, que se isolava perante Serginho, e Sérgio Oliveira, entrado segundos antes, fez um grande golo (70) na conversão do respetivo livre direto na primeira vez em que tocou na bola.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …