FC Porto vence Estoril e isola-se na frente da I Liga

José Coelho / Lusa

-

O FC Porto venceu hoje o Estoril por 2-0, numa partida da terceira jornada da Primeira Liga em que os ‘dragões’ acabaram por cumprir a missão, apesar de protagonizaram uma exibição pautada por períodos de intermitência.

A equipa da cidade Invicta alicerçou a vitória com golos apontados em momentos chave do encontro, com Aboubakar a abrir o marcador logo aos seis minutos, e Maicon, de livre direto, a selar o triunfo pouco depois da hora de jogo, aos 62.

Pelo meio dos tentos dos locais, viu-se um Estoril muito atrevido, que chegou a dispor de uma mão cheia de oportunidades para lograr o empate, mas que não conseguiu reagir quando o FC Porto chegou ao segundo tento.

Os ‘azuis e brancos’ entraram no desafio empenhados em fazer esquecer o deslize da última jornada (empate 1-1 na Madeira, frente ao Marítimo) e, comandados pelo inusitado posicionamento de Brahimi como organizador de jogo, não demoraram a assumir a iniciativa, com um futebol veloz.

Acabou, por isso, por não surpreender que logo aos seis minutos os ‘dragões’ se adiantassem no marcador, numa arrancada de Brahimi, que, depois de deixar três adversários para trás, entregou a bola para que Aboubakar encostar.

Com a madrugadora vantagem, pensava-se que os locais iriam partir para uma primeira parte tranquila e de domínio, mas os comandados de Lopetegui foram, minuto após minuto, perdendo intensidade e objetividade, permitindo uma reação do Estoril.

Os ‘canarinhos’ não desperdiçaram a passividade dos locais para começarem a ameaçar o empate, primeiro num cabeceamento de Diego Carlos, ao lado, e, depois, num remate de Leo Bonatini, que Casillas segurou a dois tempos.

O FC Porto não conseguia, então, contrapor o crescimento estorilista e, mesmo dominando as operações no meio campo, padecia da desinspiração de Varela e Tello nas alas, para não conseguir criar volume ofensivo.

Percebendo essas carências, ainda antes do intervalo, Lopetegui trocou Varela por André André, fazendo cair Brahimi para uma das alas, na tentativa de criar mais desequilíbrios, numa alteração sem efeitos imediatos.

Aliás, a equipa da ‘Linha’ acabou mesmo por surgir melhor no arranque da segunda metade, e, nos 10 minutos após o reatamento, criou três situações de muito perigo para baliza do FC Porto.

Bruno César, num forte remate, obrigou Casillas a uma das defesas da tarde, num atrevimento imitado em dois tiros de Gerso e Anderson Luís, que rondaram os ‘ferros’.

Só perto da hora de jogo, o FC Porto, talvez acossado pelos assobios das bancadas, acabou por despertar, com Brahimi a dar o mote, num livre que saiu muito perto da baliza de Kieszek.

O lance acabaria por servir de inspiração para que, aos 62 minutos, o central Maicon tranquilizasse os adeptos da casa, e também de livre, a castigar falta sobre André André, dilatasse a vantagem do FC Porto.

Desta vez, o conforto do golo animou os ‘dragões’, que, aproveitando o eclipsar do Estoril, voltaram a entusiasmar os adeptos, com um futebol mais desinibido, e, sobretudo, ambicioso.

Pablo Osvaldo, entrado para os últimos 20 minutos, ainda chegou a ameaçar o terceiro golo dos portistas, mas, com mais ou menos exuberância, o Estoril conseguiu que a derrota não assumisse contornos maiores.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Tribunal dos Estados Unidos confirma 18 anos de prisão para familiares de Maduro

Um tribunal de apelação de Nova Iorque ratificou a condenação a 18 anos de prisão de dois familiares do Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, por conspiração para enviar droga para os Estados Unidos. "Fica ordenado, julgado …

Ana Gomes espera "verdadeiro Portugal Leaks" com Rui Pinto a colaborar com a justiça

A antiga eurodeputada Ana Gomes considerou que “é um verdadeiro Portugal Leaks” que se pode esperar a partir de agora, depois de Rui Pinto aceitar colaborar com a justiça portuguesa. O criador do Football Leaks e …

Exames nacionais adiados. Terceiro período arranca a 14 de abril (mas à distância)

Esta quinta-feira, António Costa falou ao país para anunciar que o 3.º período irá recomeçar no dia 14 de abril, mas sem aulas presenciais. Os exames nacionais do ensino secundário foram adiados para julho e …

TAP. Estado equaciona reformas antecipadas sem penalizações

O Jornal Económico escreve esta quinta-feira que o Estado pondera avançar com reformas antecipadas sem penalizações na TAP, visando assim diminuir o impacto da pandemia de covid-19 na companhia aérea portuguesa. Apesar de a empresa ter …

Santa Maria ganha 40 camas para os cuidados intensivos

A maior unidade hospitalar do país reforçou capacidade dos Cuidados Intensivos para os doentes infetados, passando das atuais 80 camas para cerca de 120. O Hospital Santa Maria, em Lisboa, vai quadruplicar a sua capacidade …

"Isto é criminoso". Estivadores dizem que há risco de portos pararem

"Da forma como estamos a trabalhar nos portos, corremos o risco de todo o contingente ficar parado, porque não há nenhum cuidado em termos de criar equipas rotativas", garantiu o líder sindical. O presidente do Sindicato …

Demitiu-se o diretor do serviço de cirurgia e transplantação do Curry Cabral

Américo Martins demitiu-se esta quarta-feira por ter visto impedida a proposta de reorganização com circuitos independentes no hospital. O diretor do Serviço de Cirurgia Geral e Transplantação do Hospital Curry Cabral, Américo Martins, demitiu-se esta quarta-feira …

Bancos impedidos de cobrar comissões por operações digitais. Acesso a jogos online limitados

Os bancos vão ficar impedidos de cobrar comissões por operações de pagamento através de plataformas digitais dos prestadores de serviços, segundo uma proposta do PEV com alterações do PS aprovada no Parlamento. O projeto de lei …

Pessoas assintomáticas devem usar máscara, diz Centro Europeu de Controlo de Doenças

Num relatório divulgado na quarta-feira, o Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC) referiu que as máscaras podem reduzir a propagação do novo coronavírus de pessoas assintomáticas, recomendando a sua utilização. De acordo com o Público, …

Portugal ultrapassa as 400 vítimas mortais. Cordão sanitário em Castro Daire equacionado

Portugal regista esta quinta-feira 409 mortos associados à covid-19, mais 29 do que na quarta-feira, e 13.956 infetados (mais 815), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Trata-se de um aumento de 6% …