FC Porto vence Estoril e isola-se na frente da I Liga

José Coelho / Lusa

-

O FC Porto venceu hoje o Estoril por 2-0, numa partida da terceira jornada da Primeira Liga em que os ‘dragões’ acabaram por cumprir a missão, apesar de protagonizaram uma exibição pautada por períodos de intermitência.

A equipa da cidade Invicta alicerçou a vitória com golos apontados em momentos chave do encontro, com Aboubakar a abrir o marcador logo aos seis minutos, e Maicon, de livre direto, a selar o triunfo pouco depois da hora de jogo, aos 62.

Pelo meio dos tentos dos locais, viu-se um Estoril muito atrevido, que chegou a dispor de uma mão cheia de oportunidades para lograr o empate, mas que não conseguiu reagir quando o FC Porto chegou ao segundo tento.

Os ‘azuis e brancos’ entraram no desafio empenhados em fazer esquecer o deslize da última jornada (empate 1-1 na Madeira, frente ao Marítimo) e, comandados pelo inusitado posicionamento de Brahimi como organizador de jogo, não demoraram a assumir a iniciativa, com um futebol veloz.

Acabou, por isso, por não surpreender que logo aos seis minutos os ‘dragões’ se adiantassem no marcador, numa arrancada de Brahimi, que, depois de deixar três adversários para trás, entregou a bola para que Aboubakar encostar.

Com a madrugadora vantagem, pensava-se que os locais iriam partir para uma primeira parte tranquila e de domínio, mas os comandados de Lopetegui foram, minuto após minuto, perdendo intensidade e objetividade, permitindo uma reação do Estoril.

Os ‘canarinhos’ não desperdiçaram a passividade dos locais para começarem a ameaçar o empate, primeiro num cabeceamento de Diego Carlos, ao lado, e, depois, num remate de Leo Bonatini, que Casillas segurou a dois tempos.

O FC Porto não conseguia, então, contrapor o crescimento estorilista e, mesmo dominando as operações no meio campo, padecia da desinspiração de Varela e Tello nas alas, para não conseguir criar volume ofensivo.

Percebendo essas carências, ainda antes do intervalo, Lopetegui trocou Varela por André André, fazendo cair Brahimi para uma das alas, na tentativa de criar mais desequilíbrios, numa alteração sem efeitos imediatos.

Aliás, a equipa da ‘Linha’ acabou mesmo por surgir melhor no arranque da segunda metade, e, nos 10 minutos após o reatamento, criou três situações de muito perigo para baliza do FC Porto.

Bruno César, num forte remate, obrigou Casillas a uma das defesas da tarde, num atrevimento imitado em dois tiros de Gerso e Anderson Luís, que rondaram os ‘ferros’.

Só perto da hora de jogo, o FC Porto, talvez acossado pelos assobios das bancadas, acabou por despertar, com Brahimi a dar o mote, num livre que saiu muito perto da baliza de Kieszek.

O lance acabaria por servir de inspiração para que, aos 62 minutos, o central Maicon tranquilizasse os adeptos da casa, e também de livre, a castigar falta sobre André André, dilatasse a vantagem do FC Porto.

Desta vez, o conforto do golo animou os ‘dragões’, que, aproveitando o eclipsar do Estoril, voltaram a entusiasmar os adeptos, com um futebol mais desinibido, e, sobretudo, ambicioso.

Pablo Osvaldo, entrado para os últimos 20 minutos, ainda chegou a ameaçar o terceiro golo dos portistas, mas, com mais ou menos exuberância, o Estoril conseguiu que a derrota não assumisse contornos maiores.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Dez rinocerontes brancos assassinados por caçadores furtivos em reserva queniana

Dez rinocerontes brancos foram assassinados por caçadores furtivos na reserva queniana de Lewa, no condado de Neru, segundo um comunicado publicado na segunda-feira pelo parque. Os caçadores furtivos atacaram na noite do passado sábado a reserva …

Inscrições nas pinturas rupestres de Foz Côa custam 125 mil euros a ciclistas

O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra dois indivíduos que fizeram várias inscrições numa rocha do Parque Arqueológico do Vale do Côa classificado como Património Mundial pela UNESCO. O caso aconteceu durante um passeio de BTT …

Governo lança em 2020 campanha de sensibilização para o consumo de "informação séria"

O Governo anunciou na segunda-feira o lançamento, no início de 2020, de uma campanha de sensibilização que visa a convivência democrática entre uma "comunicação social livre e uma população formada e capaz de exigir e …

Novo Star Wars pode causar ataques epilépticos

A Walt Disney Studios e Epilepsy Foundation publicaram na sexta-feira passada um aviso a dar conta de que Star Wars: Rise of Skywalker contém "várias sequências de imagens com luzes intermitentes que podem afetar quem …

Arqueólogos ativaram (acidentalmente) as "bombas de mau cheiro" mais antigas do mundo

Arqueólogos do Reino Unido lançaram acidentalmente as "bombas de cheiro mais antigas do mundo" quando descobriram ovos de galinha com cerca de 1.700 anos. Durante o longo trabalho de escavação na cidade de Aylesbury, no condado …

Timor atribui nacionalidade a Max Stahl. Jornalista é reconhecido por luta pela libertação do país

O Parlamento Nacional timorense deliberou esta terça-feira, por unanimidade, atribuir a nacionalidade ao jornalista britânico Max Stahl, que filmou o massacre de Santa Cruz, em reconhecimento pelo seu papel na luta pela libertação de Timor-Leste. "É …

Benfica 3 - 0 Zenit | “Pizzão” aos russos vale Liga Europa

O Benfica garantiu o apuramento para a Liga Europa. A formação “encarnada” precisava de um enquadramento especial de resultados e tal acabou por acontecer. O Lyon empatou em casa com o Leipzig, enquanto a formação portuguesa …

Aldeia francesa proíbe habitantes de "morrer em suas casas aos sábados, domingos e feriados"

A presidente da junta de La Gresle, Isabelle Dugelet, assinou um decreto improvável que impede que os habitantes da aldeia francesa de morrer em casa aos fins de semana e feriados. "É proibido que os habitantes …

Lisboa-Porto por cinco euros. CP oferece 80% de desconto no Natal

A CP - Comboios de Portugal está a oferecer descontos de 80% em mais de 4.500 viagens de comboio até 15 de janeiro. Quem viajar de comboio no período de Natal e Ano Novo terá …

Transformer da vida real. Aquanaut é o robô que se transforma em submarino debaixo de água

https://vimeo.com/378556715 Um transformer da vida real: o novo robô autónomo Aquanaut consegue mudar de fisionomia num abrir e fechar de olhos. Num momento assume uma forma humanóide, semelhante a uma sereia, e no outro uma forma …