FC Porto vence em Penafiel

@FCPorto / Twitter

-

Óliver Torres marcou o terceiro golo dos dragões

O FC Porto reduziu hoje provisoriamente o atraso para o Benfica, líder isolado da Primeira Liga, ao ganhar no reduto do Penafiel por 3-1, num embate da 17.ª jornada condicionado pelo mau tempo.

O nono triunfo do Porto em Penafiel, em 13 jogos disputados para o principal campeonato, foi alcançado com golos de Herrera, Jackson Martinez e Óliver Torres, aos 30, 34 e 62 minutos, respetivamente, com Rabiola, de permeio, aos 50, a anotar o tento de honra dos locais.

Com este resultado, o FC Porto passou a somar 40 pontos, a três do Benfica, que joga domingo na Madeira, com o Marítimo, enquanto o Penafiel, que somou a terceira derrota consecutiva, continua com 11 e arrisca cair para o último lugar, no caso de o Gil Vicente ganhar no reduto do Belenenses.

A vitória do FC Porto explica-se, essencialmente, pela maior eficácia na finalização, aproveitando desatenções defensivas dos penafidelenses.

Com Alex Sandro de regresso ao lado esquerdo da defesa, após castigo, comparativamente ao último jogo da I Liga (vitória caseira diante do Belenenses, por 3-0), o FC Porto entrou algo ‘macio’ no jogo, essencialmente no meio campo, permitindo que os locais conseguissem ter a bola longe da sua baliza.

Sem Mbala e Coelho, castigados, o técnico penafidelense, antigo adjunto de Vítor Pereira no FC Porto, arrumou a equipa com um meio campo reforçado e solidário, a pressionar na zona de construção contrária, deixando André Fontes como o elemento de apoio ao avançado Rabiola em ação ofensiva.

Sem espaço pelo corredor central, o FC Porto tinha de explorar as faixas laterais, mas os passes eram denunciados e raramente conseguiam surpreender o Penafiel.

À passagem da meia hora, Lopetegui decidiu trocar os extremos e a mudança pareceu baralhar o Penafiel, que, no espaço de quatro minutos, deixou-se surpreender e sofreu dois golos.

Jackson, aos 30 minutos, ganhou a bola de costas para a baliza, à entrada da área do Penafiel, rodou e entregou em Casemiro, com o brasileiro, em posição duvidosa, a levantar sobre o debutante Tiago Rocha como titular e Herrera a confirmar o golo em cima da linha.

Os adeptos portistas ainda festejavam o tento inaugural e Jackson fazia o segundo golo, quatro minutos depois, após assistência de Óliver, beneficiando de uma desatenção defensiva dos locais.

Num jogo disputado debaixo de chuva e com o relvado a ficar impraticável, com o decorrer dos minutos, o FC Porto, sem ter feito muito por isso, ia para o intervalo com uma vantagem importante, mas, no reatamento, uma confusão na área portista possibilitou o golo de Rabiola, devolvendo o Penafiel à discussão do resultado.

Lopetegui não quis correr riscos e sacrificou Quaresma em detrimento de Marcano, colocado à frente dos centrais. O meio campo ganhou ‘músculo’ e um elemento mais atento aos ressaltos, numa estratégia que resultou em pleno.

Numa fase difícil, em que a bola não rolava e todos jogavam de pontapé para a frente, os portistas resolveram definitivamente o jogo, por Óliver, um dos melhores em campo, num lance iniciado no ‘omnipresente’ Jackson e no qual Tiago Rocha podia ter feito mais.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …