Pinto da Costa e Luís Filipe Vieira suspeitos de fraude e lavagem de dinheiro

Estela Silva, António Cotrim / Lusa

Pinto da Costa, Luís Filipe Vieira

O FC Porto e o presidente portista serão suspeitos de fraude e de lavagem de dinheiro em transferências de vários jogadores, estando em causa 20 milhões de euros. SL Benfica e SC Braga também serão outros dos clubes visados.

A revista Sábado revela, na edição desta quinta-feira, que o Ministério Público (MP) e o Fisco têm abertos cinco mega-inquéritos por suspeitas de fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais. Entre os visados estarão presidentes de clubes, agentes, empresários, empresas e dezenas de jogadores de futebol.

Segundo a mesma publicação, o processo-crime que se encontra numa fase mais avançada será o de Pinto da Costa e do FC Porto, que resultará da junção de oito inquéritos iniciados em 2017/18.

Em causa estarão negócios feitos há alguns anos com, pelo menos, 15 jogadores, entre os quais Jackson Martínez, Iker Casillas, Radamel Falcao, James Rodríguez, Imbula, Mangala e Danilo Pereira.

A Sábado adianta ainda que a Autoridade Tributária já calculou em cerca de 20 milhões de euros a vantagem patrimonial ilegal que poderá estar associada a esses negócios.

“Patranha”

Entretanto, o clube azul-e-branco já reagiu a esta notícia num comunicado divulgado, ontem à noite, no seu site oficial. “Nunca a FC Porto SAD e/ou o presidente do seu Conselho de Administração foram interpelados, ouvidos ou interrogados em qualquer tipo de inquérito ou diligência judicial similar sobre qualquer uma destas matérias”.

“Se estes inquéritos existirem, o que só se admite por mera hipótese de raciocínio, estariam em segredo de justiça e numa fase embrionária, pelo que se estranha esta fuga de informação cirúrgica em vésperas de um FC Porto-Benfica decisivo para o campeonato”.

“A FC Porto SAD e o presidente do seu Conselho de Administração manifestam, como sempre, a sua disponibilidade para fornecerem todos os elementos contabilísticos e pessoais que forem solicitados, como já o fizeram, em devido tempo, à Unidade de Grandes Contribuintes da Autoridade Tributária.

A FC Porto SAD e o presidente do seu Conselho de Administração não deixarão de exigir em sede própria responsabilidades aos artífices desta patranha“.

Outros clubes visados

Segundo o jornal ECO, que cita a mesma revista, entre os outros clubes visados nestes mega-processos está também o SL Benfica e Luís Vieira, alegadamente devido à contratação de jogadores como André Carrillo, Pizzi, Jiménez, Júlio Cesar, Ola John e Jonas.

Para além das ‘águias’, também os presidentes do Braga, V. Guimarães, Estoril, Marítimo e Portimonense estão alegadamente envolvidos. O empresário português Jorge Mendes e a sua mulher também estão visados no processo, noticia o jornal Público.

O campeão de inverno, SC Braga, também consta dos nomes lançados pela revista, devido a transferências de jogadores como Dyego Sousa, Fransérgio, Raúl Silva, Pablo Santos e Éder.

Este sábado joga-se, no Estádio do Dragão, às 20h30, o clássico entre FC Porto e Benfica. O jogo poderá ser decisivo para os dragões, que se encontram atualmente a sete pontos do campeão nacional.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Não AKREDITO eles que são TÃO CERTINHOS , é pena não ser em ESPANHA lá sim pagavam e pagavam tudo
    mas aqui neste jardim tão mais que safos , se fosse um desgraçado que roubasse um pão para matar a fome essse sim tava lixado !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. ….de facto, não se compreende como e que se pública uma “bomba jornalística” na primeira página de uma revista, visando UM CLUBE………….os outros ficaram “escondidos” nas páginas interiores. Qual foi o criterio !!

  3. Prendam tudo e todos a ser verdade, sou benfiquista mas estou me maribando nós andamos a trabalhar uma vida e eles resolvem a vida deles num contrato, prisão e em relação á noticia sair agora o porto não têm que se queixar pois está a jogar em casa, e não têm nada a haver.

  4. O jogo de amanhã é decisivo mas não para o Campionato, é decisivo para o fêquêpê…

    Quanto ao resto, quem cospe para o ar, pode cair-lhe em cima.
    Mas alguém acredita que sejam todos certinhos, limpinhos e inocentes????

RESPONDER

Comer muitas refeições takeaway pode aumentar a probabilidade de morte

Comer demasiadas vezes refeições takeaway pode afetar negativamente a saúde das pessoas. Isto porque, muitas vezes, a comida em causa é fast food. A pandemia de covid-19 veio intensificar a adoração das pessoas pelas refeições takeaway. …

Fezes de morcego ajudam a decifrar o passado da humanidade

Uma equipa de investigadores australianos usou fezes de morcego para ajudar a entender uma parte do passado dos nossos ancestrais. Para perceber melhor como é que artefactos antigos são alterados pelo sedimento em que estão enterrados …

"É como fogo". Dezenas de pessoas morreram na República Dominicana após ingestão de álcool ilegal

Depois de dezenas de pessoas morreram por intoxicação nas últimas semanas, as autoridades da República Dominicana acabaram por fechar várias lojas de bebidas alcoólicas. As lojas de bebidas clandestinas situavam-se sobretudo na capital, Santo Domingo, mas …

Eis AlphaDog, a resposta da China para o cão-robô norte-americano Spot

A empresa de tecnologia Weilan, sediada em Nanjing, na China, desenvolveu o AlphaDog, um cão-robô que usa sensores e inteligência artificial (IA) para realizar uma série de aplicações, incluindo entrega de encomendas e orientação para …

E se a vacina contra a covid-19 se chamasse Trumpcine? O "sir" sugeriu e Donald Trump gostou

No fim de semana passado, durante um encontro do Comité Nacional Republicano, o ex-Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que alguém sugeriu que as vacinas disponíveis contra a covid-19 deveriam receber o seu nome. …

O custo da paz mundial é bastante inferior ao custo da guerra

Um recente relatório do Instituto de Economia e Paz (IEP) conclui que o custo dos países com a violência é bem superior ao custo com a paz mundial. O Instituto de Economia e Paz estima que, …

Malta vai pagar aos turistas que visitarem a ilha durante o verão

Numa altura em que pandemia não tem dado tréguas ao setor do turismo, Malta anunciou um conjunto de medidas com o objetivo de encorajar os viajantes a visitarem o país e a ficarem hospedados nos …

Pentágono confirma que filmagens de OVNI em forma de pirâmide são autênticas

Uma nova série de imagens e vídeos de OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados) filmados pela Marinha dos Estados Unidos foi agora confirmada como autêntica pelo Pentágono. Enquanto muitas pessoas geralmente se referem a avistamentos misteriosos …

Irão vai aumentar produção de urânio enriquecido em resposta ao “terrorismo nuclear” de Israel

O Irão justificou esta quarta-feira a decisão de enriquecer urânio a 60% como resposta ao “terrorismo nuclear” e à “maldade” israelita, referindo-se ao alegado ataque contra a central de Natanz, no domingo. “A decisão de enriquecer …

Possibilidade de ser reinfetado baixa 84% para quem já teve covid-19

Um novo estudo indica que a infeção prévia por SARS-CoV-2 protege a maioria dos indivíduos contra a reinfecção durante uma média de sete meses As probabilidades de reinfeção não descem até zero, mas um novo estudo, …