Pinto da Costa e Luís Filipe Vieira suspeitos de fraude e lavagem de dinheiro

Estela Silva, António Cotrim / Lusa

Pinto da Costa, Luís Filipe Vieira

O FC Porto e o presidente portista serão suspeitos de fraude e de lavagem de dinheiro em transferências de vários jogadores, estando em causa 20 milhões de euros. SL Benfica e SC Braga também serão outros dos clubes visados.

A revista Sábado revela, na edição desta quinta-feira, que o Ministério Público (MP) e o Fisco têm abertos cinco mega-inquéritos por suspeitas de fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais. Entre os visados estarão presidentes de clubes, agentes, empresários, empresas e dezenas de jogadores de futebol.

Segundo a mesma publicação, o processo-crime que se encontra numa fase mais avançada será o de Pinto da Costa e do FC Porto, que resultará da junção de oito inquéritos iniciados em 2017/18.

Em causa estarão negócios feitos há alguns anos com, pelo menos, 15 jogadores, entre os quais Jackson Martínez, Iker Casillas, Radamel Falcao, James Rodríguez, Imbula, Mangala e Danilo Pereira.

A Sábado adianta ainda que a Autoridade Tributária já calculou em cerca de 20 milhões de euros a vantagem patrimonial ilegal que poderá estar associada a esses negócios.

“Patranha”

Entretanto, o clube azul-e-branco já reagiu a esta notícia num comunicado divulgado, ontem à noite, no seu site oficial. “Nunca a FC Porto SAD e/ou o presidente do seu Conselho de Administração foram interpelados, ouvidos ou interrogados em qualquer tipo de inquérito ou diligência judicial similar sobre qualquer uma destas matérias”.

“Se estes inquéritos existirem, o que só se admite por mera hipótese de raciocínio, estariam em segredo de justiça e numa fase embrionária, pelo que se estranha esta fuga de informação cirúrgica em vésperas de um FC Porto-Benfica decisivo para o campeonato”.

“A FC Porto SAD e o presidente do seu Conselho de Administração manifestam, como sempre, a sua disponibilidade para fornecerem todos os elementos contabilísticos e pessoais que forem solicitados, como já o fizeram, em devido tempo, à Unidade de Grandes Contribuintes da Autoridade Tributária.

A FC Porto SAD e o presidente do seu Conselho de Administração não deixarão de exigir em sede própria responsabilidades aos artífices desta patranha“.

Outros clubes visados

Segundo o jornal ECO, que cita a mesma revista, entre os outros clubes visados nestes mega-processos está também o SL Benfica e Luís Vieira, alegadamente devido à contratação de jogadores como André Carrillo, Pizzi, Jiménez, Júlio Cesar, Ola John e Jonas.

Para além das ‘águias’, também os presidentes do Braga, V. Guimarães, Estoril, Marítimo e Portimonense estão alegadamente envolvidos. O empresário português Jorge Mendes e a sua mulher também estão visados no processo, noticia o jornal Público.

O campeão de inverno, SC Braga, também consta dos nomes lançados pela revista, devido a transferências de jogadores como Dyego Sousa, Fransérgio, Raúl Silva, Pablo Santos e Éder.

Este sábado joga-se, no Estádio do Dragão, às 20h30, o clássico entre FC Porto e Benfica. O jogo poderá ser decisivo para os dragões, que se encontram atualmente a sete pontos do campeão nacional.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Não AKREDITO eles que são TÃO CERTINHOS , é pena não ser em ESPANHA lá sim pagavam e pagavam tudo
    mas aqui neste jardim tão mais que safos , se fosse um desgraçado que roubasse um pão para matar a fome essse sim tava lixado !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. ….de facto, não se compreende como e que se pública uma “bomba jornalística” na primeira página de uma revista, visando UM CLUBE………….os outros ficaram “escondidos” nas páginas interiores. Qual foi o criterio !!

  3. Prendam tudo e todos a ser verdade, sou benfiquista mas estou me maribando nós andamos a trabalhar uma vida e eles resolvem a vida deles num contrato, prisão e em relação á noticia sair agora o porto não têm que se queixar pois está a jogar em casa, e não têm nada a haver.

  4. O jogo de amanhã é decisivo mas não para o Campionato, é decisivo para o fêquêpê…

    Quanto ao resto, quem cospe para o ar, pode cair-lhe em cima.
    Mas alguém acredita que sejam todos certinhos, limpinhos e inocentes????

RESPONDER

Vai "nascer" em Arouca a maior ponte suspensa do mundo. É a esperança para fazer renascer o turismo

O Turismo de Arouca está a enfrentar dificuldades devido à quebra gerada pela pandemia, mas os empresários aguardam com expectativa a abertura daquela que será a maior ponte suspensa do mundo, já descrita como "extraordinária". Ainda …

"Será difícil não voltar a adiar a abertura" dos centros comerciais na região de Lisboa

O presidente da Associação dos Médicos de Saúde Pública, Ricardo Mexia, considerou que "será difícil não voltar a adiar a abertura" dos centros comerciais na Grande Lisboa, tendo em conta os números da região nos …

Atraso na partilha de informação. Responsáveis da OMS recusam responder a perguntas sobre China

Os mais altos responsáveis da Organização Mundial de Saúde (OMS) recusaram-se esta quarta-feira a responder diretamente a perguntas sobre um atraso da China na partilha do mapa genético do novo coronavírus com a agência. Três perguntas …

Espanha reabre fronteiras a 22 de junho. Portugal diz que ainda não há uma decisão tomada

Espanha vai reabrir as fronteiras com Portugal e França a 22 de junho. O país tinha planeado abrir as fronteiras ao turismo estrangeiro a 1 de julho, mas decidiu adiantar a data. Porém, Portugal diz …

Conceição critica arbitragem, mas em Espanha fala-se de penálti de Pepe "que roça o escândalo"

Os 'dragões' perderam no primeiro jogo após a retoma do campeonato. Sérgio Conceição deixou críticas à arbitragem, mas em Espanha fala-se de um penálti escandaloso... de Pepe. O FC Porto ficou com a liderança da I …

Redução do IVA, abono para crianças e incentivos para comprar elétricos. O plano de 130 mil milhões de Merkel

A chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou esta quinta-feira um pacote de estímulo de 130 mil milhões de euros para este ano e 2021, para impulsionar a economia do país, duramente atingida pela pandemia de covid-19. Entre …

De Jorge Jesus a Bruno de Carvalho. Rui Pinto terá espiado 72 pessoas e entidades

O português Rui Pinto terá espiado 72 pessoas e entidades, acusa o Tribunal da Relação de Lisboa. A defesa do denunciante criticou a manutenção da prisão preventiva. De acordo com o acórdão do Tribunal da Relação …

Empresas podem manter lay-off até ao fim de setembro. Trabalhadores podem receber 85% do salário

Os traços gerais do plano do Governo para a retoma da economia e para tentar travar a escalada do desemprego foram apresentados aos parceiros sociais, esta terça-feira, por Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade …

O próximo Wolves? Charlton pode tornar-se "português"

O consórcio português Corporate Football Organisation Portugal (CFO), liderado por Fernando Côrte-Real, está a estudar a compra do Charlton, clube que milita no Championship, o segundo escalão inglês. "A CFO Portugal já existe há pelo menos …

PJ prossegue investigação e confirma envolvimento de alemão no desaparecimento de Maddie

A Polícia Judiciária adiantou esta quarta-feira que prosseguem em Portugal diligências no âmbito da investigação ao desaparecimento da criança inglesa Madeleine McCann, no Algarve, em 2007, confirmando as suspeitas de envolvimento de um cidadão alemão …