Pinto da Costa e Luís Filipe Vieira suspeitos de fraude e lavagem de dinheiro

Estela Silva, António Cotrim / Lusa

Pinto da Costa, Luís Filipe Vieira

O FC Porto e o presidente portista serão suspeitos de fraude e de lavagem de dinheiro em transferências de vários jogadores, estando em causa 20 milhões de euros. SL Benfica e SC Braga também serão outros dos clubes visados.

A revista Sábado revela, na edição desta quinta-feira, que o Ministério Público (MP) e o Fisco têm abertos cinco mega-inquéritos por suspeitas de fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais. Entre os visados estarão presidentes de clubes, agentes, empresários, empresas e dezenas de jogadores de futebol.

Segundo a mesma publicação, o processo-crime que se encontra numa fase mais avançada será o de Pinto da Costa e do FC Porto, que resultará da junção de oito inquéritos iniciados em 2017/18.

Em causa estarão negócios feitos há alguns anos com, pelo menos, 15 jogadores, entre os quais Jackson Martínez, Iker Casillas, Radamel Falcao, James Rodríguez, Imbula, Mangala e Danilo Pereira.

A Sábado adianta ainda que a Autoridade Tributária já calculou em cerca de 20 milhões de euros a vantagem patrimonial ilegal que poderá estar associada a esses negócios.

“Patranha”

Entretanto, o clube azul-e-branco já reagiu a esta notícia num comunicado divulgado, ontem à noite, no seu site oficial. “Nunca a FC Porto SAD e/ou o presidente do seu Conselho de Administração foram interpelados, ouvidos ou interrogados em qualquer tipo de inquérito ou diligência judicial similar sobre qualquer uma destas matérias”.

“Se estes inquéritos existirem, o que só se admite por mera hipótese de raciocínio, estariam em segredo de justiça e numa fase embrionária, pelo que se estranha esta fuga de informação cirúrgica em vésperas de um FC Porto-Benfica decisivo para o campeonato”.

“A FC Porto SAD e o presidente do seu Conselho de Administração manifestam, como sempre, a sua disponibilidade para fornecerem todos os elementos contabilísticos e pessoais que forem solicitados, como já o fizeram, em devido tempo, à Unidade de Grandes Contribuintes da Autoridade Tributária.

A FC Porto SAD e o presidente do seu Conselho de Administração não deixarão de exigir em sede própria responsabilidades aos artífices desta patranha“.

Outros clubes visados

Segundo o jornal ECO, que cita a mesma revista, entre os outros clubes visados nestes mega-processos está também o SL Benfica e Luís Vieira, alegadamente devido à contratação de jogadores como André Carrillo, Pizzi, Jiménez, Júlio Cesar, Ola John e Jonas.

Para além das ‘águias’, também os presidentes do Braga, V. Guimarães, Estoril, Marítimo e Portimonense estão alegadamente envolvidos. O empresário português Jorge Mendes e a sua mulher também estão visados no processo, noticia o jornal Público.

O campeão de inverno, SC Braga, também consta dos nomes lançados pela revista, devido a transferências de jogadores como Dyego Sousa, Fransérgio, Raúl Silva, Pablo Santos e Éder.

Este sábado joga-se, no Estádio do Dragão, às 20h30, o clássico entre FC Porto e Benfica. O jogo poderá ser decisivo para os dragões, que se encontram atualmente a sete pontos do campeão nacional.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Não AKREDITO eles que são TÃO CERTINHOS , é pena não ser em ESPANHA lá sim pagavam e pagavam tudo
    mas aqui neste jardim tão mais que safos , se fosse um desgraçado que roubasse um pão para matar a fome essse sim tava lixado !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. ….de facto, não se compreende como e que se pública uma “bomba jornalística” na primeira página de uma revista, visando UM CLUBE………….os outros ficaram “escondidos” nas páginas interiores. Qual foi o criterio !!

  3. Prendam tudo e todos a ser verdade, sou benfiquista mas estou me maribando nós andamos a trabalhar uma vida e eles resolvem a vida deles num contrato, prisão e em relação á noticia sair agora o porto não têm que se queixar pois está a jogar em casa, e não têm nada a haver.

  4. O jogo de amanhã é decisivo mas não para o Campionato, é decisivo para o fêquêpê…

    Quanto ao resto, quem cospe para o ar, pode cair-lhe em cima.
    Mas alguém acredita que sejam todos certinhos, limpinhos e inocentes????

RESPONDER

Há 49 escolas com surtos ativos de covid-19

Cerca de meia centena de escolas têm surtos ativos de covid-19, avançou esta quarta-feira a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, que fez um balanço positivo das primeiras semanas de aulas. "Neste momento, estão ativos 49 surtos …

Índia pode atingir os 600 milhões de casos de covid-19 em fevereiro, dizem especialistas

Mais de 600 milhões de indianos, mais da metade da população do país, provavelmente serão infetados com o novo coronavírus até fevereiro de 2021, segundo um painel de especialistas que aconselha o Governo do país. Segundo …

Ficheiro apreendido a Rui Pinto tinha número de telemóvel da procuradora

Um ficheiro de um dos dispositivos apreendidos ao criador do ‘Football Leaks’, Rui Pinto, contém o número de telemóvel da procuradora do Ministério Público (MP) envolvida no julgamento, Marta Viegas, confirmou a própria na 15.ª …

Rio anuncia vota contra no OE. "O PSD é mais responsável na oposição do que o PS no Governo"

O presidente do PSD anunciou esta quarta-feira o voto contra do partido na proposta de Orçamento do Estado para 2021, dizendo que esse é “o único voto coerente” e porque outra votação nem sequer “evitaria …

"A pandemia derrubou-me." "Pepe" Mujica, ex-Presidente do Uruguai, abandona a política

O ex-presidente uruguaio José "Pepe" Mujica disse que continuará a ser "conselheiro" dos companheiros de partido. José "Pepe" Mujica, ex-Presidente do Uruguai, renunciou esta terça-feira ao seu lugar no Senado e abandonou definitivamente a política ativa. …

Milhares de reclusos na Nigéria fugiram depois de invasões a prisões

De acordo com as autoridades nigerianas, cerca de 2000 presos fugiram de prisões na Nigéria, após os locais terem sido invadidos por multidões. Foi imposto um recolher obrigatório em resposta à agitação resultante de duas …

Manuel Maria Carrilho absolvido pela terceira vez do crime de violência doméstica

O ex-ministro Manuel Maria Carrilho foi esta quarta-feira novamente absolvido do caso de violência doméstica em que era suspeito de ter agredido a apresentadora de televisão Bárbara Guimarães. Em comunicado Manuel Maria Carrilho explica que o …

Maiores construtoras portuguesas juntam-se contra a "armada espanhola"

As duas maiores construtoras portuguesas, Mota-Engil e Teixeira Duarte, aliaram-se num consórcio, no âmbito de um concurso público lançado pela Infraestruturas de Portugal (IP), para tentar derrotar a concorrência espanhola. Habitualmente concorrentes na disputa pelas grandes …

Novo recorde: SNS24 recebeu mais de 23 mil chamadas só esta segunda-feira

O centro de contactos SNS24 bateu um novo recorde de atendimentos no dia 19 de outubro, com 23.373 chamadas atendidas, revelaram os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) ao Público. Os picos de chamadas …

Israel descobre túnel escavado desde a Faixa de Gaza

"O túnel, com várias dezenas de metros de comprimento, foi escavado em Khan Younès, no sul da Faixa de Gaza, e entra no território israelita", afirmou o porta-voz do exército, Jonathan Conricus, durante uma conferência …