Noite louca na Champions! FC Porto nos oitavos com o “monstro” Diogo Costa e um Atlético surreal

5

FC Porto / Facebook

Diogo Costa, FC Porto

Diogo Costa defendeu dois penáltis no Brugge-FC Porto (0-4).

O FC Porto está nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões depois de uma noite louca em que derrotou o Brugges por 4-0, com Diogo Costa a defender dois penáltis, e o Atlético de Madrid a falhar aos 98 minutos uma grande penalidade.

É caso para dizer que “a vingança se serve fria”! Lembremos que o FC Porto perdeu em casa com o Atlético de Madrid, em ronda anterior da Liga dos Campeões, com uma parte final de loucos, com golos nos descontos e Taremi expulso.

Desta feita, o Atlético de Madrid poderia ter adiado o sonho dos dragões de chegarem aos “oitavos”, mas não conseguiu vencer o Bayer Leverkusen. O jogo terminou a 2-2 e acabou de forma surreal, com os madrilenos a falharem um penálti já em período de descontos.

O penálti em si é bastante duvidoso e só surgiu já depois do apito final e do final do Brugge-FC Porto (0-4). Um golo do Atlético garantia os “oitavos” aos espanhóis.

“Não costumam apitar penáltis assim”

Após o apito final na partida em Madrid, o VAR indicou a existência de um penálti a favor do Atlético e o árbitro assinalou o castigo máximo.

Mas na hora da marcação, Carrasco permitiu a defesa do guarda-redes do Leverkusen e Saul atirou à barra na recarga. Ainda houve um terceiro remate de Reinildo que levou a bola a bater em Carrasco.

O treinador do Bayer Leverkusen, o espanhol Xabi Alonso, admite que “é a primeira vez” na sua carreira que vê um jogo ser retomado, e com um penálti, depois do apito final.

“São situações que podem acontecer com o VAR”, sublinha, salientando que o penálti foi “muito duvidoso”. “Nas competições europeias, não costumam apitar penáltis assim”, constata.

No fim das contas, o empate dá a qualificação ao FC Porto que celebrou já no avião, quando se preparava para voltar a Portugal, com toda a comitiva em euforia.

O Atlético de Madrid junta-se, assim, ao Barcelona, e fica fora da Liga dos Campeões. “É um momento difícil, duro e que não esperávamos”, admite o técnico dos madrilenos, Diego Simeone, notando que “é a segunda vez em dez anos que o clube não passa aos oitavos de final”.

O Real Madrid é agora o único clube espanhol na Liga dos Campeões.

Além do FC Porto, também Inter e Liverpool já garantiram o apuramento para os “oitavos” da prova.

Diogo Costa é “o melhor guarda-redes do mundo”

A marcar esta noite louca da Champions está ainda um Diogo Costa histórico! O guarda-redes do FC Porto defendeu dois penáltis diante do Brugge, tornando-se no primeiro guarda-redes de sempre a defender três grandes penalidades numa edição da Liga dos Campeões.

O penálti a favor dos belgas surgiu depois de um erro de David Carmo que podia ter sido “o momento-chave” do jogo, como referiu o treinador Sérgio Conceição no final da partida.

“Para mim não é normal a este nível, no campeonato ou nas provas internas, um jogador cometer um erro do género”, frisou o técnico, em jeito de puxão de orelhas ao central portista.

Valeu a mestria de Diogo Costa de quem já se diz ser “o melhor guarda-redes do mundo”, ou, no mínimo, “o melhor defensor de penáltis” do planeta. “Gigante” e “monstro” são outros adjectivos usados para qualificar o jogador que assume estar “numa fase muito boa”.

“Mas sei que o momento mau há-de chegar. A vida é feita de bons e maus momentos. Apenas me foco em dar o meu melhor para que o erro não apareça”, sustenta Diogo Costa.

Diante do Brugge, o guarda-redes defendeu dois penáltis seguidos depois de o árbitro ter ordenado a repetição, após consulta ao VAR.

A prestação de Diogo Costa é enaltecida pela própria UEFA que coloca o segundo penálti defendido entre as melhores defesas da jornada.

Nas redes sociais, há quem note que agora é que o seleccionador Fernando Santos vai jogar para o empate, sabendo que Portugal tem em Diogo Costa uma verdadeira “muralha” contra penáltis.

Os adeptos do Manchester United já pedem a contratação de Diogo Costa para a próxima época, tanto mais depois de Diogo Dalot se ter manifestado quanto ao desempenho do guardião com um “surreal, irmão!”. O apelo dos red devils é para que o avançado do United ajude a levar o guarda-redes do FC Porto para Old Trafford.

Susana Valente, ZAP //

5 Comments

  1. “Atlético de Madrid a falhar aos 98 minutos uma grande penalidade que poderia ter atirado os dragões para fora da prova.”
    Por favor revejam esta afirmação.
    Absolutamente NENHUM resultado do Atlético de Madrid implicaria a eliminação do F.C.Porto da prova.
    O porto soma 9 pontos, se o Atlético tivesse vencido somaria 7 pontos ficando a dois do porto. Na Derradeira jornada, no Dragão, bastaria ao Porto o empate para prosseguir na prova…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.