FC Porto não tinha tanta formação no plantel desde 1999

Fernando Veludo / Lusa

O FC Porto não tinha tantos jogadores da formação no plantel desde a época 1999/2000, revela o desportivo O Jogo esta sexta-feira.

De acordo com o jornal, que analisou a equipa comandada por Sérgio Conceição, dos 26 futebolistas no plantel, oito vêm do Olival. É o “FC Porto mais azul do século”, escreve.

É preciso recuar quase duas décadas para superar este número. Na época 1999/2000, em 29 jogadores, 10 eram da formação, entre os quais estavam Jorge Costa, Secretário, Domingos, Hilário, Vítor Baía, Rui Barros, Nélson, Romeu, Folha e Ricardo Sousa.

A análise do O Jogo evidencia também que os jogadores made in Olival não são estão no plantel, como também somam números em campo. Dois oito jogadores da formação, apenas dois ainda não participaram em jogos oficiais Tomás Esteves e Mbaye.

Em sentido oposto, Romário Baró é já titular, enquanto Fábio Silva tem estado no banco de suplentes, tendo tendo prioridade sobre Aboubakar. Já Sérgio Oliveira, no plantel desde 2015, e Bruno Costa são opções de primeira linha para Conceição.

Diogo Costa e Diogo Leite, por sua, passaram a ter oportunidade para ganhar mais espaço na equipa depois dos empréstimos de Vaná e Osório, frisa o Sapo Desporto.

Conceição tem aumentando a representação da formação no plantel. Desde que assumiu o comando técnico dos dragões que esta aposta tem vindo a crescer: em 2017/2018, havia quatro jogadores do Olival, passando agora para oito, isto é, 31% do plantel.

A aposta na formação, recorde-se, foi sendo prometida pelo presidente dos dragões, Pinto da Costa, estando agora a ganhar expressão pelas mãos de Sérgio Conceição.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Venezuela avisa embaixadora da UE : tem 72 horas para abandonar o país

Isabel Brilhante Pedrosa, embaixadora da União Europeia, foi declarada persona non grata pelo Governo venezuelano e deverá abandonar o país. O Governo venezuelano notificou, esta quarta-feira, a embaixadora da União Europeia (UE), a portuguesa Isabel Brilhante …

Diplomacia da vacina. Israel doa doses à República Checa, que prometeu abrir representação diplomática em Jerusalém

A República Checa, que prometeu abrir representação diplomática em Jerusalém, já recebeu as vacinas de Israel. De acordo com o Público, Israel doou vacinas à República Checa, que prometeu abrir uma representação diplomática em Jerusalém; à …

Há uma "grande probabilidade" de variante de Manaus se tornar dominante em Portugal, diz Sociedade Brasileira de Virologia

A variante do SARS-CoV-2 detetada em dezembro em Manaus, no Brasil, pode vir a tornar-se dominante em Portugal, disse o presidente da Sociedade Brasileira de Virologia, Flávio Guimarães da Fonseca, apesar de no momento ainda ser …

Voo humanitário para o Brasil chegou a custar mais de 1.350 euros

O Público avança que o bilhete de um "voo humanitário" da TAP para o Brasil estava a ser vendido por 837 euros no início desta terça-feira. Horas depois, os "últimos lugares" estavam a ser disponibilizados …

Afinal, grupo de trabalho para a vacinação no Parlamento não vai existir

Afinal, ao contrário do que foi avançado esta terça-feira, o grupo de trabalho que devia coordenar o processo de vacinação dos deputados não vai existir. A Assembleia da República esclareceu esta tarde, em comunicado, que não …

Novo estudo indica que coronavírus pode sobreviver na roupa até 72 horas

De acordo com um estudo britânico, o novo coronavírus pode sobreviver na roupa ao longo de até 72 horas. Os especialistas alertam que pode ainda ser transferido da roupa para outras superfícies. Um estudo da universidade …

Polícia espanhola apreende 387 quilos de cocaína em navio chegado do Brasil

A polícia espanhola apreendeu 387 quilos de cocaína no porto de Santa Cruz de Tenerife, nas ilhas Canárias, numa inspeção feita a um camião que viajava num navio chegado do Brasil. O Ministério do Interior (Administração …

SEF detém suspeito de auxiliar pessoas a emigrar ilegalmente para a Irlanda

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, na segunda-feira, um cidadão europeu por suspeitas da prática do crime de auxílio à imigração ilegal. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, em Lisboa, um cidadão …

Afinal, primeira morte por covid-19 na Europa foi na Sérvia

Um trabalhador da construção civil morreu de covid-19 em fevereiro de 2020 em Belgrado, 10 dias antes de outra pessoa ter morrido em França, podendo ter sido afinal a primeira morte pela doença no continente, …

Vacina da Johnson & Johnson considerada eficaz pelos Estados Unidos

O regulador norte-americano, a Food and Drug Administration, aprovou a vacina produzida pela Johnson & Johnson para utilização de emergência em todo o país. A vacina de dose única da Johnson & Johnson contra a covid-19 …