/

FC Porto empata na deslocação ao Marítimo

Gregorio Cunha / Lusa

-

Um golo de Edgar Costa, aos 05 minutos e outro de Herrera, aos 34, ditaram hoje uma igualdade (1-1) na visita do FC Porto ao reduto do Marítimo, no Funchal, na segunda jornada da Primeira Liga.

Os ‘dragões’, que há três épocas consecutivas não ganham nos Barreiros, voltaram a perder pontos, mas desta feita conseguiram sair com um empate, graças a um golo do mexicano Herrera, depois de o madeirense Edgar Costa ter dado vantagem ao Marítimo.

A igualdade permitiu à equipa orientada pelo espanhol Julen Lopetegui assumir, de forma provisória, a liderança do campeonato, a par do Rio Ave, Sporting e Paços de Ferreira, todos com quatro pontos.

O Marítimo, que havia perdido (2-1) na primeira jornada, no dérbi com o União da Madeira, pontuou pela primeira vez, encontrando-se agora na 12.ª posição.

O guarda-redes internacional espanhol Iker Casillas sofreu na Madeira o seu primeiro golo oficial, no dia em que Danilo Pereira regressou ao Funchal, para defrontar a sua ex-equipa, pela primeira vez.

O golo de Edgar Costa, a frio, logo aos 05 minutos, incomodou os portistas, fazendo lembrar-lhes jogos anteriores, no mesmo recinto.

O madeirense beneficiou de um cruzamento de Xavier, que surpreendeu Cissokho, que ficou a ver a bola entrar na sua baliza.

A reação portista foi imediata, com Brahimi e Varela como protagonistas dos lances mais perigosos da sua equipa na primeira meia hora. Contudo, notou-se grandes dificuldades da equipa nas transições ofensivas, sobretudo pela lentidão revelada.

No entanto, aos 34 minutos o ‘apagado’ Herrera fez o tento da igualdade para o FC Porto, após um passe precioso de Imbula, que surpreendeu a defesa maritimista que não conseguiu anular o lance.

Na segunda parte, tal como na primeira, o Marítimo voltou a entrar melhor no jogo e os lances ofensivos apareceram junto da baliza de Casillas.

Aos 56 minutos, o técnico portista lançou o médio André André e o avançado Tello, sacrificando Varela e Herrera, na tentativa de chegar ao triunfo.

As duas alterações não surtiram o efeito desejado e o FC Porto passou por momentos de grande aflição, quando Marega e Edgar Costa criaram dois lances de grande perigo, mostrando o inconformismo dos ilhéus na partida.

Mesmo assim, a melhor oportunidade da segunda parte pertenceu aos ‘dragões’ que, aos 78 minutos, podiam ter marcado, num lance em que André André cruzou e Aboubakar, sozinho frente a Salin, permitindo a defesa ao guarda-redes francês do Marítimo.

Aos 90, Marega quase surpreendia Casillas, mas a bola saiu ao lado e no minuto seguinte, na última oportunidade do jogo, Brahimi cruzou e Maxi Pereira fez a bola embater na trave e depois, sobre a linha, Salin impediu a progressão da bola.

Futebol 365

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.