FC Porto empata na deslocação ao Marítimo

Gregorio Cunha / Lusa

-

Um golo de Edgar Costa, aos 05 minutos e outro de Herrera, aos 34, ditaram hoje uma igualdade (1-1) na visita do FC Porto ao reduto do Marítimo, no Funchal, na segunda jornada da Primeira Liga.

Os ‘dragões’, que há três épocas consecutivas não ganham nos Barreiros, voltaram a perder pontos, mas desta feita conseguiram sair com um empate, graças a um golo do mexicano Herrera, depois de o madeirense Edgar Costa ter dado vantagem ao Marítimo.

A igualdade permitiu à equipa orientada pelo espanhol Julen Lopetegui assumir, de forma provisória, a liderança do campeonato, a par do Rio Ave, Sporting e Paços de Ferreira, todos com quatro pontos.

O Marítimo, que havia perdido (2-1) na primeira jornada, no dérbi com o União da Madeira, pontuou pela primeira vez, encontrando-se agora na 12.ª posição.

O guarda-redes internacional espanhol Iker Casillas sofreu na Madeira o seu primeiro golo oficial, no dia em que Danilo Pereira regressou ao Funchal, para defrontar a sua ex-equipa, pela primeira vez.

O golo de Edgar Costa, a frio, logo aos 05 minutos, incomodou os portistas, fazendo lembrar-lhes jogos anteriores, no mesmo recinto.

O madeirense beneficiou de um cruzamento de Xavier, que surpreendeu Cissokho, que ficou a ver a bola entrar na sua baliza.

A reação portista foi imediata, com Brahimi e Varela como protagonistas dos lances mais perigosos da sua equipa na primeira meia hora. Contudo, notou-se grandes dificuldades da equipa nas transições ofensivas, sobretudo pela lentidão revelada.

No entanto, aos 34 minutos o ‘apagado’ Herrera fez o tento da igualdade para o FC Porto, após um passe precioso de Imbula, que surpreendeu a defesa maritimista que não conseguiu anular o lance.

Na segunda parte, tal como na primeira, o Marítimo voltou a entrar melhor no jogo e os lances ofensivos apareceram junto da baliza de Casillas.

Aos 56 minutos, o técnico portista lançou o médio André André e o avançado Tello, sacrificando Varela e Herrera, na tentativa de chegar ao triunfo.

As duas alterações não surtiram o efeito desejado e o FC Porto passou por momentos de grande aflição, quando Marega e Edgar Costa criaram dois lances de grande perigo, mostrando o inconformismo dos ilhéus na partida.

Mesmo assim, a melhor oportunidade da segunda parte pertenceu aos ‘dragões’ que, aos 78 minutos, podiam ter marcado, num lance em que André André cruzou e Aboubakar, sozinho frente a Salin, permitindo a defesa ao guarda-redes francês do Marítimo.

Aos 90, Marega quase surpreendia Casillas, mas a bola saiu ao lado e no minuto seguinte, na última oportunidade do jogo, Brahimi cruzou e Maxi Pereira fez a bola embater na trave e depois, sobre a linha, Salin impediu a progressão da bola.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo conheceu Rena, a sobrevivente do Holocausto que teve "seis mães"

O Presidente da República conheceu a sobrevivente do Holocausto Rena Quint, que lhe contou como em criança escapou ao genocídio nazi e acabou nos Estados Unidos com a ajuda de "seis mães". "Porque ficaram comigo? Talvez …

Benfica empresta Caio Lucas ao Al Sharjah

O Benfica anunciou, esta quinta-feira, o empréstimo do futebolista brasileiro ao Al Sharjah, clube dos Emirados Árabes Unidos, que é válido por um ano e meio. "O Sport Lisboa e Benfica formalizou com o Al Sharjah …

Morreu o general José Lemos Ferreira

O ex-chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA) morreu aos 90 anos, disse quinta-feira à agência Lusa uma fonte militar. Chefe do Estado-Maior da Força Aérea de 1977 a 1984, o general José Lemos Ferreira foi …

PJ afasta "intervenção de terceiros" na morte de diretor do EuroBic

O diretor nacional da PJ disse, esta quinta-feira, que os elementos recolhidos sobre a morte do diretor do private banking do EuroBic, arguido no caso Luanda Leaks, "apontam para que não haja intervenção de terceiros". Questionado …

Carlos Amaral Dias terá ficado retido na ambulância avariada durante uma hora

Os resultados de um inquérito aberto pelo INEM apontam para que Carlos Amaral Dias tenha ficado dentro de uma ambulância avariada durante uma hora. De acordo com o Jornal de Notícias, a equipa da ambulância dos …

Luanda Leaks. Mário Leite Silva renuncia à presidência do Banco de Fomento Angola

O presidente do Conselho de Administração do Banco de Fomento Angola (BFA), Mário Leite Silva, gestor de Isabel dos Santos, renunciou ao cargo, com efeitos a partir de 22 de janeiro. A informação foi transmitida …

Tempestade “Glória” faz pelo menos nove mortos em Espanha

Pelo menos nove pessoas morreram e outras quatro estão dadas como desaparecidas em Espanha na sequência da passagem da tempestade “Glória”, intempérie que atinge o país desde o passado fim de semana. As autoridades confirmaram cinco …

Há um "milagre da multiplicação" dos votos que os deputados querem travar

Todos os partidos concordam: é preciso travar o "milagre da multiplicação" dos votos na Assembleia da República. Estabelecer regras objetivas para o fazer é o mais complicado. Os deputados começaram esta quarta-feira a discutir como “regrar” …

Pensões entre 877 e 2600 euros têm aumento mínimo de 6,14 euros

Os pensionistas que ganham entre 877,6 e os 2558 euros brutos por mês vão ter aumentos acima dos 0,24% que inicialmente se calculou com base na taxa de inflação (sem habitação) apurada até novembro do …

PCP quer travar "ameaça de despejos" no final deste ano

O PCP entregou uma proposta de alteração ao Orçamento do estado para 2020 para manter congeladas as rendas antigas, quando os locatários tenham um rendimento inferior a cinco salários mínimos nacionais. O PCP quer manter congeladas …