FC Porto empata em casa com o Rio Ave e deixa-se apanhar pelo Benfica

O FC Porto voltou a ceder hoje pontos, ao empatar em casa frente ao Rio Ave (1-1), numa partida da 16.ª jornada da I Liga de futebol em que voltou a mostrar falta de soluções ofensivas e de confiança dos seus jogadores.

Valeram os golos de Herrera (22 minutos) e de João Novais (33), ambos conseguidos com ajuda dos defesas contrários, num desfecho que fez os ‘dragões’ se deixassem apanhar pelo Benfica no segundo posto, agora ambos com 37 pontos e a quatro do líder Sporting, no culminar da 16.ª ronda.

No final, voltaram a ser mostrados lenços brancos, sinal de descontentamento para com a equipa técnica, acompanhados por uma tremenda ‘assobiadela’ desde as bancadas, que hoje estiveram ocupadas por cerca de 20 mil espectadores, menos de metade da lotação.

O Rio Ave, por seu turno, empenhou-se completamente na defesa do resultado com que chegou ao intervalo, e não deixou de lançar vários contra-ataques durante todo o encontro, alguns dos quais fizeram perigar as redes de Casillas.

O regresso de André André à titularidade e a entrada de Marcano por troca com Maicon foram a nota de maior destaque no ‘onze’ orquestrado por Julen Lopetegui, enquanto Pedro Martins se viu obrigado a várias ‘mexidas’ de recurso, tendo em conta a indisponibilidade de jogadores mais utilizados, como Pedro Moreira, Heldon, Aníbal Capela (lesionados), Tarantini e Bressan (castigados).

O FC Porto começou ‘mandão’ e, após ‘assenhorar-se’ da intermediária vila-condense, esteve perto do golo por duas vezes, a remates de Maxi Pereira e Marcano, mas o guardião Cássio opôs-se a ambos.

Já não o conseguiu fazer aos 22 minutos, quando Herrera inaugurou o marcador, graças a um pontapé frontal, desferido ainda de fora da área, e que desviou num defesa, traindo o guarda-redes brasileiro.

A mesma ‘traição’ teve, 11 minutos depois, Danilo como protagonista, em quem bateu a bola disparada por João Novais, ainda bem longe da linha de golo, antes de se anichar nas redes à guarda de Casillas.

O encontro chegou ao intervalo empatado, apesar de os portistas estarem em modo de busca incessante do segundo golo.

Mas a segunda parte começou com um aviso de Krovonovic, com o sérvio a fazer a bola passar a centímetros das baliza de Casillas, a que o FC Porto apenas respondeu aos 59 minutos, com um ‘tiro’ de Aboubakar, à meia volta, para nova defesa de Cássio.

O primeiro a ‘mexer’ foi Pedro Martins, que trocou Krovinovic por Zé Paulo, seguido por Lopetegui, que fez entrar Rúben Neves para o lugar de Danilo, seguido pela troca de Corona por André Silva.

Mas o nervosismo que se apoderou dos anfitriões bem cedo na segunda parte impediu maior discernimento nos lances ofensivos, todos travados pela defesa vila-condense ou por Cássio.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Sondas espaciais com "cunho" português vão passar perto de Vénus

As sondas espaciais europeias Solar Orbiter e BepiColombo, ambas com tecnologia e ciência portuguesas, vão passar perto de Vénus a 9 e 10 de agosto, respetivamente, anunciou esta segunda-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). A passagem …

Elvis Presley terá morrido de doenças genéticas (e não por overdose de medicamentos)

Segundo um novo livro de Sally Hoedel, a morte de Elvis Presley estará, afinal, relacionada com o tratamento para doenças congénitas das quais sofria. O cantor norte-americano, que morreu há quase 44 anos, estava fortemente medicado …

A cidade mais populosa de África está a viver em contra-relógio

Os habitantes da Nigéria, o país mais populoso de África, já estão habituados a contornar as inundações anuais que invadem o país. No entanto, este ano a situação saiu fora do controlo, com o principal …

"Pensávamos que a Casa Branca mandava". Biden sob fogo devido ao fim da proibição dos despejos

A inacção de Joe Biden perante o fim das moratórias que proíbem os despejos durante a pandemia está a ser criticada até dentro do próprio Partido Democrata. A moratória federal aos despejos acabou este sábado, para …

Na ausência de Biles, Sunisa Lee coroou-se rainha da ginástica. É a primeira hmong a ganhar ouro

Sunisa Lee chegou a Tóquio com a missão de ajudar os Estados Unidos a garantir o ouro e de garantir a presença em finais individuais de aparelhos. Com o abandono de Biles, tornou-se a estrela …

Presidente afegão culpa retirada “abrupta” dos EUA pelo rápido avanço dos talibãs

O chefe de Estado afegão prometeu vencer o conflito com as milícias talibãs e os Estados Unidos dizem-se prontos a receber mais milhares de refugiados. O Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, prometeu esta segunda-feira vencer o …

42% das pessoas em enfermaria no Hospital de são João têm vacinação completa

No Centro Hospitalar de São João (CHSJ), 42% das pessoas internadas em enfermaria e 15% das internadas em unidades de cuidados intensivos tinham a vacinação completa. Segundo os últimos dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), apenas …

António Oliveira e uma arbitragem "conveniente"

Athletico Paranaense perdeu novamente no Brasileirão e a equipa de arbitragem ajudou os vencedores, queixou-se o treinador português. O Athletico Paranaense, líder do Brasileirão nas primeiras jornadas, está numa fase negativa: apenas uma vitória nas últimas …

André Ventura - Chega

Autárquicas. Chega concorre sozinho a 220 municípios para avaliar o seu "impacto"

André Ventura anunciou esta segunda-feira que o Chega irá concorrer nas eleições autárquicas a “cerca de 220 municípios” do país, sublinhando que o partido vai a votos sozinho para avaliar o seu “impacto”, mas sem …

Ex-guarda nazi julgado aos 100 anos por cumplicidade em assassinatos

Um homem de 100 anos que supostamente serviu como guarda num campo de concentração nazi será julgado em outubro por cumplicidade no assassinato de mais de 3.500 pessoas durante a Segunda Guerra Mundial, informou a …