FC Porto empata em casa com o Rio Ave e deixa-se apanhar pelo Benfica

O FC Porto voltou a ceder hoje pontos, ao empatar em casa frente ao Rio Ave (1-1), numa partida da 16.ª jornada da I Liga de futebol em que voltou a mostrar falta de soluções ofensivas e de confiança dos seus jogadores.

Valeram os golos de Herrera (22 minutos) e de João Novais (33), ambos conseguidos com ajuda dos defesas contrários, num desfecho que fez os ‘dragões’ se deixassem apanhar pelo Benfica no segundo posto, agora ambos com 37 pontos e a quatro do líder Sporting, no culminar da 16.ª ronda.

No final, voltaram a ser mostrados lenços brancos, sinal de descontentamento para com a equipa técnica, acompanhados por uma tremenda ‘assobiadela’ desde as bancadas, que hoje estiveram ocupadas por cerca de 20 mil espectadores, menos de metade da lotação.

O Rio Ave, por seu turno, empenhou-se completamente na defesa do resultado com que chegou ao intervalo, e não deixou de lançar vários contra-ataques durante todo o encontro, alguns dos quais fizeram perigar as redes de Casillas.

O regresso de André André à titularidade e a entrada de Marcano por troca com Maicon foram a nota de maior destaque no ‘onze’ orquestrado por Julen Lopetegui, enquanto Pedro Martins se viu obrigado a várias ‘mexidas’ de recurso, tendo em conta a indisponibilidade de jogadores mais utilizados, como Pedro Moreira, Heldon, Aníbal Capela (lesionados), Tarantini e Bressan (castigados).

O FC Porto começou ‘mandão’ e, após ‘assenhorar-se’ da intermediária vila-condense, esteve perto do golo por duas vezes, a remates de Maxi Pereira e Marcano, mas o guardião Cássio opôs-se a ambos.

Já não o conseguiu fazer aos 22 minutos, quando Herrera inaugurou o marcador, graças a um pontapé frontal, desferido ainda de fora da área, e que desviou num defesa, traindo o guarda-redes brasileiro.

A mesma ‘traição’ teve, 11 minutos depois, Danilo como protagonista, em quem bateu a bola disparada por João Novais, ainda bem longe da linha de golo, antes de se anichar nas redes à guarda de Casillas.

O encontro chegou ao intervalo empatado, apesar de os portistas estarem em modo de busca incessante do segundo golo.

Mas a segunda parte começou com um aviso de Krovonovic, com o sérvio a fazer a bola passar a centímetros das baliza de Casillas, a que o FC Porto apenas respondeu aos 59 minutos, com um ‘tiro’ de Aboubakar, à meia volta, para nova defesa de Cássio.

O primeiro a ‘mexer’ foi Pedro Martins, que trocou Krovinovic por Zé Paulo, seguido por Lopetegui, que fez entrar Rúben Neves para o lugar de Danilo, seguido pela troca de Corona por André Silva.

Mas o nervosismo que se apoderou dos anfitriões bem cedo na segunda parte impediu maior discernimento nos lances ofensivos, todos travados pela defesa vila-condense ou por Cássio.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …