FC Porto bate Benfica no Dragão com golo de André André

Estela Silva / Lusa

André André comemora o golo pelo FC Porto no clássico contra o Benfica, no Estádio do Dragão

Um golo tardio de André André valeu este domingo ao FC Porto um difícil triunfo em casa, por 1-0, sobre o Benfica, que lhe permitiu isolar-se provisoriamente na liderança da I Liga de futebol à quinta jornada.

No Estádio do Dragão, o jovem médio marcou o seu primeiro golo com a camisola do FC Porto aos 86 minutos e, além de assegurar a vitória no primeiro grande clássico do campeonato, ajudou a cavar um fosso de quatro para o rival.

Sempre em altas rotações e em várias posições no terreno, o reforço portista mereceu decidir um desafio que os dragões fizeram por ganhar, nomeadamente no segundo tempo, mais determinados e ousados, depois de uma primeira parte em que foram uma nulidade ofensiva, perante um Benfica mais objetivo e perigoso.

Os azuis e brancos somam agora 13 pontos, mais quatro do que o Benfica e mais três do que o Sporting, que na segunda-feira pode voltar a igualar o FC, caso ganhe na receção ao Nacional.

Num desafio com muito músculo – várias situações disciplinares podiam ter influenciado o rumo do encontro – e pouca arte, Julen Lopetegui venceu pela primeira vez o Benfica – à terceira tentativa -, enquanto o conjunto de Rui Vitória perdeu o segundo clássico da época, depois da derrota na Supertaça com o Sporting.

O FC Porto começou por imprimir bastante intensidade ao seu jogo, mas a verdade é que o gás durou pouco, já que, em duas bolas paradas, o Benfica ameaçou e serenou o rival, ganhando até ascendente.

Gaitán (08 e 11) marcou os cantos à direita e à esquerda e Casillas brilhou por duas vezes, negando, em ambas, o golo a Mitroglou: na primeira, cabeceou ao poste mais distante, nas costas de Ruben Neves, e, no segundo lance, desviou um primeiro cabeceamento de Luisão, quase enganando o espanhol.

Até ao intervalo, voltou a a haver emoção apenas aos 27 minutos, quando Gonçalo Guedes cruzou na direita, mas Mitroglou não chegou à emenda, numa altura em que o FC Porto era incapaz de entrar na área do Benfica, que em futebol corrido também já tinha dificuldades em progredir.

Extremamente rigoroso e disciplinado em termos táticos, com as linhas juntas e próximas, o Benfica não dava espaço e era também mais esclarecido e maduro em campo, perante um FC Porto sem um criativo para iluminar o seu jogo ofensivo, no qual os extremos Brahimi e Corona foram facilmente anulados.

O FC Porto mudou o chip no balneário e logo aos 48, em lance de insistência, André André cruzou para o voo de Aboubakar, que atirou de cabeça ao poste.

Aos 59, os mesmos protagonistas, com Aboubakar a ganhar em velocidade a Jardel, mas Júlio César a sair e a negar-lhe o golo: o camaronês caiu e ainda recuperou a bola, mas, à meia-volta na pequena área, não teve o equilíbrio necessário para acertar com a baliza.

Os encarnados sentiram-se ameaçados pelo claro crescimento adversário e Eliseu (68), Gonçalo Guedes (71) e Mitroglou (73) atiraram à baliza, mas sem o mesmo perigo da reposta de Brahimi (74), que encontrou o corpo de Luisão no caminho.

O golo que o FC Porto fez por justificar no segundo tempo chegou aos 86 minutos, em iniciativa de Brahimi com colaboração preciosa de Varela, com um toque a desmarcar André André, que, perante Júlio César, atirou para o fundo das redes, fazendo o único golo do encontro e justificando o título de melhor em campo.

ZAP / Futebol365 / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …

Astronautas da NASA já se preparam para voo histórico a bordo do foguetão da Space X

Dois astronautas da NASA já estão a equipar-se para o lançamento histórico de um foguetão concebido e construído pela empresa SpaceX, de Elon Musk, apesar de as previsões meteorológicas indicarem mais tempestades. Com o voo já …

Há dez anos, Portugal adotou a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Portugal adotou há 10 anos a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após um debate fraturante que remeteu para mais tarde a adoção de crianças por estes casais, possível apenas desde …