FC Porto bate Benfica no Dragão com golo de André André

Estela Silva / Lusa

André André comemora o golo pelo FC Porto no clássico contra o Benfica, no Estádio do Dragão

Um golo tardio de André André valeu este domingo ao FC Porto um difícil triunfo em casa, por 1-0, sobre o Benfica, que lhe permitiu isolar-se provisoriamente na liderança da I Liga de futebol à quinta jornada.

No Estádio do Dragão, o jovem médio marcou o seu primeiro golo com a camisola do FC Porto aos 86 minutos e, além de assegurar a vitória no primeiro grande clássico do campeonato, ajudou a cavar um fosso de quatro para o rival.

Sempre em altas rotações e em várias posições no terreno, o reforço portista mereceu decidir um desafio que os dragões fizeram por ganhar, nomeadamente no segundo tempo, mais determinados e ousados, depois de uma primeira parte em que foram uma nulidade ofensiva, perante um Benfica mais objetivo e perigoso.

Os azuis e brancos somam agora 13 pontos, mais quatro do que o Benfica e mais três do que o Sporting, que na segunda-feira pode voltar a igualar o FC, caso ganhe na receção ao Nacional.

Num desafio com muito músculo – várias situações disciplinares podiam ter influenciado o rumo do encontro – e pouca arte, Julen Lopetegui venceu pela primeira vez o Benfica – à terceira tentativa -, enquanto o conjunto de Rui Vitória perdeu o segundo clássico da época, depois da derrota na Supertaça com o Sporting.

O FC Porto começou por imprimir bastante intensidade ao seu jogo, mas a verdade é que o gás durou pouco, já que, em duas bolas paradas, o Benfica ameaçou e serenou o rival, ganhando até ascendente.

Gaitán (08 e 11) marcou os cantos à direita e à esquerda e Casillas brilhou por duas vezes, negando, em ambas, o golo a Mitroglou: na primeira, cabeceou ao poste mais distante, nas costas de Ruben Neves, e, no segundo lance, desviou um primeiro cabeceamento de Luisão, quase enganando o espanhol.

Até ao intervalo, voltou a a haver emoção apenas aos 27 minutos, quando Gonçalo Guedes cruzou na direita, mas Mitroglou não chegou à emenda, numa altura em que o FC Porto era incapaz de entrar na área do Benfica, que em futebol corrido também já tinha dificuldades em progredir.

Extremamente rigoroso e disciplinado em termos táticos, com as linhas juntas e próximas, o Benfica não dava espaço e era também mais esclarecido e maduro em campo, perante um FC Porto sem um criativo para iluminar o seu jogo ofensivo, no qual os extremos Brahimi e Corona foram facilmente anulados.

O FC Porto mudou o chip no balneário e logo aos 48, em lance de insistência, André André cruzou para o voo de Aboubakar, que atirou de cabeça ao poste.

Aos 59, os mesmos protagonistas, com Aboubakar a ganhar em velocidade a Jardel, mas Júlio César a sair e a negar-lhe o golo: o camaronês caiu e ainda recuperou a bola, mas, à meia-volta na pequena área, não teve o equilíbrio necessário para acertar com a baliza.

Os encarnados sentiram-se ameaçados pelo claro crescimento adversário e Eliseu (68), Gonçalo Guedes (71) e Mitroglou (73) atiraram à baliza, mas sem o mesmo perigo da reposta de Brahimi (74), que encontrou o corpo de Luisão no caminho.

O golo que o FC Porto fez por justificar no segundo tempo chegou aos 86 minutos, em iniciativa de Brahimi com colaboração preciosa de Varela, com um toque a desmarcar André André, que, perante Júlio César, atirou para o fundo das redes, fazendo o único golo do encontro e justificando o título de melhor em campo.

ZAP / Futebol365 / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

José Maria Ricciardi diz que está disponível para "erguer o Sporting"

José Maria Ricciardi, um dos candidatos nas eleições de setembro de 2018, anunciou através das redes sociais que está disponível para "erguer o Sporting". Na página do Facebook "Ricciardi - Erguer o Sporting", José Maria Ricciardi …

Boris Johnson volta aos Comuns para aprovar Brexit em tempo recorde e sair dia 31 de outubro

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, vai tentar esta terça-feira aprovar a legislação necessária para poder garantir que o Reino Unido sai da União Europeia no dia 31 de outubro quer haja ou não consenso na …

Líbano. Governo corta metade dos salários de políticos em resposta aos protestos

Ao quinto dia de manifestações, o governo libanês respondeu com a aprovação de um pacote de emergência de reformas económicas que deixa cair a introdução de novos impostos e passa pela redução do défice. O primeiro-ministro …

Caso Griezmann. Barcelona paga 15 milhões pelo silêncio do Atlético (e fica com benefício futuro)

Escreve o jornal espanhol El Mundo que Barcelona e Atlético de Madrid já chegaram a acordo no "caso Griezmann". O clube catalão pagou 15 milhões de euros pelo silêncio dos colchoneros, ficando ainda com benefício …

Professor detido depois de ser acusado de agredir aluno “com enorme violência”

Um aluno do 8.º ano da Escola Secundária Rainha Dona Leonor, em Alvalade, em Lisboa, terá sido esta segunda-feira agredido por um professor durante uma aula. Segundo o relato da Associação de Encarregados de Educação dos …

Gabinetes dos novos membros do Governo custam 71 milhões de euros

O novo Governo terá 70 gabinetes no total, que representarão uma despesa anual de, pelo menos, 71 milhões de euros aos cofres públicos, mais sete milhões de euros do que o último. O primeiro-ministro, António Costa, …

Fim do cessar fogo na Síria. Turquia ameaça que milicianos curdos no terreno serão abatidos

O período de cessar-fogo de 120 horas acordado entre a Turquia e os Estados Unidos (EUA) para permitir que as milícias curdas saiam do nordeste da Síria termina esta terça-feira, pelas 19:00 (20:00 em Lisboa), …

Ministro adjunto cabo-verdiano encontrado morto no gabinete

O ministro adjunto do primeiro-ministro de Cabo Verde para a Integração Regional, Júlio Herbert, foi encontrado morto, esta segunda-feira, no seu gabinete, no Palácio do Governo, na Praia, confirmou fonte governamental. Elementos da Polícia Nacional cabo-verdiana …

"Risco de desvio significativo" nas contas do Governo. Bruxelas com reservas sobre esboço do OE2020

A Comissão Europeia (CE) pediu esta terça-feira ao Governo português que apresente uma versão atualizada do projeto orçamental para 2020 “tão cedo quanto possível”, observando que o ‘esboço’ recebido aponta para o risco de um …

Goldman Sachs. Funcionário acusado de divulgar informação em troca de dinheiro

Bryan Cohen, vice-presidente de um dos departamentos do Goldman Sachs, foi acusado de tirar proveito de um esquema que gerou alegadamente cerca de 2,3 milhões de euros em lucros ilegais. Nos últimos 18 meses, dois funcionários …