FC Porto bate Benfica no Dragão com golo de André André

Estela Silva / Lusa

André André comemora o golo pelo FC Porto no clássico contra o Benfica, no Estádio do Dragão

Um golo tardio de André André valeu este domingo ao FC Porto um difícil triunfo em casa, por 1-0, sobre o Benfica, que lhe permitiu isolar-se provisoriamente na liderança da I Liga de futebol à quinta jornada.

No Estádio do Dragão, o jovem médio marcou o seu primeiro golo com a camisola do FC Porto aos 86 minutos e, além de assegurar a vitória no primeiro grande clássico do campeonato, ajudou a cavar um fosso de quatro para o rival.

Sempre em altas rotações e em várias posições no terreno, o reforço portista mereceu decidir um desafio que os dragões fizeram por ganhar, nomeadamente no segundo tempo, mais determinados e ousados, depois de uma primeira parte em que foram uma nulidade ofensiva, perante um Benfica mais objetivo e perigoso.

Os azuis e brancos somam agora 13 pontos, mais quatro do que o Benfica e mais três do que o Sporting, que na segunda-feira pode voltar a igualar o FC, caso ganhe na receção ao Nacional.

Num desafio com muito músculo – várias situações disciplinares podiam ter influenciado o rumo do encontro – e pouca arte, Julen Lopetegui venceu pela primeira vez o Benfica – à terceira tentativa -, enquanto o conjunto de Rui Vitória perdeu o segundo clássico da época, depois da derrota na Supertaça com o Sporting.

O FC Porto começou por imprimir bastante intensidade ao seu jogo, mas a verdade é que o gás durou pouco, já que, em duas bolas paradas, o Benfica ameaçou e serenou o rival, ganhando até ascendente.

Gaitán (08 e 11) marcou os cantos à direita e à esquerda e Casillas brilhou por duas vezes, negando, em ambas, o golo a Mitroglou: na primeira, cabeceou ao poste mais distante, nas costas de Ruben Neves, e, no segundo lance, desviou um primeiro cabeceamento de Luisão, quase enganando o espanhol.

Até ao intervalo, voltou a a haver emoção apenas aos 27 minutos, quando Gonçalo Guedes cruzou na direita, mas Mitroglou não chegou à emenda, numa altura em que o FC Porto era incapaz de entrar na área do Benfica, que em futebol corrido também já tinha dificuldades em progredir.

Extremamente rigoroso e disciplinado em termos táticos, com as linhas juntas e próximas, o Benfica não dava espaço e era também mais esclarecido e maduro em campo, perante um FC Porto sem um criativo para iluminar o seu jogo ofensivo, no qual os extremos Brahimi e Corona foram facilmente anulados.

O FC Porto mudou o chip no balneário e logo aos 48, em lance de insistência, André André cruzou para o voo de Aboubakar, que atirou de cabeça ao poste.

Aos 59, os mesmos protagonistas, com Aboubakar a ganhar em velocidade a Jardel, mas Júlio César a sair e a negar-lhe o golo: o camaronês caiu e ainda recuperou a bola, mas, à meia-volta na pequena área, não teve o equilíbrio necessário para acertar com a baliza.

Os encarnados sentiram-se ameaçados pelo claro crescimento adversário e Eliseu (68), Gonçalo Guedes (71) e Mitroglou (73) atiraram à baliza, mas sem o mesmo perigo da reposta de Brahimi (74), que encontrou o corpo de Luisão no caminho.

O golo que o FC Porto fez por justificar no segundo tempo chegou aos 86 minutos, em iniciativa de Brahimi com colaboração preciosa de Varela, com um toque a desmarcar André André, que, perante Júlio César, atirou para o fundo das redes, fazendo o único golo do encontro e justificando o título de melhor em campo.

ZAP / Futebol365 / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

EUA reabrirá campo de detenção de migrantes perto da prisão de Guantánamo

A administração do Presidente dos Estados Unidos (EUA) Joe Biden se prepara para reabrir um campo de detenção de migrantes na Baía de Guantánamo, após um aumento de migrantes e requerentes de asilo no sul …

Défice desce para 5,3% do PIB no 2.º trimestre do ano

O défice orçamental do primeiro semestre deste ano é de 5,5% do PIB. A meta do ministro das Finanças para o ano de 2021 é de 4,5%.  O défice orçamental fixou-se em 5,3% do PIB no …

É a maior contração desde 1995. INE revê queda do PIB para 8,4%

A queda foi pior do que se esperava: o Produto Interno Bruto (PIB) recuou 8,4% e não 7,6%, indicam os recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). O Produto Interno Bruto (PIB) caiu 8,4% em …

EUA aprovam terceira dose da Pfizer para maiores de 65 anos e grupos de risco

A Food and Drugs Adminustration (FDA) anunciou, na noite de quarta-feira, ter dado luz verde à administração de uma terceira dose da vacina da Pfizer em alguns casos. O organismo que regula a comercialização de medicamentos …

Estabelecimentos de Santos vão encerrar mais cedo. Psicólogos alertam que fim de restrições pode levar a excessos

Redução do horário é a solução encontrada pelos empresários para dar resposta à recente onda de criminalidade que se tem registado na zona de Santos. Especialistas em psicologia apontam o levantar das medidas de restrição, …

885 novos casos e cinco mortes. Internamentos continuam em queda

Portugal registou 885 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …

Número de professores de informática é insuficiente para responder à procura

Aquela que poderia ser uma notícia positiva tem, na realidade, um contexto negativo, já que evidencia uma falha estrutural do sistema de ensino português. De acordo com as informações veiculadas pela Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE), …

De olhos postos em Almada e com a aposta em Joana Mortágua, o Bloco volta a prometer passes a 20 euros

Em campanha em Almada com Joana Mortágua, a habitação e os passes sociais foram os temas em cima da mesa do Bloco de Esquerda. Depois de andar em campanha no Norte, o Bloco de Esquerda foi …

Brasil, EUA e Canadá. TAP prevê aumento de voos entre outubro e março

A TAP já está de olhos postos em novos voos para recuperar a sua operação no segundo semestre do ano e no inverno IATA – entre outubro e março. A empresa “espera progressos em termos de …

Vulcão, La Palma

Uma tragédia anunciada em Janeiro. Cinzas do vulcão de La Palma a caminho de Portugal

A lava do vulcão Cumbre Vieja continua a cobrir La Palma, nas Canárias, e já destruiu mais de 300 casas. Enquanto as cinzas vulcânicas se estão a deslocar para a Península Ibérica, surge a notícia …