FBI está a recrutar espiões russos através do Facebook

AISSTraining / Twitter

“Pelo teu futuro, pelo futuro da sua família”. “Não está na altura de dar esse passo?”. “Está na altura de construirmos pontes”. Estas são as frases, escritas em russo, que acompanham os anúncios que o FBI colocou no Facebook para localizar e recrutar espiões russos.

Os anúncios, descobertos pela CNN no início desta semana, citada pelo Observador, estão a ser difundidos na zona de Washington DC, nos Estados Unidos (EUA).

Um dos anúncios é acompanhado por uma fotografia de um banco de imagens onde se vê uma jovem na celebração de final de curso, com duas pessoas que podem ser os seus pais. Por cima da imagem, surge uma frase escrita em russo: “Pelo teu futuro, pelo futuro da sua família”.

Outro anúnico mostra um tabuleiro de xadrez. “Não está na altura de dar esse passo?”, lê-se. Outro ainda é acompanhado por um desenho de um homem, de costas e debaixo de um chapéu de chuva, a caminhar numa ponte. No desenho, está escrito em russo: “Está na altura de construirmos pontes“.

Segundo a CNN, as frases em russo estão escritas de forma “desajeitada” e apresentam alguns erros ortográficos – o que pode indicar que não foram escritos por um falante nativo de russo. Os anúncios são sempre acompanhados pela mesma descrição, escrita pela página do Facebook do FBI: “O FBI obtém a melhor inteligência para combater ameaças através de informações fornecidas pelo público. Se tem alguma informação que pode ajudar o FBI, visite-nos”.

Uma vez que se clique nos anúncios, o utilizador do Facebook é redirecionado para o site do departamento de Washington do FBI, onde se encontra, com detalhes, informações sobre o trabalho da equipa de contra-inteligência, além de indicar uma morada. A página, que apresenta versões em inglês e em russo, termina o texto a pedir aos interessados que os visitam. “Visite-nos pessoalmente”, lê-se.

A CNN questionou o FBI sobre estes anúncios, mas o Departamento Federal de Investigação não quis tecer comentários ou sequer revelar se já houve interessados a responder. Uma fonte do FBI disse à CNN, no entanto, que estes anúncios começaram a circular no verão.

“Não podemos comentar, exceto para apontar que a Rússia tem um grande número de agentes em instalações diplomáticas russas em todo o mundo. São muito ativos e um risco de segurança para os EUA e para os nossos aliados”, indicou à CNN Alan E. Kohler Jr., agente responsável pela divisão de contra-inteligência em Washington.

A mesma fonte adiantou que “o FBI usa uma variedade de meios para recolher informações, incluindo o uso de fontes de informação”, garantindo que o FBI “usará todos os meios legais disponíveis para localizar indivíduos com informações que possam ajudar a proteger os EUA”.

“A Rússia tem sido uma ameaça de contra-inteligência para os EUA”, acrescentou.

ZAP // //

PARTILHAR

RESPONDER

Influente bispo alemão não vê "por que não" se pode abençoar casais homossexuais

"Se os homossexuais pedem alguma bênção, por que não?", disse, esta sexta-feira, um bispo alemão que foi recebido pelo papa Francisco no Vaticano, a propósito da delegação da Comissão Episcopal da União Europeia (Comece). Franz-Josef Overbeck, …

Mais 789 novos casos de covid-19 e uma morte em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais uma morte e 789 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 789 novos …

Organização dos Jogos Olímpicos estima cerca de sete casos diários

Os organizadores dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 estimam que haverá cerca de sete casos de covid-19 por dia entre as pessoas envolvidas no evento, disse a emissora pública japonesa NHK. A estimativa foi …

Mais dois militares vão a julgamento por agressões em curso dos Comandos

Estão em causa dois cursos anteriores ao que levou à morte, em 2016, dos recrutas Hugo Abreu e Dylan da Silva. Um dos casos segue já para julgamento, o outro vai para a fase de …

Remodelação à vista (com saídas e trocas de pastas por "um Governo de combate")

O Governo de António Costa tem pela frente um mês de Julho decisivo que ficará marcado pela chegada dos fundos da bazuca europeia. E há dirigentes socialistas que acreditam que o primeiro-ministro deve aproveitar a …

Líderes da UE alertam Londres para respeitar acordo do Brexit

Os líderes da União Europeia (UE) alertaram o Governo britânico, este sábado, que os dois lados devem implementar o acordo do Brexit, numa reunião com o primeiro-ministro britânico à margem da cimeira do G7. A presidente …

Variante Delta está a crescer em Portugal. Lisboa e Vale do Tejo é a região mais afetada

As autoridades de saúde confirmam que já foi detetada, em Portugal, a transmissão comunitária da variante Delta do novo coronavírus. Esse cenário estará a ser mais evidente na região de Lisboa e Vale do Tejo. "Até …

Vírgula permite aos deputados receberem abono de exclusividade mesmo mantendo cargos em empresas

Um parecer da Comissão de Transparência permite aos deputados acumularem funções em empresas enquanto recebem o subsídio de exclusividade na Assembleia da República. Tudo por culpa de uma vírgula que desperta interpretações diversas. A situação é …

Grupo Espírito Santo só tem verbas para pagar 2,6% das dívidas

Os credores reclamam 11,5 mil milhões de euros em dívida, mas o império Espírito Santo só tem cerca de 300 milhões de euros. De acordo com o semanário Expresso, aquilo que resta do império Espírito Santo …

CTT reclamam dívidas de 67 milhões ao Estado

Os CTT iniciaram um processo de arbitragem contra o Estado, reclamando um total de 67 milhões de euros em compensações pelo impacto da pandemia de covid-19 e pela extensão unilateral do contrato de concessão. "Os CTT …