FBI está a recrutar espiões russos através do Facebook

AISSTraining / Twitter

“Pelo teu futuro, pelo futuro da sua família”. “Não está na altura de dar esse passo?”. “Está na altura de construirmos pontes”. Estas são as frases, escritas em russo, que acompanham os anúncios que o FBI colocou no Facebook para localizar e recrutar espiões russos.

Os anúncios, descobertos pela CNN no início desta semana, citada pelo Observador, estão a ser difundidos na zona de Washington DC, nos Estados Unidos (EUA).

Um dos anúncios é acompanhado por uma fotografia de um banco de imagens onde se vê uma jovem na celebração de final de curso, com duas pessoas que podem ser os seus pais. Por cima da imagem, surge uma frase escrita em russo: “Pelo teu futuro, pelo futuro da sua família”.

Outro anúnico mostra um tabuleiro de xadrez. “Não está na altura de dar esse passo?”, lê-se. Outro ainda é acompanhado por um desenho de um homem, de costas e debaixo de um chapéu de chuva, a caminhar numa ponte. No desenho, está escrito em russo: “Está na altura de construirmos pontes“.

Segundo a CNN, as frases em russo estão escritas de forma “desajeitada” e apresentam alguns erros ortográficos – o que pode indicar que não foram escritos por um falante nativo de russo. Os anúncios são sempre acompanhados pela mesma descrição, escrita pela página do Facebook do FBI: “O FBI obtém a melhor inteligência para combater ameaças através de informações fornecidas pelo público. Se tem alguma informação que pode ajudar o FBI, visite-nos”.

Uma vez que se clique nos anúncios, o utilizador do Facebook é redirecionado para o site do departamento de Washington do FBI, onde se encontra, com detalhes, informações sobre o trabalho da equipa de contra-inteligência, além de indicar uma morada. A página, que apresenta versões em inglês e em russo, termina o texto a pedir aos interessados que os visitam. “Visite-nos pessoalmente”, lê-se.

A CNN questionou o FBI sobre estes anúncios, mas o Departamento Federal de Investigação não quis tecer comentários ou sequer revelar se já houve interessados a responder. Uma fonte do FBI disse à CNN, no entanto, que estes anúncios começaram a circular no verão.

“Não podemos comentar, exceto para apontar que a Rússia tem um grande número de agentes em instalações diplomáticas russas em todo o mundo. São muito ativos e um risco de segurança para os EUA e para os nossos aliados”, indicou à CNN Alan E. Kohler Jr., agente responsável pela divisão de contra-inteligência em Washington.

A mesma fonte adiantou que “o FBI usa uma variedade de meios para recolher informações, incluindo o uso de fontes de informação”, garantindo que o FBI “usará todos os meios legais disponíveis para localizar indivíduos com informações que possam ajudar a proteger os EUA”.

“A Rússia tem sido uma ameaça de contra-inteligência para os EUA”, acrescentou.

ZAP // //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal tem o segundo melhor ataque do Euro. E a terceira pior defesa

Fechada a segunda jornada da fase de Grupos do Euro 2020, a seleção nacional tem o segundo melhor ataque da prova, com 5 golos marcados, atrás apenas da Itália. Mas tem também a terceira pior …

Espanha 1-1 Itália | Hino ao desperdício trama La Roja

A Polónia, comandada pelo treinador português Paulo Sousa, empatou hoje a um golo com a Espanha, em Sevilha, em encontro da segunda jornada do Grupo E do Euro2020, mantendo-se ambas sem vitórias. A formação espanhola, que …

Já pode ajudar a NASA a batizar o manequim que vai até à Lua

A agência espacial norte-americana está a pedir ajuda para batizar o "Moonikin", o manequim que vai a bordo da nave Orion, durante a missão lunar Artemis I, ainda este ano. Quando a nave espacial Orion, da …

Portugal em Europeus: as últimas três derrotas foram (todas) contra a Alemanha

Em 90 minutos, Portugal não era derrotado numa fase final de um Europeu desde a estreia no Europeu 2012. Recorde as seleções que bateram Portugal, até agora. "Já não posso ver os franceses à frente". Esta …

Spotify lança Greenroom (e abre concorrência ao Clubhouse)

O Spotify lançou na quarta-feira, dia 16 de junho, uma app de conversas por áudio em direto chamada Greenroom, uma resposta do gigante sueco de streaming de música à popular plataforma Clubhouse. O Greenroom permite que …

"Médicos de árvores" em Singapura ajudam a preservar os seus pacientes gigantes

Arboristas como Eric Ong são responsáveis pelo bem-estar das milhares de árvores em Singapura. O seu trabalho é essencial para a preservação da natureza. A Singapura é uma cidade-estado insular situada ao sul da Malásia, com …

Novo primeiro-ministro de Israel dá 14 dias a Netanyahu para deixar residência oficial

O novo primeiro-ministro de Israel, Naftali Benet, deu duas semanas ao antecessor Benjamin Netanyahu para abandonar a residência oficial do chefe de Governo, em Jerusalém, segundo adianta hoje a imprensa local. Benet terá enviado na sexta-feira …

Ponte inca com mais de 500 anos é reconstruída após cair durante a pandemia

Peruanos da comunidade Huinchiri, localizada na região de Cusco, estão a reconstruir uma ponte inca com 500 anos. Esta foi feita a partir de técnicas tradicionais de tecelagem para criar uma passagem sob o Rio …

Portugal 2-4 Alemanha | Reality check ao plano do engenheiro

A seleção portuguesa de futebol, campeã em título, caiu hoje para o terceiro lugar do Grupo F do Euro2020, ao perder por 4-2 com a Alemanha, em encontro da segunda jornada, disputado no Allianz Arena, …

Pandemia mostrou “falta de proteção das mulheres”

A pandemia de covid-19 mostrou “a vulnerabilidade e a falta de proteção das mulheres e quão pouco as sociedades se preocupam realmente em proteger elementos-chave em matéria de segurança”, considera Edit Schlaffer, diretora-executiva da Women …