FBI está a recrutar espiões russos através do Facebook

AISSTraining / Twitter

“Pelo teu futuro, pelo futuro da sua família”. “Não está na altura de dar esse passo?”. “Está na altura de construirmos pontes”. Estas são as frases, escritas em russo, que acompanham os anúncios que o FBI colocou no Facebook para localizar e recrutar espiões russos.

Os anúncios, descobertos pela CNN no início desta semana, citada pelo Observador, estão a ser difundidos na zona de Washington DC, nos Estados Unidos (EUA).

Um dos anúncios é acompanhado por uma fotografia de um banco de imagens onde se vê uma jovem na celebração de final de curso, com duas pessoas que podem ser os seus pais. Por cima da imagem, surge uma frase escrita em russo: “Pelo teu futuro, pelo futuro da sua família”.

Outro anúnico mostra um tabuleiro de xadrez. “Não está na altura de dar esse passo?”, lê-se. Outro ainda é acompanhado por um desenho de um homem, de costas e debaixo de um chapéu de chuva, a caminhar numa ponte. No desenho, está escrito em russo: “Está na altura de construirmos pontes“.

Segundo a CNN, as frases em russo estão escritas de forma “desajeitada” e apresentam alguns erros ortográficos – o que pode indicar que não foram escritos por um falante nativo de russo. Os anúncios são sempre acompanhados pela mesma descrição, escrita pela página do Facebook do FBI: “O FBI obtém a melhor inteligência para combater ameaças através de informações fornecidas pelo público. Se tem alguma informação que pode ajudar o FBI, visite-nos”.

Uma vez que se clique nos anúncios, o utilizador do Facebook é redirecionado para o site do departamento de Washington do FBI, onde se encontra, com detalhes, informações sobre o trabalho da equipa de contra-inteligência, além de indicar uma morada. A página, que apresenta versões em inglês e em russo, termina o texto a pedir aos interessados que os visitam. “Visite-nos pessoalmente”, lê-se.

A CNN questionou o FBI sobre estes anúncios, mas o Departamento Federal de Investigação não quis tecer comentários ou sequer revelar se já houve interessados a responder. Uma fonte do FBI disse à CNN, no entanto, que estes anúncios começaram a circular no verão.

“Não podemos comentar, exceto para apontar que a Rússia tem um grande número de agentes em instalações diplomáticas russas em todo o mundo. São muito ativos e um risco de segurança para os EUA e para os nossos aliados”, indicou à CNN Alan E. Kohler Jr., agente responsável pela divisão de contra-inteligência em Washington.

A mesma fonte adiantou que “o FBI usa uma variedade de meios para recolher informações, incluindo o uso de fontes de informação”, garantindo que o FBI “usará todos os meios legais disponíveis para localizar indivíduos com informações que possam ajudar a proteger os EUA”.

“A Rússia tem sido uma ameaça de contra-inteligência para os EUA”, acrescentou.

ZAP // //

PARTILHAR

RESPONDER

Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance

O rover Perseverance da NASA está a menos de um mês da data de lançamento prevista para 20 de julho. A missão de astrobiologia do veículo vai procurar sinais de vida microscópica passada em Marte, explorar …

Benfica 3-1 Boavista | Águias põem fim a quarentena caseira

O Benfica venceu na noite deste sábado o Boavista, naquele que foi o primeiro triunfo caseiro após a retoma da Liga. Poderá ter sido a redenção das águias? Após ter somado apenas dois triunfos, quatro desaires …

Cortina do abraço permite às famílias reencontrar os familiares num lar de São Paulo

Abraçar, tocar e até dançar. Uma cortina do abraço permite que filhos visitem seus pais residentes numa casa de repouso em São Paulo. O empresário Bruno Zani, autor da criação, pretende agora colocar a cortina …

Os golfinhos aprendem a utilizar ferramentas com os amigos

Os golfinhos aprendem a utilizar ferramentas não só com as suas progenitoras mas também com os seus pares, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Leeds, no Reino Unido. De acordo …

Entre uma "história de recusas" e uma “opção clara” pelos interesses do grande capital

A líder do BE disse hoje que a legislatura do Partido Socialista tem sido a “história das recusas” tanto sobre um acordo no final das eleições 2019, seja na recusa dum Orçamento Suplementar para lá …

Homem morre nos Estados Unidos depois de receber mais de 50 choques taser na sua detenção

Dos agentes da polícia da cidade de Wilson, no estado norte-americano do Oklahoma, foram nesta quarta-feira acusados de homicídio em segundo grau pela morte de um homem durante a sua detenção. De acordo com o …

TESS fornece novas ideias sobre um mundo ultra-quente

Medições do TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) da NASA permitiram aos astrónomos melhorar bastante a sua compreensão do ambiente bizarro de KELT-9b, um dos planetas mais quentes conhecidos. "O factor de estranheza de KELT-9b é alto," …

Bill Gates elenca quatro pilares-chave para combater a pandemia

O co-fundador da Microsoft, Bill Gates, elencou quatro pilares que a sua fundação considera essenciais para combater a pandemia de covid-19, que já matou mais de 520 mil pessoas em todo o mundo. Segundo o norte-americano, …

Tesla já vale mais do que a Toyota, Disney e Coca-Cola

As ações da Tesla chegaram esta quarta-feira a um preço recorde de 1.120 dólares por ação, levando a empresa de Elon Musk a superar a cotação de mercado de grandes empresas como a Coca-Cola ou …

"Não é solução para o país". Costa rejeita Bloco Central e uma esquerda "só para os salários"

O secretário-geral socialista garantiu hoje que vai manter o rumo político e não haverá "Bloco Central" PS/PSD, frisando que recusa aceitar que a esquerda seja incapaz de se entender sobre uma visão comum para o …