/

Se cá nevasse fazia-se cá ski? Pode-se fazer “todo o ano” (até no Algarve)

Novo projeto quer levar a neve a grandes centros urbanos como Lisboa, Porto e Algarve em 2025, mas ainda depende da colaboração com municípios. Pistas de esqui indoor e cobertas funcionariam durante “todo o ano”.

Com apenas um destino para fazer esqui, há muito que os portugueses se lamentam da mesma forma: “se cá nevasse…”

O enigma dos Salada de Frutas pode ter solução muito em breve. A Turistrela, concessionária da estância de esqui na Serra da Estrela, está a desenvolver um projeto para levar a modalidade para pontos menos prováveis do país, como Lisboa, Porto e Algarve.

Com o objetivo de promover o gosto pelo desporto em regiões fora do único destino de neve natural do país, a iniciativa inclui o investimento em tecnologia de produção de neve artificial, com canhões capazes de funcionar mesmo com temperaturas superiores a 0°C, avança a concessionária à SIC Notícias, como plano para 2025.

A empresa pretende instalar “pistas de esqui, indoor e cobertas, a funcionar todo o ano” — uma “tendência” que se tem visto em muitos países como a Bélgica, Holanda, Alemanha ou Espanha, enumera o presidente da Turistela, Artur Costa Pais.

A proposta depende, no entanto, da colaboração com municípios dos centros urbanos e turísticos que acolham a ideia de instalar pistas de esqui.

“O nosso objetivo é levar esta experiência da neve aos grandes centros urbanos de Lisboa, Porto e Algarve”, avança ainda o responsável. “É um desafio que vamos fazer aos municípios para que nos arranjem condições”, apela.

Durante a época festiva, a estância na Serra da Estrela é a atração mais popular para os que procuravam neve natural. No entanto, a Turistrela acredita que é necessário diversificar a oferta e criar alternativas que complementem a experiência existente, reforçando a Serra da Estrela como o principal destino de neve no país.

“A Serra da Estrela é um destino de sucesso, com 10 meses de época alta. Precisamos é de mais investidores, porque a Serra é única no contexto de turismo de montanha em Portugal”, alerta Artur Costa Pais, sublinhando a exclusividade da zona montanhosa. “Em Espanha há 32 montanhas parecidas com a Serra da Estrela, em França há 48 e na Suíça 39”, enumera: a Estrela é “uma oportunidade”.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.