Fazer 6 refeições por dia reduz risco de doenças cardiovasculares

Comer seis vezes por dia, para além de ajudar a perder ou manter o peso saudável, também pode ter benefícios para a saúde, especialmente do coração.

O estudo realizado por investigadores da Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, em Baltimore, sugere que fazer seis pequenas refeições por dia pode reduzir o risco de morte devido a artérias obstruídas em mais de 30%, comparativamente a fazer três ou quarto refeições por dia.

Para este estudo, publicado em junho na Annals of Epidemiology, os investigadores analisaram 6.884 adultos que foram acompanhados ao longo de 14 anos, entre 1992 e 2006.

Os riscos parecem diminuir mesmo se a ingestão total de energia diária exceder os níveis recomendados de 2.500 calorias para homens e duas mil para mulheres.

Os cientistas acreditam que o corpo funciona melhor ao metabolizar pequenas quantidades de energia de cada vez, ao contrário do que acontece com as grandes refeições feitas muito espaçadamente.

As refeições muito espaçadas podem sobrecarregar o sistema metabólico, despoletando condições perfeitas para diabetes tipo 2 e grandes depósitos de gordura – fatores de risco chave para as doenças cardiovasculares.

Os investigadores advertem que fazer uma dieta de seis refeições por dia só é benéfico para a saúde do coração se esta for rica em frutas e vegetais e pobre em junk food – caso contrário, poderá significar aumento de peso, e dar azo a uma série de outros problemas de saúde.

Move

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Morreu doente que parou o Parlamento para pedir tratamento para a hepatite C

José Carlos Saldanha ficou conhecido, há cinco anos, por interromper o ministro da Saúde numa sessão do Parlamento para pedir tratamento para a hepatite C. A informação foi confirmada à agência Lusa por fonte oficial do …

Com dívidas ao Fisco, cavaleiro João Moura "sem dinheiro" para alimentar cães. Arrisca 2 anos de prisão

O cavaleiro João Moura está acusado do crime de maus-tratos e abandono de animais depois de lhe terem sido retirados 18 cães galgos, em aparente estado de subnutrição. Um dos animais acabou por morrer, pelo …

Desmantelada fábrica ilegal de tabaco. Funcionava num bunker

Uma operação levada a cabo pela Guardia Civil esta terça-feira desmantelou uma fábrica ilegal de tabaco, em Espanha, e deteve a organização clandestina que a geria: vinte pessoas foram detidas, de nacionalidades britânica, lituana e …

China diz que surto está "sob controlo" após 14 províncias não reportarem novos casos

O surto do coronavírus Covid-19 está "sob controlo", depois de a atualização diária mostrar que 14 das 34 províncias e regiões autónomas do país não detetaram novos casos, anunciaram esta sexta-feira as autoridades chinesas. O vice-diretor …

Após 2 anos preso, Pedro Dias assume três homicídios e diz-se arrependido

Pedro Dias, conhecido pelos homicídios de Aguiar da Beira, manifesta-se arrependido pelos crimes por que foi condenado a 25 anos de prisão, após cumprir dois anos da pena. Um arrependimento que é também um assumir …

Orçamento da UE. Proposta agrava corte de Portugal na coesão em 2 mil milhões

A proposta do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, prevê um corte de 2 mil milhões de euros no envelope da coesão para Portugal. Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia iniciaram esta …

Russos atormentam Estados Unidos outra vez. Presidenciais são o alvo

Os serviços secretos norte-americanos estão convencidos de que os russos estão, novamente, a tentar influenciar as presidenciais daquele país. Faltam nove meses para as eleições presidenciais norte-americanas, mas já há suspeitas de que os russos estão …

Processo obscuro e pouco transparente. Expansão do Metro do Porto cria mal-estar

O alargamento do Metro do Porto está a criar mal-estar entre algumas autarquias da área Metropolitana do Porto. Os autarcas falam num processo obscuro e pouco transparente. O protocolo para consolidação da expansão da rede de …

Barcelona contrata jogador com o mercado fechado (mas Leganés não pôde fazer o mesmo)

O Barcelona foi autorizado a contratar um jogador com o mercado fechado, mas o pedido do Leganés foi rejeitado. O clube perdeu Braithwaite para o clube catalão. O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do …

Portugueses gastam 160 euros por ano na "epidemia das raspadinhas". 11 vezes mais do que os espanhóis

De acordo com um estudo recente, há cada vez mais pessoas a chegarem aos consultórios médicos com a doença do jogo patológico desencadeada pela raspadinha. Num artigo científico publicado na The Lancet, Pedro Morgado e Daniela …