Fazer 6 refeições por dia reduz risco de doenças cardiovasculares

Comer seis vezes por dia, para além de ajudar a perder ou manter o peso saudável, também pode ter benefícios para a saúde, especialmente do coração.

O estudo realizado por investigadores da Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, em Baltimore, sugere que fazer seis pequenas refeições por dia pode reduzir o risco de morte devido a artérias obstruídas em mais de 30%, comparativamente a fazer três ou quarto refeições por dia.

Para este estudo, publicado em junho na Annals of Epidemiology, os investigadores analisaram 6.884 adultos que foram acompanhados ao longo de 14 anos, entre 1992 e 2006.

Os riscos parecem diminuir mesmo se a ingestão total de energia diária exceder os níveis recomendados de 2.500 calorias para homens e duas mil para mulheres.

Os cientistas acreditam que o corpo funciona melhor ao metabolizar pequenas quantidades de energia de cada vez, ao contrário do que acontece com as grandes refeições feitas muito espaçadamente.

As refeições muito espaçadas podem sobrecarregar o sistema metabólico, despoletando condições perfeitas para diabetes tipo 2 e grandes depósitos de gordura – fatores de risco chave para as doenças cardiovasculares.

Os investigadores advertem que fazer uma dieta de seis refeições por dia só é benéfico para a saúde do coração se esta for rica em frutas e vegetais e pobre em junk food – caso contrário, poderá significar aumento de peso, e dar azo a uma série de outros problemas de saúde.

Move

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Descoberto em Ílhavo primeiro sítio pré-histórico subaquático português

Uma equipa de arqueólogos descobriu vestígios de uma mancha de ocupação ou possível acampamento do neolítico a cerca de dois metros de profundidade na Ria de Aveiro, em Ílhavo. "Temos estado a apanhar algumas surpresas valentes. …

Rei de Espanha não propôs nenhum nome para investidura. País enfrenta novas eleições a 10 de novembro

A Espanha vai realizar novas eleições. Os dirigentes do Cidadãos, Albert Rivera, e do Partido Popular, Pablo Casado, disseram "não" à investidura de Pedro Sánchez como presidente do Governo espanhol e o rei Felipe VI …

Os dinamarqueses vão plantar um milhão de árvores sem saírem do sofá

No último sábado, a emissora dinamarquesa TV2 transmitiu um programa em direto para convidar os espectadores a doarem dinheiro para plantar árvores. O objetivo, de acordo com o jornal britânico The Guardian o produtor Martin Sundstrøm, …

A melhor escola da Europa para estudar ciência fica em Santarém

É em Alcanena, no distrito de Santarém, que se localiza o agrupamento de escolas com o selo de qualidade do STEM School Proeficient, atribuído pela União Europeia. O estabelecimento de ensino recebeu a melhor classificação …

Câmara da Moita dá parecer negativo ao Estudo de Impacte Ambiental do novo aeroporto do Montijo

A Câmara da Moita, no distrito de Setúbal, aprovou uma posição em que dá parecer negativo ao Estudo de Impacte Ambiental (EIA) do novo aeroporto do Montijo, devido ao “conjunto de impactes negativos”. O município da …

Morreu a criança que ficou paralisada após comer hambúrguer do Lidl contaminado

Em 2011, Nolan Moittie comeu o hambúrguer contaminado com a bactéria E.Coli comprado no Lidl. Depois de ter ficado com graves sequelas neurológicas e diabético, o rapaz acabou por falecer este sábado, com apenas 10 …

Taylor Swift atua no Nos Alive 2020

Taylor Swift é o segundo nome para a edição de 2020 no Nos Alive. A cantora estreia-se em território português no dia 9 de julho, anunciou a própria artista no seu site oficial. A organização do …

Turista agride gondoleiro em Veneza por causa de uma selfie

Um gondoleiro foi agredido por um turista, na cidade de Veneza, em Itália, neste domingo, num confronto que terá sido provocado por uma selfie. De acordo com o Newsweek, o incidente ocorreu no domingo à tarde, …

Doença associada a cigarros eletrónicos faz sétima vítima mortal nos EUA

O número de vítimas mortais por doença pulmonar associada à utilização de cigarros eletrónicos subiu para sete, anunciaram esta terça-feira as autoridades de saúde norte-americanas. A vítima era do sexo masculino, tinha 40 anos e vivia …

Richard Stallman, guru do software livre, demite-se do MIT após defender Jeffrey Epstein

Richard Stallman, programador, ativista e defensor do software livre, demitiu-se do cargo de professor convidado do laboratório de inteligência artificial do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA. A demissão acontece depois de serem tornadas …