Estudo identifica os fatores que ajudam o seu cão a envelhecer bem

Adrienne Mountain / Flickr

Deixar os cães de estimação “correr com a matilha” pode ser a chave para manter uma boa saúde ao longo da sua vida.

Uma investigação, que envolveu várias instituições norte-americanas, analisou os dados de 21.410 cães de diferentes raças para descobrir o que é bom ou não para a sua saúde.

Depois de controlarem fatores como a idade e o peso, os investigadores descobriram que a companhia de outros cães e de humanos está associada a um aumento da saúde destes animais.

“Isto mostra que, tal como acontece com muitos animais sociais, incluindo os humanos, ter mais companheiros sociais pode ser muito importante para a saúde do cão”, salientou a bióloga Bri McCoy, da Universidade Estatal do Arizona, citada pelo Science Alert.

O estudo também permitiu concluir que o número de crianças numa casa estava associado a um impacto negativo na saúde dos cães de companhia, provavelmente porque os donos investem mais tempo a cuidar dos filhos do que dos seus amigos de quatro patas.

Além disso, os cães de famílias com rendimentos mais elevados tinham mais probabilidades de serem diagnosticados com mais doenças, um facto que, apesar de parecer surpreendente, poderá estar relacionado com um melhor e mais facilitado acesso a cuidados médicos.

Importa salientar que a análise se baseou em relatórios dos donos, pelo que pode haver algumas imprecisões e enviesamentos. Os dados permitem apenas mostrar uma relação entre dois fatores e não que um fator (como a companhia social) influencia diretamente outro (como a saúde).

Ainda assim, o trabalho, cujo artigo científico foi publicado na Evolution, Medicine & Public Health, contém elementos suficientes para indicar a importância de um lar estável e de um estilo de vida social para o bem-estar dos cães de companhia.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.