Fast food lucra milhões com a pandemia. Cadeias planeiam expansão no mercado

A crise decorrente da pandemia de covid-19 parece ter afetado todo o mundo, sobretudo na área da restauração. Contudo, este não é o caso das grandes cadeias de fast food que continuam a acrescentar aos seus cofres milhões de euros. Estamos a falar do exemplo do McDonald’s, Chipotle ou Dominos.

Para além do McDonald’s que continua com o seu negócio a faturar milhões de euros, também a Chipotle Mexican Grill e a Dominos Pizza estão a conquistar novos clientes e a aumentar as suas lojas, posicionando-se economicamente num lugar em que milhares de restaurantes pelo mundo fora gostariam de estar.

Maior facilidade no acesso a capital, condições especiais de arrendamento, melhores condições de alcançarem espaços, maior flexibilidade geográfica e grande experiência com drive-through, takeout e entrega. Estes fatores são a receita secreta que faz com que nem a pandemia do novo coronavírus esteja a deitar a baixo o negócio do fast food.

Em plena pandemia mundial, o impulso destas cadeias alimentares está a causar uma grande diferença quando comparada com o ritmo de recuperação de outras empresas no mesmo setor.

O caso da Chipotle Mexican Grill: a empresa triplicou as suas receitas online no segundo trimestre deste ano, enquanto a Dominos, Papa John’s International, e Wingstop, também revelaram aumentos nas vendas no terceiro trimestre de 2020, comparando com período homólogo. A famosa cadeia de fast food McDonald’s divulgou que as vendas nos EUA aumentaram 4,6% no terceiro trimestre.

As vendas de fast food estão a correr tão bem que até há quem veja um lado bom na pandemia. “O ponto positivo da pandemia é que vamos ficar mais fortes”, disse Bernard Acoca, presidente-executivo da El Pollo Loco Holdings, uma rede de 475 restaurantes Tex-Mex. A cadeia abriu três restaurantes em 2020, e pretende “expandir-se” nos próximos anos, explicou Acoca.

O outro lado da moeda

No entanto, ventos favoráveis não chegam a todos. A situação atual pode ter dado um impulso económico a grandes empresas, mas nem todas tiveram essa sorte. Algumas grandes cadeias alimentares tiveram quedas de vendas bastante relevantes.

A Ruby Tuesday, a California Pizza Kitchen, Shake Shack e a Ruth’s Hospitality Group devolveram milhões de dólares de ajuda federal destinada a pequenas empresas afetadas pela pandemia do coronavírus. Também a Starbucks, Dunkin Brands, e a Pizza Hut comunicaram que planeiam fechar milhares de lojas nos próximos meses.

Ainda assim, há empresas que olham para os problemas como uma oportunidade e garantem que é altura de terem uma atitude mais “agressiva” no mercado.

É o caso da Olive Garden e da Darden Restaurants que estão a estudar a expansão em áreas urbanas, incluindo Manhattan, onde os alugueres eram anteriormente demasiado caros.

Queda na restauração convencional

As perspetivas para muitos restaurantes independentes estão a ficar cada vez mais sombrias. Três quartos dos quase 22.000 restaurantes que fecharam nos Estados Unidos entre março e setembro eram empresas com menos de 5 estabelecimentos abertos, recorda o WSJ.

National Restaurant Association prevê que 100.000 restaurantes serão fechados ainda este ano nos EUA. Esta perda repentina de estabelecimentos pode ter outra consequência: alteração permanente da paisagem das cidades americanas. Alguns chefes temem que a recente revitalização dos centros da cidade sofra uma reversão.

A oferta de emprego em restaurantes e bares também caiu em 2,3 milhões de vagas, de acordo com o Departamento do Trabalho. Segundo, a National Restaurant Association a pandemia irá reduzir cerca de 240 mil milhões de dólares (cerca de 205 mil milhões de euros) em vendas de restauração só este ano.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Nova Zelândia aprova eutanásia. Mas rejeita legalização da marijuana

Os neozelandeses aprovaram a eutanásia voluntária, mas rejeitaram a legalização da marijuana para uso recreativo, em dois referendos realizados em 17 de outubro, anunciou esta sexta-feira a Comissão Eleitoral. Cerca de 65,2% dos neozelandeses votaram a …

Governo pondera novas medidas de apoio ao emprego e empresas

O Governo está a ponderar novas medidas de apoio ao emprego e às empresas em resposta ao agravamento da pandemia de covid-19, disse hoje o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro …

Cova da Piedade não joga: "Prefiro perder três pontos do que alguém perder a vida"

O jogo entre Estoril e Cova da Piedade, como se esperava, não vai ser realizado e deverão ser atribuídos três pontos ao Estoril. Diretor do Cova da Piedade não poupa nas críticas. Mais uma partida da …

Investigadores descobrem porque há pessoas infetadas sem sintomas de covid-19

Investigadores do hospital universitário de Aarhus, na Dinamarca, descobriram que algumas pessoas infetadas com o novo coronavírus não desenvolvem sintomas porque este poder ocultar o seu genoma para não ser reconhecido. Como noticiou esta sexta-feira o …

Luís Pina condenado a quatro anos de prisão pela morte de adepto italiano junto ao Estádio da Luz

O principal arguido no processo do atropelamento mortal do adepto italiano de futebol Marco Ficini, junto ao Estádio da Luz, em Lisboa, em 2017, foi hoje condenado a quatro anos de prisão efetiva, por homicídio …

Glenn Greenwald deixa Intercept e acusa editores de “censura”. Foi proibido de publicar texto sobre Biden

O cofundador do site de investigação The Intercept, Glenn Greenwald, anunciou a sua demissão e acusou os restantes editores de “censura” por terem impedido a publicação de um artigo seu sobre o candidato democrata à …

Cristiano Ronaldo está curado da covid-19

Cristiano Ronaldo está curado da covid-19, informou a Juventus esta quarta-feira através de uma nota no seu site oficial. "Cristiano Ronaldo fez o teste para Covid-19. O exame deu um resultado negativo. O jogador está, portanto, …

Investigação a Juan Carlos vai ser arquivada pela Justiça espanhola

A justiça espanhola vai arquivar a investigação ao rei emérito, Juan Carlos, aberta devido a alegados crimes fiscais e branqueamento de capitais, informaram fontes judiciais citadas pelo Confidencial. De acordo com o jornal, Juan Carlos ainda …

Concelho de Portalegre registou o seu primeiro caso (e revela "segredo" para combater pandemia)

Um comportamento recatado e os habitantes sempre alerta com "o bicho" são apontados como os "segredos" que têm "protegido" Fronteira (Portalegre) da covid-19, que só esta semana registou o primeiro infetado desde o início da …

Rio de Janeiro vai ter "réveillon" com espetáculos e fogo de artifício (mas sem público)

O Rio de Janeiro encerrará 2020 com espetáculos e concertos ao vivo em seis palcos montados na cidade brasileira, mas aos quais o público não terá acesso devido à pandemia. Apenas poderá vê-los nas redes …