Fast food lucra milhões com a pandemia. Cadeias planeiam expansão no mercado

A crise decorrente da pandemia de covid-19 parece ter afetado todo o mundo, sobretudo na área da restauração. Contudo, este não é o caso das grandes cadeias de fast food que continuam a acrescentar aos seus cofres milhões de euros. Estamos a falar do exemplo do McDonald’s, Chipotle ou Dominos.

Para além do McDonald’s que continua com o seu negócio a faturar milhões de euros, também a Chipotle Mexican Grill e a Dominos Pizza estão a conquistar novos clientes e a aumentar as suas lojas, posicionando-se economicamente num lugar em que milhares de restaurantes pelo mundo fora gostariam de estar.

Maior facilidade no acesso a capital, condições especiais de arrendamento, melhores condições de alcançarem espaços, maior flexibilidade geográfica e grande experiência com drive-through, takeout e entrega. Estes fatores são a receita secreta que faz com que nem a pandemia do novo coronavírus esteja a deitar a baixo o negócio do fast food.

Em plena pandemia mundial, o impulso destas cadeias alimentares está a causar uma grande diferença quando comparada com o ritmo de recuperação de outras empresas no mesmo setor.

O caso da Chipotle Mexican Grill: a empresa triplicou as suas receitas online no segundo trimestre deste ano, enquanto a Dominos, Papa John’s International, e Wingstop, também revelaram aumentos nas vendas no terceiro trimestre de 2020, comparando com período homólogo. A famosa cadeia de fast food McDonald’s divulgou que as vendas nos EUA aumentaram 4,6% no terceiro trimestre.

As vendas de fast food estão a correr tão bem que até há quem veja um lado bom na pandemia. “O ponto positivo da pandemia é que vamos ficar mais fortes”, disse Bernard Acoca, presidente-executivo da El Pollo Loco Holdings, uma rede de 475 restaurantes Tex-Mex. A cadeia abriu três restaurantes em 2020, e pretende “expandir-se” nos próximos anos, explicou Acoca.

O outro lado da moeda

No entanto, ventos favoráveis não chegam a todos. A situação atual pode ter dado um impulso económico a grandes empresas, mas nem todas tiveram essa sorte. Algumas grandes cadeias alimentares tiveram quedas de vendas bastante relevantes.

A Ruby Tuesday, a California Pizza Kitchen, Shake Shack e a Ruth’s Hospitality Group devolveram milhões de dólares de ajuda federal destinada a pequenas empresas afetadas pela pandemia do coronavírus. Também a Starbucks, Dunkin Brands, e a Pizza Hut comunicaram que planeiam fechar milhares de lojas nos próximos meses.

Ainda assim, há empresas que olham para os problemas como uma oportunidade e garantem que é altura de terem uma atitude mais “agressiva” no mercado.

É o caso da Olive Garden e da Darden Restaurants que estão a estudar a expansão em áreas urbanas, incluindo Manhattan, onde os alugueres eram anteriormente demasiado caros.

Queda na restauração convencional

As perspetivas para muitos restaurantes independentes estão a ficar cada vez mais sombrias. Três quartos dos quase 22.000 restaurantes que fecharam nos Estados Unidos entre março e setembro eram empresas com menos de 5 estabelecimentos abertos, recorda o WSJ.

National Restaurant Association prevê que 100.000 restaurantes serão fechados ainda este ano nos EUA. Esta perda repentina de estabelecimentos pode ter outra consequência: alteração permanente da paisagem das cidades americanas. Alguns chefes temem que a recente revitalização dos centros da cidade sofra uma reversão.

A oferta de emprego em restaurantes e bares também caiu em 2,3 milhões de vagas, de acordo com o Departamento do Trabalho. Segundo, a National Restaurant Association a pandemia irá reduzir cerca de 240 mil milhões de dólares (cerca de 205 mil milhões de euros) em vendas de restauração só este ano.

Ana Isabel Moura ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

CDS pede ao Governo "um plano de desconfinamento controlado, à inglesa"

Francisco Rodrigues dos Santos quer que o Executivo apresente um plano de desconfinamento que permita a retoma da atividade de alguns setores. Esta sexta-feira, o presidente do CDS-PP insistiu na necessidade de o Governo apresentar um …

Para os idosos que estão em lares, visitar a família sem isolamento poderá acontecer em maio

A CNIS estima que, com todos os idosos residentes em lares vacinados, maio possa ser o mês da libertação depois de mais de um ano de pandemia, confinamentos e restrições apertadas. DGS diz que orientações …

UE retalia e declara chefe da missão venezuelana "persona non grata"

A União Europeia (UE) decidiu, esta quinta-feira, declarar a chefe da missão venezuelana em Bruxelas persona non grata, respondendo ao anúncio feito por Caracas de dar 72 horas à embaixadora comunitária para abandonar o país. "Por …

Novo problema num Boeing 777 leva a aterragem de emergência na Rússia

Um Boeing 777 da companhia aérea russa Rossiya fez uma aterragem de emergência em Moscovo, esta sexta-feira, devido a um problema de motor, uma semana depois de um incidente semelhante com um aparelho do mesmo …

Covid-19. Mais 1.027 casos e 58 mortes em Portugal

Portugal registou hoje 58 mortes e 1.027 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico desta sexta-feira, divulgado pela Direção-Geral da Saúde, dá conta de 1.027 novos …

Costa anuncia "passaporte sanitário" para circulação na UE (e aposta em novos modelos económicos)

O primeiro-ministro António Costa anunciou esta sexta-feira que a Comissão Europeia vai preparar um documento para facilitar a circulação entre países da União Europeia (UE). Segundo avançou o Correio da Manhã, este "passaporte sanitário", que estará …

Vírus já circulava "de forma silenciosa" em Portugal em fevereiro (e veio principalmente do Reino Unido)

O Reino Unido, com mais casos, e a Itália, com mais peso na transmissão comunitária, foram os países com maior impacto no início da pandemia de covid-19 em Portugal, revela esta sexta-feira um estudo do …

Morreu Alfredo Quintana, guarda-redes de andebol do FC Porto

Alfredo Quintana, guarda-redes de andebol do FC Porto, faleceu esta sexta-feira, aos 32 anos. O internacional português sofreu uma paragem cardiorrespiratória no treino de segunda-feira. Alfredo Quintana, guarda-redes da equipa de andebol do FC Porto e …

Rainha de Inglaterra encoraja população a ser vacinada. Processo é "inofensivo"

A rainha de Inglaterra, Isabel II, encorajou esta sexta-feira as pessoas a serem vacinadas contra a covid-19, garantindo que a injeção é rápida, inofensiva e vai ajudar a proteger todos os cidadãos contra a doença. Numa …

Oposição interna do BE critica direção e "perda de influência política" (e prepara moção)

O Movimento Convergência, uma fação informal do Bloco de Esquerda, está a preparar uma moção para levar a debate na XII Convenção Nacional do partido.  Em causa estão, de acordo com o jornal Público, a insatisfação …