Farmacêutica Pfizer inicia ensaio clínico de vacina para covid-19 com 30 mil participantes

A farmacêutica norte-americana Pfizer e a biotecnológica alemã BioNTech iniciaram um ensaio clínico de uma potencial vacina para a covid-19 envolvendo cerca de 30 mil participantes, foi anunciado na quarta-feira.

Segundo noticiou a agência Lusa, citando um comunicado da Pfizer, o ensaio de fase 2/3, que antecede o pedido de autorização de comercialização, iniciou nos Estados Unidos (EUA) e envolverão cerca de 30 mil adultos, entre os 18 e os 85 anos, recrutados por quase 120 centros, nenhum deles de Portugal.

A multinacional farmacêutica espera obter resultados de eficácia e segurança sólidos em finais de agosto ou no início de setembro. Caso a vacina candidata se revele eficaz e segura para prevenir a covid-19, a Pfizer e a BioNTech “irão submeter o pedido de avaliação às autoridades regulamentares” do medicamento em outubro.

Se a comercialização for autorizada, a Pfizer e a BioNTech esperam fornecer até 100 milhões de doses da vacina até ao final de 2020 e cerca de 1,3 mil milhões de doses até ao fim de 2021.

A vacina candidata pretende estimular, com material genético sintetizado, o organismo a produzir uma proteína igual à do SARS-CoV-2, a proteína da espícula, para que depois saiba reconhecê-la quando for infetado com o coronavírus e, assim, desencadeie a resposta imunitária desejada, isto é, a produção de anticorpos que neutralizem o vírus.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, em 31 de julho havia 26 vacinas candidatas para a covid-19 em ensaios, incluindo cinco na fase 3 (fase que antecede o pedido de autorização para a introdução de um novo medicamento no mercado).

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.