Farage: Portugal tem mais 20 anos de austeridade pela frente

European Parliament / Flickr

O ex-líder do UKIP, Nigel Farage

O ex-líder do UKIP, Nigel Farage

As boas notícias económicas que têm assolado Portugal, nos últimos tempos, são sol de pouca dura e o país pode esperar “mais 20 anos de austeridade pela frente”, afirma o ex-líder do partido britânico UKIP, Nigel Farage, que defende que os portugueses devem pensar na saída da União Europeia.

Numa entrevista ao site Observador, no âmbito da sua participação nas Conferências do Estoril, Nigel Farage diz que “as coisas estão melhores do que antes, mas continuam más comparando com o que eram há dez anos”.

E “quando o ciclo se inverter e a crise voltar, como a história inevitavelmente demonstra, a pressão sobre Portugal e a Zona Euro vai voltar”, destaca o eurodeputado britânico, notando o problema da elevada dívida pública portuguesa e prevendo que o país tem “mais 20 anos de austeridade pela frente”.

Dentro deste cenário, Farage, um dos promotores do Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), nota que os portugueses devem pensar seriamente em imitar os britânicos.

“Gostaria que Portugal se levantasse perante os fanfarrões como Juncker [presidente da Comissão Europeia] ou os ridículos como Barnier [responsável da UE pelas negociações do Brexit], tudo gente má, muito má, e gostaria que dissesse: porque não fazemos uma separação sensata?”, aponta Farage no Observador.

Para o político britânico os portugueses devem perguntar-se se o país “quer ser uma nação independente”, se “quer abraçar devidamente o conceito de democracia — o que significa estar no comando, cometendo erros, claro, mas tomando as rédeas do seu destino” ou se “está feliz por ser um minúsculo satélite numa Zona Euro dominada pela Alemanha”.

Na entrevista ao Observador, Farage ainda deixa críticas a Cavaco Silva, no âmbito das suas declarações sobre o governo de geringonça, quando era Presidente da República.

“Os comentários que ele fez na altura foram do mais nojento que já ouvi na minha vida, de total desprezo pelo processo democrático, quer os partidos de esquerda se pudessem juntar ou não”, destaca o ex-líder do UKIP.

Críticas deixa também a Sócrates, que “era uma desgraça absoluta“, conforme nota, e a Durão Barroso, “um eurofanático” que “já garantiu uma boa reforma com o Goldman Sachs”, diz.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Este gajo há uns 10 anos ainda dava pra rir, nas coças que dava ao Barroso no Parlamento Europeu. Mas vai de parvo a parvalhão. Não diz nada de jeito… A era do “post-truth” e dos “post-facts” vieram deixar a nú, palermas como este gajo, que só sabem ter discurso populista.

    É fácil dizer o que as pessoas gostam de ouvir, querem ver?

    “A culpa é do sistema!”
    “Os bancos é só máfia!”
    “Morte aos traidores!”
    “Os partidos é que lixam isto tudo!”
    “As corporações económicas é que controlam os governos!”
    ” A União Europeia é má para os países do Sul!”
    “Os Refugiados andam a entrar pela Europa a dentro!”

    … Estão a ver que fácil é ter discurso populista? Se calhar já concorria a Primeiro Ministro, não?

RESPONDER

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …

Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance

O rover Perseverance da NASA está a menos de um mês da data de lançamento prevista para 20 de julho. A missão de astrobiologia do veículo vai procurar sinais de vida microscópica passada em Marte, explorar …

Benfica 3-1 Boavista | Águias põem fim a quarentena caseira

O Benfica venceu na noite deste sábado o Boavista, naquele que foi o primeiro triunfo caseiro após a retoma da Liga. Poderá ter sido a redenção das águias? Após ter somado apenas dois triunfos, quatro desaires …

Cortina do abraço permite às famílias reencontrar os familiares num lar de São Paulo

Abraçar, tocar e até dançar. Uma cortina do abraço permite que filhos visitem seus pais residentes numa casa de repouso em São Paulo. O empresário Bruno Zani, autor da criação, pretende agora colocar a cortina …