Fantasporto lança campanha de crowdfunding para garantir sustentabilidade

(dr) Fantasporto / Facebook

Mario Dorminsky, presidente do Fantasporto

Mario Dorminsky, presidente do Fantasporto

O Fantasporto vai lançar uma campanha digital de angariação de fundos (conhecida como crowdfunding) para garantir a “sustentabilidade para a concretização da 35.ª edição”, em parte devido à dificuldade em conseguir patrocínios em Portugal, disse hoje o presidente do certame.

Em declarações à Lusa, o presidente do Fantasporto, Mário Dorminsky, explicou que o recurso a este método se deve à “dificuldade de arranjar patrocínios diretos pela parte daquilo que são as empresas portuguesas”, ainda que saliente estar a aguardar respostas de várias companhias para o evento do próximo ano, a realizar-se entre 27 de fevereiro e 07 de março.

A campanha de crowdfunding vai decorrer entre 05 de setembro e 01 de novembro e vai permitir que quem contribua receba uma recompensa consoante o valor transferido para a conta bancária da cooperativa Cinema Novo e que pode ir dos cinco aos 5.000 euros, algo que, neste último caso, dará direito ser “patrono” do festival de cinema, segundo a página de Facebook da campanha.

Por exemplo, no caso dos contributos entre cinco e 10 euros, o participante recebe um postal do Fantasporto 2014 e um lenço de pescoço branco, seguindo-se a possibilidade de receber um porta-chaves a par do lenço e, no patamar seguinte, um catálogo da edição deste ano do festival, passando, entre os 16 e os 18 euros a ter direito a um DVD, no caso, do filme “Meet The Feebles”, de Peter Jackson.

Para Dorminsky, “no seio de 80.000 fãs e amigos do Fantasporto no Facebook deve haver alguns que queiram participar”, confessando estar mais optimista em relação à contribuição de aficionados estrangeiros por ser menos comum este tipo de campanhas de angariação de fundos a nível nacional.

Em relação à escolha por um contributo directo em vez do recurso a uma plataforma, o presidente do festival explicou que, no caso do Kickstarter, há “uma sobrecarga de audiovisual”, pelo que se optou por “formas mais diretas de chegar junto das pessoas que estão ligadas aos meios do cinema”.

Por outro lado, em relação às plataformas nacionais, foi considerado que “são mais vocacionadas para a gravação de um disco, para a edição de livro, para a feitura de um filme, não propriamente para eventos”.

A edição do próximo ano do Fantasporto vai assinalar o centenário do nascimento do cineasta Orson Welles e exibir uma cópia restaurada de “Top Hat”, no âmbito de uma retrospetiva de Fred Astaire e Ginger Rogers, tendo já selecionados 10 filmes para a competição.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Parasitas" vai ter uma série na HBO. E já são conhecidos dois nomes do elenco

A produção sul-coreana de Bong Joon Ho, especialmente condecorada pela Academia, merece agora uma adaptação para a televisão pelas mãos da HBO. A série televisiva de "Parasitas" foi anunciada em janeiro e a produção está encarregue …

O carregador do seu smartphone é mais potente do que o computador da Apollo 11

Não restam dúvidas de que a informática deu um passo gigante em termos de evolução nos últimos 50 anos. Agora, um engenheiro de software descobriu que até mesmo o carregador do seu smartphone é mais …

Tribunal suspende construção da Gigafactory na Alemanha

Um tribunal alemão ordenou à Tesla, este domingo, a suspensão das obras da sua fábrica "Gigafactory" por questões ambientais. Em novembro do ano passado, Elon Musk, presidente executivo da Tesla, anunciou que a Alemanha tinha sido …

Novos semáforos da Índia ficam vermelhos quando os condutores buzinam

A Polícia de Mumbai, na Índia, instalou detetores de ruído em vários semáforos de cruzamentos importantes da cidade, visando reduzir a poluição sonora. Agora, quanto mais os condutores buzinam, mais tempo a luz se mantém …

Polícia de Hong Kong procura autores de roubo de papel higiénico

Um camião que transportava papel higiénico foi, esta segunda-feira, alvo de um assalto à mão armada em Hong Kong, onde a escassez do produto motivou uma corrida ao comércio local. As autoridades informaram que um motorista …

Centeno considera gravações de Varoufakis "politicamente lamentáveis"

O presidente do Eurogrupo considerou, esta segunda-feira, a atitude do antigo ministro das Finanças grego, que gravou reuniões do fórum de ministros das Finanças da zona euro, "politicamente lamentável". "Honestamente, não tenho comentários a fazer sobre …

Elton John obrigado a interromper concerto devido a crise de pneumonia

O cantor britânico foi obrigado a interromper um concerto, na Nova Zelândia, devido a um diagnóstico de pneumonia atípica. No último domingo, o cantor britânico Elton John interrompeu um concerto no Auckland’s Mount Stadium, na Nova …

Tancos. Coronel da GNR nega pacto de silêncio

O ex-diretor de investigação criminal da GNR disse, esta segunda-feira, desconhecer qualquer pacto de silêncio com a Polícia Judiciária Militar que envolvesse a colaboração na investigação do furto das armas de Tancos. Na sessão desta segunda-feira …

Anel de curso perdido nos EUA encontrado 47 anos depois na Finlândia

Um anel de curso de um liceu nos Estados Unidos, perdido em 1973, foi agora descoberto numa floresta da Finlândia. De acordo com o The Guardian, Debra McKenna perdeu o anel de curso do marido em …

Apresentadas mais de 50 queixas contra post de André Ventura sobre Joacine Katar Moreira

A Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) já recebeu mais de 50 queixas devido à publicação na qual o deputado do Chega sugeria devolver Joacine Katar Moreira ao seu país de origem. Em …