Famosa teoria de Stephen Hawking sobre buracos negros confirmada

Ondas gravitacionais emitidas por dois buracos negros

Usando ondulações no espaço-tempo causadas pela fusão de dois buracos negros distantes, uma equipa de cientistas conseguiu provar uma das teorias mais famosas de Stephen Hawking.

A teoria da área do buraco negro, que Stephen Hawking derivou da Teoria da Relatividade Geral de Einstein em 1971, afirma que é impossível que a área da superfície de um buraco negro diminua com o tempo.

Segundo o Live Science, um novo estudo, levado a cabo por cientistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT), analisou dados de ondulações na curvatura do espaço-tempo, detetadas, pela primeira vez, em 2015, pelo LIGO.

Ao observar a colisão de dois buracos negros, o resultado demonstrou com uma confiança de 95% que as suas áreas não diminuíram, mesmo após a fusão.

“[Esta é] uma dica animadora de que as áreas dos buracos negros são algo fundamental e importante”, disse o astrofísico Will Farr, em comunicado. “Os buracos negros têm uma entropia e é proporcional à sua área. Não é apenas uma coincidência engraçada, é um facto profundo sobre o mundo”, acrescentou o investigador Maximiliano Isi.

Antes e depois da fusão

A área da superfície de um buraco negro é definida por uma fronteira esférica conhecida como horizonte de eventos. Além desse ponto, nada – nem mesmo a luz – pode escapar da sua poderosa atração gravitacional.

De acordo com a interpretação de Hawking, à medida que a área da superfície de um buraco negro aumenta com a sua massa, e como nenhum objeto lançado para dentro pode sair, a área de superfície não pode diminuir.

Mas a área da superfície de um buraco negro encolhe quanto mais gira, pelo que os cientistas questionaram se seria possível atirar um objeto com força suficiente para fazer o buraco negro girar e, assim, diminuir a sua área.

Para testar a teoria, a equipa analisou ondas gravitacionais criadas há 1,3 mil milhões de anos por dois gigantescos buracos negros. Ao dividir o sinal em duas metades – antes e depois da fusão – os cientistas calcularam a massa e o spin dos dois buracos negros originais e do novo combinado.

Estes dados permitiram calcular a área de superfície de cada buraco negro antes e depois da colisão.

A área de superfície do buraco negro recém-criado era maior do que os dois iniciais combinados, uma situação prevista por Hawking e alinhada com a Teoria da Relatividade Geral.

O estudo, que será publicado na Physical Review Letters, pode ajudar a comunidade científica a desvendar mistérios em torno da física de buracos negros.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Diz nesta notícia que a área de superfície de um buraco negro quanto mais rápido girar, mais encolhe. Dito isto, posso especular que será o próprio movimento de rotação da esfera compacta de matéria que se encontra no centro do buraco negro ( singularidade) que põe a área de superfície ou o horizonte de eventos em rotação. Quero com isto dizer que imediatamente antes do Big Bang o Universo estava confinado a uma esfera que tudo continha com momento angular igual à velocidade da luz, e por isso o horizonte de eventos ao girar à mesma velocidade encolheu ao ponto de ter uma área de superfície igual à área de superfície da própria singularidade, ou seja, desaparece; deste modo, antes do Big Bang, tivemos uma singularidade nua, talvez até a única na história do Universo, porque só ocorre em condições muito especiais. Isto significa observar diretamente a singularidade, pois não tem o horizonte de eventos a funcionar como uma cortina.

RESPONDER

"Prelúdio indesejável". Irmã de Kim Jong-un avisa Coreia do Sul sobre manobras militares com EUA

Kim Yo-jong, a irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un, alertou a Coreia do Sul sobre o impacto negativo da realização de manobras militares conjuntas com os Estados Unidos da América (EUA) para a recente reaproximação …

PIB tem de crescer quase 6% no segundo semestre para as previsões do governo serem cumpridas

Mesmo com o crescimento histórico de 15,5% no segundo trimestre de 2021, a economia vai ter de chegar a valores pré-pandemia para se cumprir o objectivo de 5% de crescimento anual apontado pelo Ministro das …

Descontos em apps de entrega de comida e táxi. Reino Unido oferece incentivos aos jovens para se vacinarem

Descontos em aplicações na entrega de comida ou de táxi são alguns dos incentivos que serão oferecidos no Reino Unido para promover a vacinação entre os mais jovens. Sajid Javid, ministro da Saúde do Reino …

Demolição do prédio Coutinho começa esta segunda-feira

O processo de demolição do prédio Coutinho, em Viana do Castelo, começa esta segunda-feira. Em comunicado, o gabinete do Ministério do Ambiente informa que o ministro João Pedro Matos Fernandes “vai presidir à cerimónia de …

Atleta bielorrussa forçada a abandonar Tóquio está sob proteção da polícia japonesa

Polémica iniciou-se depois de velocista ter denunciado a inscrição do seu nome na estafeta de 4x400m sem o seu conhecimento, o que terá acontecido, segundo a própria, por as restantes atletas bielorrussas não terem viajado …

Manuel Pinho diz que aceitar um cargo político "foi um erro enorme"

Quatro anos depois de ter sido constituído arguido no processo EDP, o ex-ministro da Economia esteve, na última sexta-feira, a ser interrogado no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP). De acordo com o semanário …

Alemanha prepara dose de reforço para as pessoas mais vulneráveis

A Alemanha pondera administrar uma dose de reforço da vacina contra a covid-19 aos idosos e pessoas imunodeprimidas a partir de setembro, avançou hoje a AFP, citando um projeto do Ministério da Saúde alemão. O plano, …

Alexis Vega na órbita do FC Porto

O jovem futebolista, que se encontra a representar o México nos Jogos Olímpicos, está a ser colocado na órbita do FC Porto pela imprensa do seu país. Esta segunda-feira, vários meios de comunicação social mexicanos, entre …

Presidente cessante do Irão diz que Governo nem sempre foi verdadeiro

Hassan Rouhani, Presidente cessante do Irão, reconheceu que, durante os seus oito anos de mandato, o Governo "não disse parte da verdade" ao seu povo. No domingo, Hassan Rouhani reconheceu que o Governo "não disse parte …

Yaremchuk já treinou pelo Benfica e promete "marcar muitos golos"

O Benfica anunciou, no sábado, a contratação do futebolista ucraniano ao Gent por 17 milhões de euros, com o avançado a assinar um contrato válido até junho de 2026. "A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, …