Uma famosa ilusão pode ajudar a tratar o transtorno obsessivo-compulsivo

airpix / Flickr

Transtorno obsessivo-compulsivo (OCD, em inglês).

Um famoso truque psicológico chamado “ilusão da mão de borracha” pode ser útil para tratar pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo.

O que é a “ilusão da mão de borracha”? Nesta experiência, os participantes são colocados com a mão esquerda escondida e fora da vista, vendo à sua frente uma imitação de borracha parecida com uma mão real. Os investigadores começam por estimular tanto a mão esquerda da pessoa quanto a mão de borracha com um pincel.

A experiência demonstra que se as duas mãos forem acariciadas sincronizadamente e na mesma direção, os participantes começaram a sentir a mão de borracha como se fosse sua. Na experiência original, quando solicitados a usar a mão direita para apontar para a esquerda, a maioria dos participantes apontava para a mão de borracha.

Esta famosa ilusão é conhecida há décadas, mas nunca ninguém examinou como é que ela poderia ser usada para tratar o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Isto, até uma equipa de investigadores ter descoberto uma nova técnica: “terapia multissensorial de estimulação”.

O transtorno obsessivo-compulsivo é uma perturbação mental caracterizada por obsessões que provocam na pessoa ansiedade ou mal-estar. Um tipo comum de TOC envolve a lavagem repetitiva das mãos, às vezes por horas, até sangrar. Apesar da gravidade da condição, há poucas opções de tratamento para os pacientes, escreve o Big Think.

A “terapia da fala”, mais amplamente usada, envolve instruir os pacientes a tocar em coisas que consideram “nojentas”, como uma sanita, e não lavar as mãos depois. O objetivo é deixá-los ansiosos no início, mas depois mostrar que nada de horrível acontece quando eles se abstêm de lavar as mãos.

O problema é que a maioria dos pacientes tem pânico de tocar em coisas que consideram nojentas e recusam-se a prosseguir ou sequer a tentar o tratamento.

Mas e se, em vez disso, uma mão de borracha — que pareça ser a mão do paciente — tocasse nos objetos nojentos? Num estudo publicado na revista científica Frontiers in Human Neuroscience, os investigadores testaram esta nova abordagem.

Os investigadores começaram por testá-la em pessoas saudáveis. Curiosamente, os participantes sentiram nojo ao tocar nos objetos, como se a sensação emanasse da mão falsa. Em pacientes com TOC, os autores do estudo verificaram os mesmos resultados.

Com o tempo, ao repetir a “ilusão da mão de borracha”, os pacientes devem desenvolver tolerância ao nojo.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Novo estudo deteta centenas de variantes genéticas ligadas à idade da menopausa

Um novo estudo analisou a informação genética de mais de 200 mil mulheres e identificou 290 variantes associadas ao momento da chegada da menopausa. Um estudo publicado esta quarta-feira na revista Nature usou a informação de …

Macron confirma terceira dose para os "mais frágeis e mais velhos"

França tenciona reforçar a vacinação contra a covid-19 com uma terceira dose para os "mais frágeis e os mais velhos", confirmou o Presidente francês, esta quinta-feira. "Sim, uma terceira dose será muito provavelmente necessária, não para …

Juiz Carlos Alexandre aceita proposta de caução de Luís Filipe Vieira

O juiz Carlos Alexandre aceitou a nova proposta do ex-presidente do Benfica para o pagamento da caução de três milhões de euros, no âmbito da Operação Cartão Vermelho. Segundo avança a rádio TSF, o juiz Carlos …

Filho do ex-futebolista Ballack morre em acidente de moto 4 em Tróia

O filho do ex-futebolista alemão, de 18 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira num acidente de moto 4 em Tróia, no concelho de Grândola, distrito de Setúbal. De acordo com a TVI24, Emilio Ballack morreu, esta …

Autoagendamento para jovens de 16 e 17 anos termina esta sexta-feira

O autoagendamento exclusivo para os jovens de 16 e 17 anos, para vagas disponíveis no fim-de-semana de 14 e 15 de agosto, termina esta sexta-feira e no sábado volta a estar disponível para os maiores …

Campeãs olímpicas de badminton vão receber casas, vacas e café para o resto da vida

O par de badminton feminino indonésio que ganhou ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio vai receber uma casa, 295 mil euros, mais ainda cinco vacas e café para o resto da vida. O arquipélago indonésio, onde …

Mais 10 mortes e 2581 casos. Morreu uma criança com menos de 10 anos

Portugal registou, esta quinta-feira, mais 10 mortes e 2581 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2581 novos …

Bancário do Porto roubou um milhão de euros a clientes para alimentar vício do jogo

O vício em apostas online levaram o gestor de contas da Caixa Geral de Depósitos a desviar verbas para investir no jogo. O arguido é agora acusado de 34 crimes. O caso remonta a 2015 quando …

Bolsonaro diz que só tomará vacina aceite na Europa e nos EUA

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse esta quarta-feira que só vai tomar uma vacina contra a covid-19 que lhe permita viajar e voltou a desacreditar a CoronaVac, vacina patrocinada pelo governador de São Paulo, …

Surto com 127 infetados e um morto na Misericórdia de Proença-a-Nova

Um surto de covid-19 detetado na quarta-feira na Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova provocou uma morte e regista 127 casos ativos, disse hoje à agência Lusa o presidente da câmara local. Segundo o presidente da …