Uma famosa ilusão pode ajudar a tratar o transtorno obsessivo-compulsivo

airpix / Flickr

Transtorno obsessivo-compulsivo (OCD, em inglês).

Um famoso truque psicológico chamado “ilusão da mão de borracha” pode ser útil para tratar pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo.

O que é a “ilusão da mão de borracha”? Nesta experiência, os participantes são colocados com a mão esquerda escondida e fora da vista, vendo à sua frente uma imitação de borracha parecida com uma mão real. Os investigadores começam por estimular tanto a mão esquerda da pessoa quanto a mão de borracha com um pincel.

A experiência demonstra que se as duas mãos forem acariciadas sincronizadamente e na mesma direção, os participantes começaram a sentir a mão de borracha como se fosse sua. Na experiência original, quando solicitados a usar a mão direita para apontar para a esquerda, a maioria dos participantes apontava para a mão de borracha.

Esta famosa ilusão é conhecida há décadas, mas nunca ninguém examinou como é que ela poderia ser usada para tratar o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Isto, até uma equipa de investigadores ter descoberto uma nova técnica: “terapia multissensorial de estimulação”.

O transtorno obsessivo-compulsivo é uma perturbação mental caracterizada por obsessões que provocam na pessoa ansiedade ou mal-estar. Um tipo comum de TOC envolve a lavagem repetitiva das mãos, às vezes por horas, até sangrar. Apesar da gravidade da condição, há poucas opções de tratamento para os pacientes, escreve o Big Think.

A “terapia da fala”, mais amplamente usada, envolve instruir os pacientes a tocar em coisas que consideram “nojentas”, como uma sanita, e não lavar as mãos depois. O objetivo é deixá-los ansiosos no início, mas depois mostrar que nada de horrível acontece quando eles se abstêm de lavar as mãos.

O problema é que a maioria dos pacientes tem pânico de tocar em coisas que consideram nojentas e recusam-se a prosseguir ou sequer a tentar o tratamento.

Mas e se, em vez disso, uma mão de borracha — que pareça ser a mão do paciente — tocasse nos objetos nojentos? Num estudo publicado na revista científica Frontiers in Human Neuroscience, os investigadores testaram esta nova abordagem.

Os investigadores começaram por testá-la em pessoas saudáveis. Curiosamente, os participantes sentiram nojo ao tocar nos objetos, como se a sensação emanasse da mão falsa. Em pacientes com TOC, os autores do estudo verificaram os mesmos resultados.

Com o tempo, ao repetir a “ilusão da mão de borracha”, os pacientes devem desenvolver tolerância ao nojo.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Proibida circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa ao fim de semana

A situação epidemiológica em Portugal é agora "mais preocupante", pelo que "dificilmente" o país deverá desconfinar na próxima semana como estava previsto, anunciou esta quinta-feira a ministra Mariana Vieira da Silva. A ministra da Presidência, Mariana …

Lisboa alarga horários de vacinação para atingir as 65 mil pessoas por semana

Já a partir da próxima segunda-feira, os centros de vacinação em Lisboa vão ter horário acrescido. O objetivo é aumentar o número de doses de vacinas administradas por semana para cerca de 65 mil. A partir …

PS diz que portugueses não esquecem que Passos cortou a dobrar no SNS

Pedro Passos Coelho acusou a esquerda de "desqualificar" o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a deputada socialista Sónia Fertuzinhos respondeu que os portugueses não esquecem que o Governo PSD/CDS cortou o dobro no SNS …

Escassez de matérias-primas deverá aumentar preço dos alimentos entre 5% e 10%

As matérias-primas agrícolas sobem com a conjugação do maior consumo e menor oferta por força das más colheitas em países como o Brasil e França, atingidos pelo mau tempo. Desta forma, prevê-se que, nos …

Portugal é o país da União Europeia com mais confiança nas vacinas

Portugal é o país da União Europeia (UE) onde a população tem mais confiança nas vacinas contra a covid-19, com 95% dos inquiridos a considerarem as vacinas seguras, segundo um Eurobarómetro publicado esta quinta-feira pela …

Estas são as dez profissões mais bem pagas em Portugal

O ManpowerGroup fez o levantamento das das dez profissões mais bem pagas do país. Esses profissionais recebem até 150 mil euros por ano. Com base no levantamento das dez profissões mais bem pagas do país, fornecido …

Nave espacial chinesa com três astronautas acopla na nova estação espacial

A nave espacial chinesa que partiu ao início do dia de hoje com uma tripulação de três pessoas já acoplou na nova estação espacial da China, para uma missão de três meses, noticia a imprensa …

Vagas só vão aumentar nos cursos com notas mais altas

Para já, apenas os cursos procurados pelos alunos com médias mais elevadas vão poder aumentar o número de vagas disponíveis no concurso nacional de acesso deste ano. De acordo com o jornal Público, o Governo afastou, …

Novo Banco. "O que a Caixa deseja é que este processo acabe"

O presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos (CGD) disse, esta quarta-feira, no Parlamento, que o desejo do banco público é que o processo relativo ao financiamento ao Novo Banco acabe. "O que, pessoalmente, a Caixa …

Boris Johnson diz que ministro da Saúde “não tem salvação possível” em mensagens reveladas por ex-assessor

Boris Johnson terá enviado mensagens escritas a um dos seus principais assessores, Dominic Cummings, onde descrevia o ministro da saúde como “sem porra de salvação possível”. Esta quarta-feira, as fotografias das mensagens trocadas entre Johnson e …