Uma família ficou presa numa cascata. E foi uma mensagem na garrafa que a salvou

Em junho, Curtis Whitson, a namorada e o filho de 13 anos embarcaram numa viagem de mochila às costas no centro da Califórnia, nos EUA, onde acabaram presos na ravina de uma cascata. Foi uma mensagem numa garrafa que os salvou.

A família partiu com a ideia de seguir o Arroyo Seco, um rio com quase 64 quilómetros de comprimento. Estava tudo planeado ao pormenor, conta a CNN: caminhariam até ao rio, onde flutuariam nas águas até conseguirem descer por uma ravina, que os levaria até a um acampamento, para se juntarem a alguns amigos. Para Whitson, era um verão como todo os outros.

Todos os anos, estava habituado a fazer até 20 longas caminhadas de mochila às costas pela floresta californiana. Estava tudo a correr como previsto. Mas, no terceiro dia, quando chegaram à parte mais estreita da ravina, ficaram presos, entre paredes de rochas sólidas com 15 metros de altura.

Para piorar, a corda que esperavam que lá estivesse pregada às rochas quando chegassem não existia, por isso, estavam impedidos de descer a cascata, que ia ganhando cada vez mais força à medida que o tempo passava. Era um beco sem saída.

Consciente do risco de vida que corriam, Whitson elaborou um plano, recorrendo ao velho método da mensagem na garrafa. Agarrou numa das garrafas de água desportivas que tinha levado consigo e rabiscou “help” (“ajuda”). Lá dentro, deixou uma nota em papel, que arrancou do bloco de notas que a namorada Krystal Ramirez tinha levado consigo.

“Estamos presos aqui na cascata. Arranjem ajuda, por favor”, lia-se. Depois, lançaram a garrafa ao rio, que desceu a cascata. Restava-lhes esperar para que chegasse a alguém.

Entretanto, tentaram recuar e flutuar até uma pequena praia fluvial. Ainda em desespero, a família tentou escrever “SOS” na área, com pedras brancas, mensagem que mantiveram iluminada com um farol quando o sol se punha.

E o plano acabou mesmo por dar resultado. A pouco menos de um quilómetros ali, dois homens que passeavam na margem do rio encontraram a garrafa com o pedido de ajuda e imediatamente fizeram soar o alarme junto de uma equipa de resgate.

As equipas voaram pela área e encontraram a fogueira da família, usando óculos de visão noturna e tecnologia infravermelha. Era já perto da meia-noite quando a família foi encontrada. Um dos agentes da patrulha California Highway admitiu que poderiam passar vários dias até que alguém os encontrasse. “Estavam sem opções”, sublinhou Todd Brethour.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.