Família da Miss Iraque obrigada a fugir do país após selfie com Miss Israel

Sarah Abdali Idan / Instagram

A Miss Iraque 2017, Sarah Abdali Idan, com a Miss Israel 2017, Adar Gandelsman, numa fotografia polémica.

A família da Miss Iraque 2017, Sarah Abdali Idan, teve que abandonar o país depois de ter recebido ameaças de morte. Tudo por causa da selfie que a jovem de 27 anos tirou com a Miss Israel, durante o concurso Miss Universo 2017.

A imagem de Sarah Abdali Idan, a Miss Iraque, com Adar Gandelsman, a Miss Israel, que a primeira colocou no seu perfil do Instagram, a par da legenda “Paz e amor”, causou muita polémica, na altura.

As más relações entre o Iraque e o Israel, que mantêm um conflito diplomático há vários anos, ajudam a explicar as reacções negativas que a imagem provocou.

Já nessa altura, a jovem iraquiana que vive nos EUA, recebeu ameaças de morte “assustadoras”, através da Internet, conforme conta à CNN.

E também a sua família, que vivia no Iraque, foi ameaçada. A gravidade dessas ameaças levou a que a família de Sarah Abdali Idan fosse forçada a deixar o seu país, revela na CNN.

Em declarações ao canal norte-americano, a jovem iraquiana conta ainda que foi ameaçada pela organização do concurso de Miss Iraque.

“O director da Organização Miss Iraque telefonou-me e disse-me que estavam a receber pressões do ministério. Disse que tinha que tirar a fotografia ou tiravam-me o título“, relata.

Mas Sarah recusou-se a retirar a imagem, embora tenha publicado um pedido de desculpas, onde explicava que a foto não representava o seu apoio “ao governo israelita ou à sua política em relação aos países árabes”. “Desculpo-me perante todos os que viram na fotografia um insulto à causa palestiniana”, escreveu.

Mas nem isso acalmou as ameaças de morte, pelo que a família da jovem teve que fugir do Iraque. E apesar de já estar sã e salva, Sarah continua com receios.

“O governo tem estado assustadoramente calado. E quando estão tão calados, não sabemos o que nos espera em casa”, desabafa a jovem.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. As provas são em catadupa. Tentar conviver com esta gente é pura e simplesmente impossível. Impossível e absolutamente inconciliável. Não vale a pena insistir. Razão tem o Dr Vasco Pulido Valente…

  2. Imaginem quantos bloquistas e comunas estariam aqui a escrever se a família perseguida fosse a israelita, por estar ao lado da iraquiana.

  3. É evidente que esta raça não presta para conviver com outros povos as provas estão todos os dias à vista e a religião a que são submetidos é a responsável por tal divisão.

  4. O mais engraçado é que são todos originários da mesma Família(Abraão) e Deus é único, mas lutam como se fossem de raças diferentes, o que faz ter o ódio como educação, mas não durará muito, esta foi apenas uma demonstração publica, haverá muitas privadas e depois existe a net…..

    • Não são não essa é uma mentira muitas vezes propagada! São apenas ambos povos de origem semita, nada mais do que isso os une! O deus nem sequer é o mesmo, outra mentira, o alah faz parte do panteão politeísta árabe, apenas é associado ao deus judaico-cristão por esse nome querer dizer… deus! Mas era um entre dezenas, que o profeta deles escolheu para tornar a religião monoteísta! Tal como o maomé jamais esteve em Jerusalém ou sequer essa cidade vem citada no corão! São mentiras atrás de mentiras para “colar” essa religião, às que de facto são abraâmicas o problema deles é que nada do que dizem é verdade, nem sequer historicamente há qualquer ligação, ao contrário do que nos querem fazer crer! Os árabes e muçulmanos em geral assentam as suas crenças em autênticas mentiras e todos a bem do politicamente correcto temos que dizer que sim a tudo o que essa gente impõe! Se as religiões são uma construção humana, esta destaca-se pela imposição de ideias e crenças que facilmente podem ser desmentidas.

RESPONDER

Descoberta nova relação entre a biodiversidade dos animais e das florestas

Uma análise ao registo de imagens de 15 reservas de vida selvagem em florestas tropicais revelou uma relação até então desconhecida entre a biodiversidade de vários mamíferos e as florestas em que vivem. As florestas tropicais …

Pelo menos 17 mortos e 400 feridos em explosões na Guiné Equatorial

Pelo menos 17 pessoas morreram e outras 400 ficaram feridas após várias explosões registadas, este domingo, num quartel militar na cidade de Bata, na Guiné Equatorial, informaram as autoridades. De acordo com dados do Ministério da …

Marques Mendes antecipa desconfinamento a 15 de março. Creches e 1º ciclo são os primeiros a abrir

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes revelou, este domingo, que as creches, pré-escolar e 1º ciclo deverão abrir já a 15 de março. Segundo o comentador, o plano que vai ser …

Olivier Dassault, deputado bilionário francês, morre em acidente de helicóptero

O deputado francês Olivier Dassault, neto do fundador da Dassault Aviation, morreu este domingo, aos 69 anos, num acidente de helicóptero, no nordeste de França, avança a Agência France-Press (AFP). O acidente aconteceu este domingo perto …

Teoria ensinada na escola pode estar errada. Há um "núcleo mais interno" no centro da Terra

Uma equipa de investigadores da Universidade Nacional da Austrália confirmou, rastreando milhares de modelos numéricos, a existência do "núcleo mais interno" nas profundezas da Terra.  Na escola, os estudantes costumam aprender que o planeta Terra é …

Sonda passa ao lado de Vénus, tira-lhe uma fotografia e surpreende cientistas da NASA

A imagem obtida pelo Wide-field Imager (WISPR) da Parker Solar Probe foi capturada a 12.380 quilómetros de Vénus. A Parker Solar Probe, da NASA, capturou vistas deslumbrantes de Vénus em julho de 2020. O alvo da …

Cientista descobre espécie extinta de ganso através de uma pintura egípcia

Uma famosa pintura que estava originalmente no túmulo do príncipe egípcio Nefermaat levou um cientista a descobrir uma espécie de ganso já extinta. A cena "gansos de Meidum", originalmente pintada no túmulo do príncipe Nefermaat, encontra-se …

Físico cria algoritmo de IA que pode provar que a realidade é uma simulação

Hong Qin, do Laboratório de Física de Plasma de Princeton (PPPL) do Departamento de Energia dos EUA, criou um algoritmo de Inteligência Artificial que pode provar que a realidade é, na verdade, uma simulação. O algoritmo …

Quase 10 anos depois, avião de Gaddafi continua parado num aeródromo em França

Quase uma década depois de ter aterrado em solo francês, o avião presidencial do ex-ditador líbio continua parado num aeródromo no sul do país, estando no meio de vários processos judiciais que parecem não ter …

Governo recebeu 1.600 ideias para a bazuca. Costa agradece mobilização

Durante a fase de discussão pública, o Plano de Recuperação e Resiliência recebeu mais de 1.600 contribuições e mais de 65 mil consultas. O primeiro-ministro António Costa disse que, durante a fase de discussão pública, …