Família da Miss Iraque obrigada a fugir do país após selfie com Miss Israel

Sarah Abdali Idan / Instagram

A Miss Iraque 2017, Sarah Abdali Idan, com a Miss Israel 2017, Adar Gandelsman, numa fotografia polémica.

A família da Miss Iraque 2017, Sarah Abdali Idan, teve que abandonar o país depois de ter recebido ameaças de morte. Tudo por causa da selfie que a jovem de 27 anos tirou com a Miss Israel, durante o concurso Miss Universo 2017.

A imagem de Sarah Abdali Idan, a Miss Iraque, com Adar Gandelsman, a Miss Israel, que a primeira colocou no seu perfil do Instagram, a par da legenda “Paz e amor”, causou muita polémica, na altura.

As más relações entre o Iraque e o Israel, que mantêm um conflito diplomático há vários anos, ajudam a explicar as reacções negativas que a imagem provocou.

Já nessa altura, a jovem iraquiana que vive nos EUA, recebeu ameaças de morte “assustadoras”, através da Internet, conforme conta à CNN.

E também a sua família, que vivia no Iraque, foi ameaçada. A gravidade dessas ameaças levou a que a família de Sarah Abdali Idan fosse forçada a deixar o seu país, revela na CNN.

Em declarações ao canal norte-americano, a jovem iraquiana conta ainda que foi ameaçada pela organização do concurso de Miss Iraque.

“O director da Organização Miss Iraque telefonou-me e disse-me que estavam a receber pressões do ministério. Disse que tinha que tirar a fotografia ou tiravam-me o título“, relata.

Mas Sarah recusou-se a retirar a imagem, embora tenha publicado um pedido de desculpas, onde explicava que a foto não representava o seu apoio “ao governo israelita ou à sua política em relação aos países árabes”. “Desculpo-me perante todos os que viram na fotografia um insulto à causa palestiniana”, escreveu.

Mas nem isso acalmou as ameaças de morte, pelo que a família da jovem teve que fugir do Iraque. E apesar de já estar sã e salva, Sarah continua com receios.

“O governo tem estado assustadoramente calado. E quando estão tão calados, não sabemos o que nos espera em casa”, desabafa a jovem.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. As provas são em catadupa. Tentar conviver com esta gente é pura e simplesmente impossível. Impossível e absolutamente inconciliável. Não vale a pena insistir. Razão tem o Dr Vasco Pulido Valente…

  2. Imaginem quantos bloquistas e comunas estariam aqui a escrever se a família perseguida fosse a israelita, por estar ao lado da iraquiana.

  3. É evidente que esta raça não presta para conviver com outros povos as provas estão todos os dias à vista e a religião a que são submetidos é a responsável por tal divisão.

  4. O mais engraçado é que são todos originários da mesma Família(Abraão) e Deus é único, mas lutam como se fossem de raças diferentes, o que faz ter o ódio como educação, mas não durará muito, esta foi apenas uma demonstração publica, haverá muitas privadas e depois existe a net…..

    • Não são não essa é uma mentira muitas vezes propagada! São apenas ambos povos de origem semita, nada mais do que isso os une! O deus nem sequer é o mesmo, outra mentira, o alah faz parte do panteão politeísta árabe, apenas é associado ao deus judaico-cristão por esse nome querer dizer… deus! Mas era um entre dezenas, que o profeta deles escolheu para tornar a religião monoteísta! Tal como o maomé jamais esteve em Jerusalém ou sequer essa cidade vem citada no corão! São mentiras atrás de mentiras para “colar” essa religião, às que de facto são abraâmicas o problema deles é que nada do que dizem é verdade, nem sequer historicamente há qualquer ligação, ao contrário do que nos querem fazer crer! Os árabes e muçulmanos em geral assentam as suas crenças em autênticas mentiras e todos a bem do politicamente correcto temos que dizer que sim a tudo o que essa gente impõe! Se as religiões são uma construção humana, esta destaca-se pela imposição de ideias e crenças que facilmente podem ser desmentidas.

RESPONDER

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …