Família britânica condenada por praticar escravatura moderna há mais de 20 anos

CentroApoioSemAbrigo / Facebook

Nove membros de uma família britânica foram condenados por fraude e escravidão moderna depois de terem submetido deficientes e sem abrigo a trabalhos forçados durante mais de duas décadas.

As penas de cadeia dão um total de 80 anos. Foi esta a sentença proferida na terça-feira a nove membros de uma família britânica que durante mais de 20 anos escravizaram pessoas vulneráveis.

Segundo o tribunal de Nottingham, a família Rooney escolheu e retirou das ruas pessoas vulneráveis que depois obrigava a trabalhar no seu negócio de renovação de pavimentos durante longos dias de trabalho.

As vítimas deixavam de viver na rua, mas passavam a habitar caravanas sem água potável ou casas de banho.

As penas mais gravosas foram para os filhos, John e Patrick, que receberam mais de 15 anos de sentença cada um. Martin Rooney, o chefe da família, de 57 anos, foi condenado a dez anos e nove meses de cadeia.

O juiz Timothy Spencer acusou Martin de educar os seus filhos “numa cultura de crime” e de tratar os trabalhadores como a “realeza medieval” tratava “os camponeses”.

A Agência Nacional do Crime britânica (NCA) alertou que os casos de escravidão moderna e tráfico de pessoas são mais comuns no Reino Unido do que se poderia pensar, estando mais de 300 investigações abertas.

No ano passado, estimava-se que houvesse 12.800 escravos modernos em Portugal e 45,8 milhões em todo o mundo.

Índice de Escravatura Global 2016, relatório divulgado esta terça-feira, analisa 167 países do mundo, entre eles oito dos nove lusófonos – S. Tomé e Príncipe não foi reportado – e conclui que atualmente existem 45,8 milhões de escravos no mundo.

Segundo o relatório da Walk Free, uma fundação criada em 2012 pelo casal filantropo australiano Andrew e Nicola Forrest, e pela filha de ambos, Grace, a percentagem estimada de escravos modernos em Portugal é de 0,123%.

De acordo com o mesmo relatório, Portugal situa-se na 49.ª posição, o que equivale à 147.ª posição, já que há muitos países a ocuparem a mesma posição ao longo da tabela. O total de casos estimados aumentou significativamente desde 2012, quando as projeções indicavam que existiam cerca de 35 milhões de pessoas sujeitas à escravatura.

ZAP // Lusa

RESPONDER

Duterte quer os filhos mortos se estiverem envolvidos no negócio da droga

O presidente filipino, Rodrigo Duterte, deu uma ordem no mínimo inusitada aos polícias do país: podem matar qualquer um dos filhos do mandatário, caso algum deles seja apanhado com drogas nas Filipinas. "Já tinha feito o …

Mãe do bebé que morreu colhido por comboio na Guarda libertada

A mãe da criança de dois anos que foi colhida por um comboio Intercidades, no apeadeiro de Sobral da Serra, na Guarda, tinha sido detida sob suspeita do crime de exposição ou abandono, agravado pelo …

Salvador Sobral internado nos Cuidados Intensivos à espera de um coração

Salvador Sobral está internado na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide, Oeiras, à espera de um transplante de coração, devido a uma insuficiência cardíaca. O estado de saúde do cantor que …

Detida mãe do bebé que morreu colhido por comboio na Guarda

A mãe da criança de dois anos que foi colhida por um comboio Intercidades, no apeadeiro de Sobral da Serra, na Guarda, foi detida sob suspeita do crime de exposição ou abandono, agravado pelo resultado …

Suspeito do rapto de Maëlys foi apresentado aos pais como seu "namorado"

Surgem novos dados no âmbito da investigação ao desaparecimento de Maëlys de Araújo, a menina luso-francesa de 9 anos que desapareceu num casamento, em França. A criança terá apresentado o suspeito do seu rapto como …

Reino Unido abre caça às contas de imigrantes clandestinos

As instituições financeiras britânicas começam a fazer, a partir de janeiro, revisões trimestrais das 70 milhões de contas registadas no país. O objetivo será o de criar um "ambiente hostil" para imigrantes sem documentos. Segundo o …

PS perde braço-de-ferro com o Parlamento e fica com prejuízo de 5 milhões das autárquicas

Após mais de três anos de diferendo em tribunal, o PS dá-se por derrotado e aceita a decisão do tribunal que não lhe deu razão no caso da subvenção pública relativa às eleições autárquicas de …

Catarina Martins quer ser ministra das Finanças

Catarina Martins assume que as pastas das Finanças e do Trabalho são as que gostaria de liderar se integrasse num futuro governo. São também essas as áreas prioritárias nas negociações do OE2018. Para já, o Bloco …

Empate técnico com Moreira. Sondagem lança euforia na candidatura de Pizarro

As sondagens da Católica/JN dão um empate técnico entre Rui Moreira (34%) e Manuel Pizarro (33%). Por outro lado, as sondagens da Aximage/CMTV, dão a vitória a Rui Moreira (39,9%), ainda que longe da maioria. Duas …

Autoridades mexicanas desmentem a existência de "Frida Sofia"

https://twitter.com/AztecaNoticias/status/910945761533108224 As autoridades mexicanas descartaram esta quinta-feira a existência de uma menina chamada Frida Sofia, que segundo a Marinha mexicana avançou esta quinta-feira, estaria soterrada nos escombros do Colégio Enrique Rébsamen, que desabou na Cidade do …