Famalicão 1-1 Benfica | Empate sofrido dá final da Taça ao Benfica

Guillaume Horcajuelo / EPA

O Benfica garantiu hoje a 37.ª presença na final da Taça de Portugal, após o empate no terreno do Famalicão (1-1), num jogo da segunda mão das meias-finais que os minhotos dominaram.

Depois de Pizzi ter marcado aos 24 minutos, no primeiro remate das ‘águias’ enquadrado com a baliza, o conjunto famalicense ‘empurrou’ o adversário para a sua área e criou várias ocasiões para marcar, mas só conseguiu um golo, por Toni Martínez, aos 78, insuficiente para anular a vantagem de 3-2 conseguida pelos ‘encarnados’ na primeira mão.

Depois das 10 alterações operadas pelo treinador João Pedro Sousa na goleada sofrida ante o Vitória de Guimarães (7-0), para a I Liga, o Famalicão reapareceu hoje com o mesmo ‘onze’ da primeira mão e iniciou o desafio com muita intensidade, tendo procurado superar as ‘águias’ nos duelos e na velocidade para levar perigo à baliza de Vlachodimos.

O ligeiro ascendente dos minhotos nos 20 primeiros minutos traduziu-se num remate de Pedro Gonçalves, por cima, ao minuto 18, e num lance em que Rúben Dias evitou um possível golo de Toni Martínez, com um corte de ‘carrinho’, aos 22.

O Benfica, que apresentou Tomás Tavares, Florentino e Cervi como novidades entre os titulares, quis, nesse período, baixar o ritmo quando tinha a bola e explorar sobretudo o envolvimento de Grimaldo, de Cervi e até de Rafa no lado esquerdo do ataque.

O golo que adiantou no marcador o conjunto treinado por Bruno Lage surgiu precisamente por essa faixa, com Carlos Vinicius, após perda de bola de Riccieli, a colocar a bola em Cervi, que na cara de Vaná tocou de calcanhar para Pizzi marcar o seu 22.º golo em jogos oficiais nesta época.

Vinícius esteve perto de novo golo ‘encarnado’ em dois lances ao minuto 27, mas os anfitriões reagiram e avançaram em busca do empate, que lhes foi negado por Vlachodimos, após remates de Martínez, aos 34 minutos, e de Diogo Gonçalves, aos 39.

Em cima do minuto 45, o Famalicão ainda festejou o golo, num remate de Patrick William após o guardião grego das ‘águias’ ter ‘socado’ a bola, mas o lance foi anulado, depois de o videoárbitro ter detetado um fora de jogo de Gustavo Assunção por 31 centímetros.

Os minhotos regressaram dos balneários ainda mais dominadores e aproveitaram o espaço concedido pelo Benfica junto à grande área, no corredor central, para ameaçarem a baliza em remates de Diogo Gonçalves, Toni Martínez e Racic, entre os minutos 48 e 51.

Perante um adversário incapaz de contra-atacar com regularidade, o Famalicão ameaçou o empate num cabeceamento ao lado de Toni Martínez, aos 65 minutos, e repôs mesmo a igualdade aos 78, quando o avançado espanhol ‘emendou’ ao primeiro poste um cruzamento de Diogo Gonçalves e fez o seu 11.º golo na época.

Os pupilos de João Pedro Sousa continuaram instalados no meio-campo contrário até ao apito final, mas o Benfica aguentou a pressão e vai tentar vencer a prova pela 27.ª vez na final agendada para 24 de maio, no Estádio Nacional, em Oeiras, com o vencedor da meia-final entre FC Porto e Académico de Viseu, que se decide quarta-feira, no Porto.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. No jogo com o Porto, o orelhas não não viu o Taarabt a atirar-se às costas do do Marega parecia om leão, mas saiu-se mal. Só vê o que lhe com convém não é? O Marega não é nenhum gnu… Bem feito. Se ganhasse estava tudo bem, Não ganhou faz barulho.

    • O mesmo se pode dizer da maralha do fêquêpê…. quando não ganham, a culpa é do Árbitro, do Benfica e do resto do mundo…. por esta ordem.

RESPONDER

"Toca a reunir" no PS para aprovar eutanásia (e 6 médicos admitem que já a praticaram)

O PS está a mobilizar os seus deputados no sentido de garantir que, desta feita, a eutanásia passará no Parlamento. Tudo indica que venha a ser aprovada numa altura em que os médicos estão divididos …

CP está a escapar à multas por falhas nos serviços

A CP - Comboios de Portugal está a escapar às multas por falhas nos serviços, como atrasos e supressões de comboios, porque ainda não entrou em vigor o contrato de serviço público assinado com o …

Marega e Pepe vão ser alvos de processos disciplinares

A Comissão de Disciplina da FPF abriu processos disciplinares a Moussa Marega e Pepe devido a alegadas agressões sobre Taarabt, no jogo com o Benfica. Os jogadores do FC Porto Moussa Marega e Pepe vão ser …

Costa arrasa proposta "forreta" de orçamento europeu

A proposta de quadro financeiro plurianual para 2021-2027 do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, vai morrer na praia. António Costa diz que os líderes europeus não devem ceder à pressão dos quatro países “forretas”. "Esta …

Malásia suspeita que desaparecimento do voo MH370 foi ataque suicida

O ex-primeiro ministro australiano Tony Abbott disse que altos responsáveis do governo da Malásia suspeitam há muito tempo que o desaparecimento do avião da Malasian Airlines, há quase seis anos, tenha sido um ataque suicida …

Champions. O viking norueguês, a revolta de Neymar e a lição tática do "Cholismo"

Haaland foi a estrela da noite ao marcar os dois golos da vitória do Dortmund frente ao PSG. O Atlético de Madrid conseguiu ainda quebrar a invencibilidade do Liverpool. A Liga dos Campeões está de volta …

Auditoria ao Novo Banco vai custar três milhões. É o triplo do que custou a da CGD

A auditoria especial da Deloitte ao Novo Banco vai custar cerca de três milhões de euros, segundo avança o jornal ECO. Este valor é três vezes superior ao custo da auditoria da EY à Caixa …

Passos Coelho ataca falhas de Costa (e revela que segurou Maria Luís)

O antigo primeiro-ministro Passos Coelho esteve na apresentação do livro de Carlos Moedas no El Corte Inglés, onde aproveitou para criticar António Costa. Passos preferiu falar do passado, lembrando o momento em que esteve perto …

Derrocada em Borba. MP acusa oito arguidos de homicídio e violação de regras de segurança

A acusação contra oito arguidos envolvidos na derrocada da pedreira de Borba, em novembro de 2018, já foi deduzida pelo Ministério Público (MP). A informação foi divulgada, esta quarta-feira, pelo Departamento de Investigação e Ação …

Salários mais baixos da Função Pública sobem 10 euros. Férias não aumentam

Esta quarta-feira, o Governo revelou à Frente Comum que os salários mais baixos da Função Pública vão subir 10 euros, em vez de sete. Em relação aos dias de férias, não há abertura. O Jornal de …