Famalicão 1-1 Benfica | Empate sofrido dá final da Taça ao Benfica

Guillaume Horcajuelo / EPA

O Benfica garantiu hoje a 37.ª presença na final da Taça de Portugal, após o empate no terreno do Famalicão (1-1), num jogo da segunda mão das meias-finais que os minhotos dominaram.

Depois de Pizzi ter marcado aos 24 minutos, no primeiro remate das ‘águias’ enquadrado com a baliza, o conjunto famalicense ‘empurrou’ o adversário para a sua área e criou várias ocasiões para marcar, mas só conseguiu um golo, por Toni Martínez, aos 78, insuficiente para anular a vantagem de 3-2 conseguida pelos ‘encarnados’ na primeira mão.

Depois das 10 alterações operadas pelo treinador João Pedro Sousa na goleada sofrida ante o Vitória de Guimarães (7-0), para a I Liga, o Famalicão reapareceu hoje com o mesmo ‘onze’ da primeira mão e iniciou o desafio com muita intensidade, tendo procurado superar as ‘águias’ nos duelos e na velocidade para levar perigo à baliza de Vlachodimos.

O ligeiro ascendente dos minhotos nos 20 primeiros minutos traduziu-se num remate de Pedro Gonçalves, por cima, ao minuto 18, e num lance em que Rúben Dias evitou um possível golo de Toni Martínez, com um corte de ‘carrinho’, aos 22.

O Benfica, que apresentou Tomás Tavares, Florentino e Cervi como novidades entre os titulares, quis, nesse período, baixar o ritmo quando tinha a bola e explorar sobretudo o envolvimento de Grimaldo, de Cervi e até de Rafa no lado esquerdo do ataque.

O golo que adiantou no marcador o conjunto treinado por Bruno Lage surgiu precisamente por essa faixa, com Carlos Vinicius, após perda de bola de Riccieli, a colocar a bola em Cervi, que na cara de Vaná tocou de calcanhar para Pizzi marcar o seu 22.º golo em jogos oficiais nesta época.

Vinícius esteve perto de novo golo ‘encarnado’ em dois lances ao minuto 27, mas os anfitriões reagiram e avançaram em busca do empate, que lhes foi negado por Vlachodimos, após remates de Martínez, aos 34 minutos, e de Diogo Gonçalves, aos 39.

Em cima do minuto 45, o Famalicão ainda festejou o golo, num remate de Patrick William após o guardião grego das ‘águias’ ter ‘socado’ a bola, mas o lance foi anulado, depois de o videoárbitro ter detetado um fora de jogo de Gustavo Assunção por 31 centímetros.

Os minhotos regressaram dos balneários ainda mais dominadores e aproveitaram o espaço concedido pelo Benfica junto à grande área, no corredor central, para ameaçarem a baliza em remates de Diogo Gonçalves, Toni Martínez e Racic, entre os minutos 48 e 51.

Perante um adversário incapaz de contra-atacar com regularidade, o Famalicão ameaçou o empate num cabeceamento ao lado de Toni Martínez, aos 65 minutos, e repôs mesmo a igualdade aos 78, quando o avançado espanhol ‘emendou’ ao primeiro poste um cruzamento de Diogo Gonçalves e fez o seu 11.º golo na época.

Os pupilos de João Pedro Sousa continuaram instalados no meio-campo contrário até ao apito final, mas o Benfica aguentou a pressão e vai tentar vencer a prova pela 27.ª vez na final agendada para 24 de maio, no Estádio Nacional, em Oeiras, com o vencedor da meia-final entre FC Porto e Académico de Viseu, que se decide quarta-feira, no Porto.

  // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. No jogo com o Porto, o orelhas não não viu o Taarabt a atirar-se às costas do do Marega parecia om leão, mas saiu-se mal. Só vê o que lhe com convém não é? O Marega não é nenhum gnu… Bem feito. Se ganhasse estava tudo bem, Não ganhou faz barulho.

    • O mesmo se pode dizer da maralha do fêquêpê…. quando não ganham, a culpa é do Árbitro, do Benfica e do resto do mundo…. por esta ordem.

RESPONDER

O chef sírio Imad Alarnab

Imad fugiu da Síria há seis anos. Agora, tem um restaurante de sucesso em Londres

O chef sírio Imad Alarnab deixou a Síria há seis anos, onde tinha vários restaurantes, rumo a Inglaterra. Não desistiu dos seus sonhos e agora tem um novo projeto no agitado Soho, no centro de …

Máquina de venda automática de brindes

Máquina das bolas japonesa. As pequenas esferas de plástico guardam os detalhes de uma viagem surpresa

As máquinas de venda automática de brindes, conhecidas como gachapon no Japão, têm inovado nos últimos anos. Agora, são os detalhes de uma viagem que estão guardados nas pequenas bolas de plástico. O valor das bolas …

O Supremo dos EUA mudou as suas regras para que as juízas não fossem constantemente interrompidas

Revelação foi feita por Sonia Sotomayor, uma das três mulheres que compõe o coletivo de nove juízes e a primeira latina a chegar ao cargo. O facto de serem constantemente interrompidas em reuniões ou outros …

A candidata a primeira-ministra da Hungria, Klára Dobrev.

Num futuro sem Orbán, a oposição escolhe entre um novo conservador ou uma liberal divisiva

Os opositores de Viktor Orbán estão na dúvida quanto ao candidato para enfrentar o atual primeiro-ministro nas próxima eleições. Esta indecisão pode custar-lhes o assalto ao cargo. Viktor Orbán é um nome recorrente na política húngara. …

Nuno Melo, do CDS/PP

Nuno Melo ataca líder do CDS por anunciar sentido de voto sem consultar deputados

O candidato à liderança do CDS-PP criticou, este sábado, o atual líder do partido por ter comunicado publicamente a intenção de votar contra a proposta de Orçamento do Estado sem se ter reunido com os …

Vaticano tem três celas e um só prisioneiro. Uma onda de julgamentos pode mudar isso

Dez pessoas vão ser julgadas no Vaticano por crimes relacionados com a venda de um edifício em Londres. Visto como limitado e sombrio, o sistema judicial da cidade-estado está a mudar. Carlo Capella é o único prisioneiro …

Alexandra Leitão diz que "não há trabalhadores a mais na Administração Pública"

A ministra da Modernização do Estado assegura que não há trabalhadores a mais na Administração Pública e assume toda a abertura do Governo para negociar, "com humildade e responsabilidade", medidas adicionais às inscritas no OE2022. Em …

Start-up israelita quer fazer roupa a partir de algas

A Algaeing, criada em 2016, é uma empresa que converte as algas numa fórmula líquida, que depois pode ser usada como corante ou transformada num tecido. A indústria da moda é uma das responsáveis pelas emissões …

O antigo Presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton

Bill Clinton já teve alta hospitalar e deve regressar a Nova Iorque

O ex-Presidente dos Estados Unidos deixou, neste domingo de manhã, o hospital da Califórnia onde foi internado com uma infeção, informou o chefe da equipa de médicos que o tratou. "O Presidente Clinton teve alta do …

Acordo escrito. Bloco diz que Governo "conhece bem" os pontos negociais

O Bloco de Esquerda anunciou, este domingo, que vai enviar ao Governo propostas de articulado de nove pontos negociais colocados em cima da mesa no início de setembro, aos quais declara não ter obtido resposta …