Faltam árvores na floresta de Neumark-Nord. A culpa pode ser dos Neandertais

Johannes Krause / Museum of the Krapina Neanderthals

Recriação de uma cena da vida de um grupo de Neandertais

Os Neandertais podem ter desbravado a floresta da região de Neumark-Nord, na Alemanha, tendo em conta que o local apresenta muito menos árvores do que as áreas à volta.

De acordo com a New Scientist, os Neandertais parecem ter alterado esta paisagem europeia, há 125.000 anos, desmatando partes significativas da floresta para criar mais espaço habitável.

Esta é a evidência mais antiga que existe de um membro da espécie hominim a alterar paisagens naturais.

Neumark-Nord, há cerca de 130.000 anos, tornou-se habitável depois de as placas de gelo glaciar da região terem recuado. Durante um curto período de tempo, antes de o gelo voltar ao local inicial, os Neandertais mudaram-se para o local, provavelmente atraídos pelos lagos formados após o degelo.

Os Neandertais, espécie extinta de humanos, viveram na Eurásia durante centenas de milhares de anos, o que causou um impacto nas paisagens que vemos hoje.

Segundo Katharine MacDonald, da Universidade de Leiden, na Holanda, já se sabia que os nossos antepassados “eram caçadores eficazes, pelo que ocupavam claramente um espaço no qual podiam competir com outros carnívoros em redor”.

A docente e colegas da Universidade de Leiden reuniram dados sobre diferentes espécies de plantas conservadas no local, bem como depósitos de carvão vegetal, deixado pelos incêndios.

Em comparação com outros locais, não habitados por Neandertais, a equipa encontrou pouca cobertura de árvores.

Enquanto as áreas à volta eram florestas densas, Neumark-Nord “teria sido muito mais arejado”, quase como uma clareira.

Os seres humanos modernos também alteram paisagens, mas não há evidências destas alterações nos últimos 50.000 anos. “Este é o primeiro caso em que os Neandertais mostram que fizeram o mesmo“, acrescenta a professora.

Não é claro como é que os antepassados conseguiram fazer algo deste género. Há um aumento de sedimentos de carvão, a partir do momento em que os Neandertais ocuparam o local, e “podem ter sido eles a queimar a vegetação“, diz MacDonald.

A docente realça ainda que as datas podem não estar completamente corretas e que, na verdade, pode ter sido um incêndio a desflorestar a região.

Sabe-se que os Neadertais construiram ferramentas de pedra avançadas e as usaram para cortar madeira, “mas não há nenhuma prova concreta de que as tenham usado para cortar árvores”.

Em comparação com outros locais onde os nossos antepassados habitaram, o Neumark-Nord parece ter sido construído de forma relativamente permanente, talvez mesmo durante todo o ano.

Mas os Neandertais não são conhecidos por serem sedentários, explica Katharine MacDonald. “São frequentemente vistos como sendo bastante móveis, e este é um sítio bastante invulgar”.

Assim, pode ser que a paisagem, juntamente com os lagos recentemente formados, tenha atraído animais de caça para a região — tirando aos Neandertais que se tinham estabelecido no local a necessidade de se deslocar.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.