Falta de leite fecha gelataria de portugueses na Venezuela recordista do Guinness

Uma gelataria de portugueses na Venezuela que está no livro dos recordes do Guinness teve que fechar por falta de leite, o que levou a Câmara de Turismo da cidade a apelar às autoridades para salvar o estabelecimento.

A Câmara de Turismo de Mérida (cidade 600 quilómetros a sudoeste de Caracas) apelou esta segunda-feira às autoridades da Venezuela para solucionarem a falta de leite, que levou ao encerramento da Coromoto, conhecida pelas centenas de sabores de gelado que vende.

Vários comerciantes, contatados pela agência Lusa, explicaram que anualmente pela ocasião do Natal a gelataria Coromoto encerra temporariamente as suas portas, altura em que os proprietários aproveitam para passar alguns dias em Portugal.

“Este ano, pelo que sabemos, o encerramento é por tempo indeterminado. Na porta está um letreiro a dizer que o estabelecimento está encerrado e que lamentam não poder atender, devido à escassez de leite”, explicou uma das fontes.

Entretanto, através da Internet, simpatizantes do Governo venezuelano acusam o proprietário da gelataria de mentir em relação à escassez de leite na região e de estar ao serviço da oposição.

Fundada na década de 1980, a “Heladería Coromoto” é propriedade do português Manuel da Silva Oliveira, inventor de um método original de preparação de gelados, que já atingiu mais de 850 sabores diferentes.

O nome da gelataria entrou pela primeira vez para o Guinness World Records em 1991 e além dos habituais sorvetes de baunilha, chocolate e morango, já fabricou gelados dedicados a vários países ou a campeonatos desportivos.

Sabores pouco tradicionais como peixe, marisco, carne, cereais, feijão, cerveja ou esparguete fazem também parte do cardápio, além de outros que, segundo o português, têm propriedades medicinais ou agem como estimulantes sexuais.

Natural da freguesia de Espargo, Santa Maria da Feira, onde nasceu em 1930, Manuel da Silva Oliveira é conhecido como o “avô dos gelados”

Emigrou para a Venezuela em 1953, tendo trabalhado em Caracas antes de se ter radicado em Mérida, onde abriu um café e mais tarde a “gelataria Coromoto”, em homenagem a Nossa Senhora do Coromoto, padroeira da Venezuela.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Fortuna de Jeff Bezos não pára de engordar. Acabou de atingir um novo recorde

A fortuna do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezzos, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir os 182,6 mi milhões de dólares. Os números foram avançados esta semana pela revista Forbes, que detalha que …

Portugal não pode chegar ao inverno com a situação atual, alerta epidemiologista

Portugal corre o risco de não conseguir responder a um ressurgimento de casos de covid-19 no inverno, afirmou este sábado o médico de Saúde Pública Ricardo Mexia, considerando que o país não pode chegar a …

Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes. Os dois animais, que terão entre …

Teste aos forcados e lotação reduzida. Publicadas as novas regras para as touradas

A temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do sector que viu este sábado ser publicada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) uma acualização às normas discutidas com a DGS. “O que …

Trump propôs "vender" Porto Rico após a passagem do furacão Maria, revela ex-funcionária

Elaine Duke, ex-secretária adjunta de Segurança Interna do presidente dos EUA disse que Donald Trump propôs "alienar" ou "vender" a Comunidade de Porto Rico depois de a ilha ser atingida pelo furação Maria, em 2017. "As …

Catarina Martins atira-se a Rio. Líder do PSD está a fazer "um favor" a Costa no fim dos debates

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez este sábado um duro ataque ao líder do PSD, que acusou de fazer um favor ao primeiro-ministro. Catarina Martins considerou “extraordinário” que o líder do maior partido da oposição …

Fraudes em subsídios europeus atingem 2,3 mil milhões. Dava para salvar a TAP (duas vezes)

Uma investigação levada a cabo pela Polícia Judiciária (PJ) concluiu que os casos de fraude na obtenção e desvio de fundos públicos, nos últimos dez anos, ascendem a cerca de 2,3 mil milhões de euros. Os …

Sem ganho económico e muitas mortes. O que dizem os dados da controversa estratégia sueca

A estratégia relaxada da Suécia contra a covid-19 gerou várias críticas. Os números mostram que tanto a nível sanitário como económico, o país saiu a perder. O Governo sueco não impôs um confinamento à população e, …

Irão diz que avião ucraniano foi abatido devido a erro humano

Um erro humano relacionado com um mau ajuste do radar militar foi a causa do acidente com o boeing ucraniano abatido em 8 de janeiro perto de Teerão, Irão, provocando 176 mortos, concluiu o relatório …

Mais seis mortes, 291 novos casos e 252 recuperados

Portugal regista este domingo mais seis mortes e 291 novos casos de infeção confirmados de covid-19 por comparação a sábado, segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS). De acordo com o boletim diário da …