Falta de leite fecha gelataria de portugueses na Venezuela recordista do Guinness

Uma gelataria de portugueses na Venezuela que está no livro dos recordes do Guinness teve que fechar por falta de leite, o que levou a Câmara de Turismo da cidade a apelar às autoridades para salvar o estabelecimento.

A Câmara de Turismo de Mérida (cidade 600 quilómetros a sudoeste de Caracas) apelou esta segunda-feira às autoridades da Venezuela para solucionarem a falta de leite, que levou ao encerramento da Coromoto, conhecida pelas centenas de sabores de gelado que vende.

Vários comerciantes, contatados pela agência Lusa, explicaram que anualmente pela ocasião do Natal a gelataria Coromoto encerra temporariamente as suas portas, altura em que os proprietários aproveitam para passar alguns dias em Portugal.

“Este ano, pelo que sabemos, o encerramento é por tempo indeterminado. Na porta está um letreiro a dizer que o estabelecimento está encerrado e que lamentam não poder atender, devido à escassez de leite”, explicou uma das fontes.

Entretanto, através da Internet, simpatizantes do Governo venezuelano acusam o proprietário da gelataria de mentir em relação à escassez de leite na região e de estar ao serviço da oposição.

Fundada na década de 1980, a “Heladería Coromoto” é propriedade do português Manuel da Silva Oliveira, inventor de um método original de preparação de gelados, que já atingiu mais de 850 sabores diferentes.

O nome da gelataria entrou pela primeira vez para o Guinness World Records em 1991 e além dos habituais sorvetes de baunilha, chocolate e morango, já fabricou gelados dedicados a vários países ou a campeonatos desportivos.

Sabores pouco tradicionais como peixe, marisco, carne, cereais, feijão, cerveja ou esparguete fazem também parte do cardápio, além de outros que, segundo o português, têm propriedades medicinais ou agem como estimulantes sexuais.

Natural da freguesia de Espargo, Santa Maria da Feira, onde nasceu em 1930, Manuel da Silva Oliveira é conhecido como o “avô dos gelados”

Emigrou para a Venezuela em 1953, tendo trabalhado em Caracas antes de se ter radicado em Mérida, onde abriu um café e mais tarde a “gelataria Coromoto”, em homenagem a Nossa Senhora do Coromoto, padroeira da Venezuela.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Psyche, o planeta fracassado, pode ser o único asteróide inteiramente feito de ferro e níquel

Um estudo da cientista planetária Tracy Becker, do Southwest Research Institute, analisou as primeiras observações ultravioleta do trilionário asteróide metálico Psyche. Com aproximadamente 200 quilómetros de diâmetro, Psyche é um dos objetos mais massivos do cinturão de …

Cientistas criam tinta ultra-branca que ajuda a arrefecer as superfícies

Cientistas criaram uma nova tinta ultra-branca que pode refletir 95,5% da luz solar que chega à sua superfície. De acordo com o site IFLScience, esta propriedade permite que algo revestido com esta tinta ultra-branca, como, por …

Morreu Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos

O empresário Sindika Dokolo faleceu, nesta quinta-feira, no Dubai, aos 48 anos de idade, durante a prática de mergulho. A morte do empresário de origem congolesa já foi confirmada à Lusa por uma fonte ligada à …

Lagostins autoclonados invadiram (e conquistaram) um cemitério na Bélgica

Um cemitério na Bélgica foi completamente invadido por lagostins marmoreado. De acordo com o Instituto Flamengo para Pesquisa da Natureza e da Floresta (INBO), a espécie representa uma grande ameaça para a biodiversidade local. Segundo o …

Benfica 3-0 Standard Liège | “Águia” voa de forma imperial

A noite foi de festa no Estádio da Luz para os cerca de 4875 espectadores – 7,5% por cento da lotação – que se deslocaram ao reduto dos “encarnados” esta quinta-feira. O Benfica venceu por 3-0 …

Urnas abertas no Minecraft. Servem para ensinar os jovens a votar nas eleições

A organização não partidária e sem fins lucrativos Rock the Vote e a empresa criativa Sid Lee uniram-se para criar um servidor de "casa de votação" no popular jogo Minecraft antes das eleições presidenciais de …

Zorya Luhansk 0-2 Braga | “Nota artística” em triunfo minhoto

Dois jogos, duas vitórias para o Sporting de Braga no Grupo G da Liga Europa. Uma entrada de rompante em jogo, com dois golos espectaculares nos primeiros 11 minutos, permitiram aos “arsenalistas” controlar e lidar …

Amostra de ADN desvenda homicídio cometido há quatro décadas

Uma amostra de ADN, colhida de um norte-americano da Carolina do Sul após este ser detido por apontar uma arma, permitiu às autoridades desvendar um caso antigo, identificando-o como principal suspeito do homicídio de uma …

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …