Serviços secretos intercetam conversa com ameaça de bomba em Serralves

Marcelo Rebelo Sousa durante a visita à 15ª edição do “Serralves em Festa!”, na Fundação de Serralves

No último fim de semana, um potencial ataque durante o evento “Serralves em Festa” esteve a ser investigado pelas autoridades. Está por determinar a veracidade das ameaças.

Um alerta de atentado em Serralves causou uma verdadeira dor de cabeça às forças de segurança. A notícia é avançada pelo Correio da Manhã, segundo o qual o alvo seria o evento “Serralves em Festa”, que decorreu no último fim de semana na cidade.

A suspeita tinha como base um bilhete anónimo escrito em árabe, atribuído ao Estado Islâmico, que acabou por se revelar um falso alarme. A nota que terá chegado às autoridades dava conta de atentados à bomba que seriam executados no sábado.

A Unidade Nacional de Contraterrorismo da Polícia Judiciária (PJ) esteve a investigar o potencial ataque terrorista e, após investigar a veracidade do bilhete e depois de ter realizado buscas no recinto, concluiu que se trataria de uma brincadeira de mau gosto.

De acordo com o jornal i, também o SIS e a PSP passaram o fim de semana em alerta depois de terem apanhado conversas entre supostos agentes de uma célula marroquina que esteve também sob vigilância durante a visita do Papa a Fátima, no ano passado.

Segundo o jornal, as conversas intercetadas pelos serviços secretos falavam numa bomba que seria deixada no recinto. As autoridades ainda não conseguiram descobrir se tudo não passou de um teste da célula marroquina – por forma a testar a capacidade das polícias portuguesas – ou se a ameaça era mesmo real.

As instalações de Serralves foram inspecionadas pelas brigadas de minas e armadilhas e a operação foi dada como concluída este domingo de manhã. Apesar do alarme, a Fundação Serralves este a funcionar sem problemas, tendo até recebido a visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no sábado.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Assistente que não validou golo de Portugal na Sérvia afastado do Euro 2020

O holandês Mario Diks, o árbitro assistente que não validou o golo de Cristiano Ronaldo nos instantes finais do Sérvia-Portugal, na qualificação para o Mundial 2022 de futebol, confirmou nesta terça-feira que vai falhar o …

Rússia está a criar a primeira unidade militar com tanques robôs

A agência de notícias estatal TASS avança que o Exército russo está a montar a sua primeira unidade militar armada com tanques robôs. O Exército russo está a desenvolver a sua primeira unidade militar armada com …

PSD propõe solução ao Governo para reduzir injeção no Novo Banco

O PSD defende que o Governo tem um argumento jurídico que pode usar para limitar os pagamentos do Fundo de Resolução ao Novo Banco este ano. Em causa está um artigo do Código Civil que …

Quarentena de 21 dias, testes e fecho de casinos levam Macau a erradicar covid-19

Macau, um dos primeiros territórios a identificar o novo coronavírus, é agora um dos locais livres de covid-19, estando há cerca de 380 dias sem qualquer registo de infeção local, segundo os dados oficiais. O …

Costa preocupado com desconfinamento. Concelhos de risco dão dores de cabeça

Com a terceira fase de desconfinamento aí à porta, o Governo ainda tem dúvidas sobre o que fazer, mantendo algumas pontas soltas. A maior preocupação incide nos conselhos onde há mais casos. Durante a reunião do …

Para prevenir acidentes, China inaugura o primeiro semáforo para camelos do mundo

Autoridades do norte da China inauguraram este domingo o que dizem ser o primeiro sinal de trânsito para camelos do mundo perto da cidade de Dunhuang, província de Gansu. O semáforo para camelos entrou em operação …

PRR terá mecanismo de fiscalização no Parlamento. PSD quer bazuca durante a presidência portuguesa da UE

O ministro do Planeamento, Nelson Souza recebeu nesta terça-feira, os partidos com assento parlamentar e as deputadas não inscritas para conversas bilaterais sobre o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Trata-se da chamada "bazuca" que virá …

Ministro da Saúde austríaco demite-se por falta de apoio na gestão da pandemia

O ministro da Saúde de Áustria, Rudolf Anschober, anunciou esta terça-feira a sua demissão, devido à falta de apoio na gestão da crise pandémica, cessando funções na próxima segunda-feira. "A situação é dramática nos serviços de …

OMS quer suspender venda de mamíferos selvagens vivos em mercados de alimentos

A Organização Mundial de Saúde defende a suspensão da venda de mamíferos selvagens vivos nos mercados de alimentos para evitar a propagação de doenças, avança a AFP. "Os animais, especialmente os selvagens, são a fonte de …

“Frescura, juventude e capacidade“. Coligação improvável em Penafiel junta PS e partido de Tino de Rans

O PS e o partido RIR, liderado pelo ex-candidato presidencial Vitorino Silva, formaram a coligação Penafiel Unido, que vai concorrer às autárquicas em Penafiel, distrito do Porto, com Paulo Araújo Correia como cabeça de lista, …