Serviços secretos intercetam conversa com ameaça de bomba em Serralves

Marcelo Rebelo Sousa durante a visita à 15ª edição do “Serralves em Festa!”, na Fundação de Serralves

No último fim de semana, um potencial ataque durante o evento “Serralves em Festa” esteve a ser investigado pelas autoridades. Está por determinar a veracidade das ameaças.

Um alerta de atentado em Serralves causou uma verdadeira dor de cabeça às forças de segurança. A notícia é avançada pelo Correio da Manhã, segundo o qual o alvo seria o evento “Serralves em Festa”, que decorreu no último fim de semana na cidade.

A suspeita tinha como base um bilhete anónimo escrito em árabe, atribuído ao Estado Islâmico, que acabou por se revelar um falso alarme. A nota que terá chegado às autoridades dava conta de atentados à bomba que seriam executados no sábado.

A Unidade Nacional de Contraterrorismo da Polícia Judiciária (PJ) esteve a investigar o potencial ataque terrorista e, após investigar a veracidade do bilhete e depois de ter realizado buscas no recinto, concluiu que se trataria de uma brincadeira de mau gosto.

De acordo com o jornal i, também o SIS e a PSP passaram o fim de semana em alerta depois de terem apanhado conversas entre supostos agentes de uma célula marroquina que esteve também sob vigilância durante a visita do Papa a Fátima, no ano passado.

Segundo o jornal, as conversas intercetadas pelos serviços secretos falavam numa bomba que seria deixada no recinto. As autoridades ainda não conseguiram descobrir se tudo não passou de um teste da célula marroquina – por forma a testar a capacidade das polícias portuguesas – ou se a ameaça era mesmo real.

As instalações de Serralves foram inspecionadas pelas brigadas de minas e armadilhas e a operação foi dada como concluída este domingo de manhã. Apesar do alarme, a Fundação Serralves este a funcionar sem problemas, tendo até recebido a visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no sábado.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

OE2022: Governo negocia englobamento obrigatório de rendimentos no IRS

O englobamento obrigatório de rendimentos no IRS é uma medida que está incluída no programa do Governo e é um dos temas de grande interesse no núcleo comunista. O assunto está a ser negociado no …

Falcao marcou mas o protagonista foi o árbitro: "Já nem sei quem viu amarelo"

Falhas na comunicação com os outros árbitros e confusão numa suposta expulsão, após 13 cartões amarelos: um jogo que Cordero Vega não vai esquecer. Radamel Falcao estreou-se neste sábado pelo Rayo Vallecano e já terá reunido …

Descoberta de ossos com mais de 120 mil anos pode revelar a primeira evidência de uma fábrica de roupa

Uma equipa de arqueólogos encontrou aquela que pode ser a primeira evidência de uma fábrica de roupa. A descoberta foi feita numa caverna em Marrocos e foi datada de há cerca de 120 mil anos. Emily …

Câmaras de videovigilância nas ruas portuguesas disparam em oito anos

Desde que foram autorizadas pela primeira vez em território nacional, os sistemas de videovigilância com recurso a câmaras nos espaços públicos tem sido cada vez mais requisitado pelas forças de segurança. Em 2009 foi autorizada pelo …

João Félix: o "louco" e o "calvário"

Avançado do Atlético de Madrid só esteve em campo durante 18 minutos, contra o Atlético Bilbau. Simeone defendeu o português. João Félix foi o nome mais comentado após o empate entre Atlético de Madrid e Atlético …

PCP quer limite de quatro dias por semana em teletrabalho

O projeto do PCP propõe limitar o teletrabalho a quatro dias por semana e que as empresas paguem o acréscimo das contas da luz, água, internet e telefone. O PCP quer limitar o regime de teletrabalho …

"The Crown" domina Emmys e "The Handmaid's Tale" é a derrotada da noite

A série da Netflix “The Crown” foi a grande vencedora da 73.ª edição dos Prémios Emmy, levando pela primeira vez a estatueta de Melhor Série Dramática e dominando por completo a categoria na maior noite …

Vacina contra a covid-19 em spray nasal tem vários benefícios - e pode estar para breve

Atualmente, receber uma vacina contra a contra a covid-19 é sinónimo de levar uma injeção no braço. Contudo, esta realidade pode mudar, já que um novo estudo garante a eficácia de vacinas administradas de forma …

Messi substituído e surpreendido

Jogo contra o Lyon não estava a correr bem para o PSG e o treinador Mauricio Pochettino decidiu colocar Lionel Messi no banco de suplentes. O Paris Saint-Germain "sobreviveu" neste domingo - mas já sem Lionel …

“Este senhor é primeiro-ministro? Não, mas vai ser“. Em tempo de autárquicas, Pedro Nuno faz campanha dupla

Pedro Nuno Santos tem aproveitado a campanha autárquica para prosseguir a sua campanha interna. Um dia será sucessor de António Costa e a ocasião é perfeita para ganhar simpatizantes dentro do próprio partido. Entre sexta e …