/

Falcon 10 X: o jato executivo com a maior cabine do mundo

Na semana passada, a Dassault Aviation anunciou mais um elemento da família Falcon, que tem a ambiciosa meta de ser a nova referência no mercado de aviação executiva.

O Falcon 10X está agora entre os jatos com maior alcance do mercado. A bordo deste avião será possível fazer uma viagem de Londres para qualquer ponto do globo – exceto para a Austrália – sem que sejam necessárias escalas.

Com 2,03 metros de altura e 2,77 de largura, a cabine do Falcon 10x não só é a maior entre os jatos executivos, como chega a ser maior que a de alguns jatos regionais, escreve o New Atlas.

Segundo a empresa, o novo modelo terá a maior e mais confortável cabine do mercado e irá oferecer mais modularidade do que qualquer outra aeronave de sua categoria, com a possibilidade de várias configurações no espaço interno.

A cabine permite ainda a configuração de até quatro ambientes do mesmo tamanho, de acordo com a preferência do proprietário, sendo que estes podem ser personalizados.

Na cabine de comando todo o sistema é controlado por ecrãs touchscreen, inclusive o Sistema de Controle de Voo Digital, que monitoriza automaticamente a potência dos motores, e o sistema FalconEye, que permite à aeronave operar mesmo com baixa ou nenhuma visibilidade.

“Otimizamos todos os aspetos da aeronave com o passageiro em mente e estabelecemos um novo nível de capacidade para aeronaves de ultra-longo alcance”, explicou o CEO da Dassault, Eric Trappier, informando ainda que o novo jato deve entrar em ação no final de 2025.

“Será com certeza o melhor jato executivo disponível na categoria de ultra-longo alcance e assim irá permanecer por muito tempo”, referiu.

Ana Isabel Moura, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.