Falcon 10 X: o jato executivo com a maior cabine do mundo

Na semana passada, a Dassault Aviation anunciou mais um elemento da família Falcon, que tem a ambiciosa meta de ser a nova referência no mercado de aviação executiva.

O Falcon 10X está agora entre os jatos com maior alcance do mercado. A bordo deste avião será possível fazer uma viagem de Londres para qualquer ponto do globo – exceto para a Austrália – sem que sejam necessárias escalas.

Com 2,03 metros de altura e 2,77 de largura, a cabine do Falcon 10x não só é a maior entre os jatos executivos, como chega a ser maior que a de alguns jatos regionais, escreve o New Atlas.

Segundo a empresa, o novo modelo terá a maior e mais confortável cabine do mercado e irá oferecer mais modularidade do que qualquer outra aeronave de sua categoria, com a possibilidade de várias configurações no espaço interno.

A cabine permite ainda a configuração de até quatro ambientes do mesmo tamanho, de acordo com a preferência do proprietário, sendo que estes podem ser personalizados.

Na cabine de comando todo o sistema é controlado por ecrãs touchscreen, inclusive o Sistema de Controle de Voo Digital, que monitoriza automaticamente a potência dos motores, e o sistema FalconEye, que permite à aeronave operar mesmo com baixa ou nenhuma visibilidade.

“Otimizamos todos os aspetos da aeronave com o passageiro em mente e estabelecemos um novo nível de capacidade para aeronaves de ultra-longo alcance”, explicou o CEO da Dassault, Eric Trappier, informando ainda que o novo jato deve entrar em ação no final de 2025.

“Será com certeza o melhor jato executivo disponível na categoria de ultra-longo alcance e assim irá permanecer por muito tempo”, referiu.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Lisboa sobe mais de 20 lugares no ranking. É a 83.ª cidade mais cara do mundo

Lisboa é a 83.ª cidade mais cara do mundo em termos de custo de vida, subindo 23 posições no ranking em relação ao ano passado, num estudo da Mercer divulgado esta terça-feira, que é liderado …

Governo espanhol aprova indultos a nove líderes independentistas catalães na prisão

O governo espanhol aprovou esta terça-feira a concessão de indultos a nove líderes independentistas catalães a cumprir penas de prisão pelo seu envolvimento na tentativa de autodeterminação daquela região espanhola em 2017, anunciou o primeiro-ministro …

Direitos humanos. Confronto entre China e Canadá na ONU

O Canadá denunciou esta terça-feira na ONU, em nome de cerca de 40 países, a situação dos direitos humanos na província chinesa de Xinjiang e em Hong Kong, pedindo a Pequim uma investigação às violações …

Ministra da Saúde afasta limitação de visitas. Mas Associação de lares defende regresso da proibição

A ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou esta terça-feira que não há necessidade de voltar a limitar as visitas a lares de idosos, advogando que as pessoas vacinadas contagiadas com o novo coronavírus desenvolvem “uma …

Tripulantes da TAP queixam-se de "extrema violência psicológica" e escrevem carta ao ministro

Um grupo de tripulantes de cabine da TAP escreveu uma carta a Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, na qual dizem temer que o processo de despedimento coletivo avance em julho e que já saíram …

Marcelo considera que legislativas de 2023 devem servir para julgar uso dos fundos europeus

O Presidente da República defendeu esta terça-feira que Portugal tem de dar "o salto" com os fundos europeus e considerou que as eleições legislativas de 2023 devem servir para os portugueses julgarem a sua utilização. "Cabe …

Portugal regista mais 1.020 casos e seis mortes. Internamentos continuam a aumentar

Portugal registou esta terça-feira 1.020 novos casos de infeção por covid-19 e mais seis mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

"Toma a vacina ou ponho-te na prisão". Presidente das Filipinas ameaça prender quem recusar ser imunizado

O Presidente das Filipinas ameaçou prender quem se recusar a tomar a vacina contra a covid-19, numa altura em que o país combate o pior surto da doença desde o início da pandemia. "Se não se …

Preços das casas continuam a subir. Centeno alerta para riscos de bolha imobiliária

Os preços das casas voltaram a registar um aumento em relação ao mês passado e não subiam tanto há mais de dois anos. Uma situação que leva o Banco de Portugal a alertar para os …

Itália segue os passos de França e Espanha e abandona o uso de máscara na rua

A Itália vai suspender a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre a partir do próximo dia 28 de junho, revelou o governo na segunda-feira. Depois de ter sido considerado o epicentro da pandemia, Itália …